Porque devo contratar mulheres para minha empresa?

Porque devo contratar mulheres para minha empresa?

Contratar mulheres para trabalhar na sua empresa não é apenas uma questão de promover igualdade de oportunidades entre os gêneros, pois elas conquistaram o seu espaço e têm muito a oferecer para as organizações. Uma série de pesquisa tem mostrado que o papel da mulher no mercado de trabalho está ligado a melhores resultados financeiros corporativos e maior produtividade. Continue acompanhando o artigo e veja 6 motivos para contratar mulheres.
 

A Mulher no Mercado de Trabalho: 6 Benefícios Para a Empresa

 
A busca pela igualdade faz todo o sentido, já que competência não é uma questão de gênero. Porém, existem algumas características comuns às mulheres que podem trazer alguns diferenciais para o seu negócio. Vale dizer que não há como generalizar todas as mulheres, mas irei citar características que são comuns à maioria delas.
 

1 – Mais Empatia Com Clientes e Colaboradores

 
As mulheres tendem a ter mais empatia com os seus colegas de trabalho, além de uma mente mais aberta, o que facilita o entrosamento entre os membros da equipe. Por isso, são ótimas líderes, pois conseguem ser compreensivas, mas sem perder a firmeza que é necessária para uma liderança eficaz. O fato de elas terem maior facilidade de se colocar no lugar do outro promove um melhor relacionamento interpessoal entre os colaboradores.
 
Em relação aos clientes, elas têm uma incrível capacidade de entender o que eles querem, e como eles se sentem quando utilizam o produto ou serviço fornecido pela empresa. Isso faz com que as mulheres sejam fantásticas na realização de entrevistas com consumidores, colhendo informações que são extremamente importantes para o sucesso do negócio.
 

2 – Maior Atenção aos Detalhes

 
Os homens costumam ser mais práticos, enquanto as mulheres valorizam mais os detalhes. Em uma empresa, ter pessoas que se atentam mais aos aspectos que poderiam passar batidos é muito positivo. A maioria dos empreendedores e empresários tendem a ser grandes visionários, com objetivos elevados. Ter alguém que seja mais abrangente e preste atenção às pequenas coisas pode trazer muitos benefícios que farão toda a diferença para alcançar esses objetivos.
 

3 – Equipe Diversificada é Equipe Mais Produtiva

 
Uma equipe formada por pessoas diferentes, com homens e mulheres, tende a ser muito mais produtiva. É como se cada um fosse a peça de um quebra-cabeça, que são diferentes, mas se encaixam, formando a figura. Ao apostar na diversidade no seu quadro de funcionários você terá pessoas com características e habilidades diferentes que irão se complementar.
 
Como disse no item anterior, as mulheres tendem a ser mais detalhistas, enquanto os homens são mais práticos. Então, um irá complementar o outro, já que se atentar aos detalhes é tão importante quanto ser objetivo. Quanto mais heterogênea for a sua equipe de colaboradores, mais conhecimento e experiência ela terá e isso certamente irá refletir nos resultados.
 

4 – Aumento do Desempenho Operacional e Financeiro

 
Outro fator que destaca a mulher no mercado de trabalho é que elas tendem a gerar maiores receitas com um terço menos de capital do que os homens. Isso se deve, principalmente, ao fato de serem mais detalhistas e cuidadosas. Elas são ótimas para planejar e colocar em prática projetos de corte de custo, por exemplo, que é a opção mais barata e eficiente para aumentar o faturamento.
 

5 – Maior Retenção de Talentos

 
Mais do que apenas um bom salário, os profissionais também desejam trabalhar em uma organização que os valorize e que tenha um ambiente agradável. Quando se tem uma mulher liderando a equipe é mais fácil conseguir promover o bem-estar dos funcionários, pois, como disse no início, elas conseguem se colocar no lugar do outro e ouvir o que eles têm a dizer. A compreensão e empatia são características bastante importantes para um bom líder e fazem toda a diferença no sucesso da equipe.
 

6 – Multitarefas

 
As mulheres são capazes de realizar diversas tarefas de uma vez só e isso as torna mais produtivas. Obviamente, não estou sugerindo que sobrecarregue as suas funcionárias, mas não há como negar que elas têm essa facilidade e que não compromete na qualidade do que estão fazendo. Esta pró-atividade certamente trará ótimos resultados para a sua empresa e, ainda, servirá como um ótimo exemplo para os outros colaboradores.
 
Contratar mulheres para trabalhar no seu negócio não é apenas uma questão de justiça e igualdade entre os gêneros, mas também sinal de inteligência, pois elas têm muito a oferecer. Tudo o que eu disse neste artigo tem como base a minha experiência como empresário e empreendedor que contrata muitas mulheres e sabe a sua importância para a empresa. No IBC contamos com mais de 150 colaboradoras que se dedicam e geram muitos resultados, elas realmente fazem a diferença.
 
Você conta com mulheres no seu quadro de funcionários? Conte-me sua experiência nos comentários!