Você sabe o que é remuneração variável?

Você sabe o que é remuneração variável?

Já falei aqui no blog como o empreendedor pode trazer os colaboradores cada vez mais para o seu lado, seja através de gratificações, boa comunicação ou até promoções. Por isso, agora quero falar sobre uma outra forma de transformar seu funcionário em seu parceiro de sucesso. Já ouviu falar sobre remuneração variável? Sabe as vantagens e desvantagens que ela traz? Te conto tudo aqui!

O que é remuneração variável?

 
Também conhecida através da sigla RV, a remuneração variável é todo o tipo de recompensa que o colaborador recebe além do seu salário fixo. Essa é uma estratégia bastante utilizada nas organizações que querem mostrar ao funcionário o quão importante ele é para a empresa e mostrar o quanto vale muito a pena fazer parte dessa equipe.

Esse salário extra pode ser uma bonificação pelo esforço do colaborador em si ou então, para um setor inteiro que trabalhou junto em um objetivo. Através de indicadores de desempenho, é possível avaliar como a sua empresa pode incluir esses valores a mais na remuneração mensal de seus funcionários.

Quais são os principais indicadores de desempenho?

 
Muitas vezes esse valor a ser ganho se condiciona por diferentes indicadores que demonstrem o trabalho realizado. Podem ser eles, por exemplo:

  • Meta alcançada nas vendas;
  • Maior número de produção alcançado;
  • Quantidade de elogios ganhos no mês;
  • Menor número de faltas em tal período;
  • Lucros da empresa;
  • Maior número de pessoas que participaram de um treinamento;

Cada empreendedor por criar suas mais variadas metas dentro do seu negócio e, a partir disso, trabalhar em cima do incentivo para com os funcionários em busca da realização das mesmas.

Que tipos de remunerações podem ser aplicadas?

 
Buscando sempre elevar a motivação e o engajamento do colaborador e a sua garra ao trabalhar com o seu negócio, os tipos de remuneração variável também dependem muito da proposta que for feita a ele. Podem ser comissões sobre vendas realizadas, prêmios e reconhecimentos por projetos executados, incentivos e patrocínios em cursos e treinamentos externos, participação nos resultados anuais (PPLR) ou também remuneração por competência ou habilidade adquirida. Criando essa estratégia variável dentro da empresa, é possível transformar o custo fixo que o seu profissional já tem em outras diferentes bonificações extras que terão muito mais impacto no momento de reconhecer o trabalho desse colaborador.

E que vantagens meu negócio terá se eu implementar esse tipo de bônus?

 
As vantagens são muitas, principalmente se você propor pagamentos e gratificações por performance, ou seja, pelo alto desempenho em determinada demanda. Esse tipo de reconhecimento prestado ao colaborador, que realiza com maestria um projeto da empresa, ajuda muito no incentivo desse profissional, fazendo com que se sinta importante, valorizado e pertencente ao time. Além de melhorar o espírito de grupo da equipe que realiza junto uma meta, é possível também reforçar os valores da empresa em busca integração, da empatia e da busca pelo sucesso, todos juntos.

Mas a principal vantagem da remuneração variável é o estímulo gerado através de exemplos vivos dentro da empresa. Quando um funcionário vê o seu colega sendo reconhecido por seu trabalho, a ideia é de que ele se esforce tanto quanto para também ser valorizado pela organização.

Porém, deve-se sempre se lembrar de deixar claro quais são os critérios para tal tipo de reconhecimento, quais as possibilidades de crescimento do profissional e que a sua organização busca, em primeiro lugar, a qualidade máxima dos seus serviços. Se esses itens não ficarem bem claros, é muito possível que haja descontentamentos e comentários sobre funcionários que foram injustamente favorecidos ou que a qualidade do seu produto caia em função de metas muito arrojadas. Como sempre, uma boa conversa com seus colaboradores ajuda a esclarecer tudo que for necessário quando se fala em remuneração variável.

Empresas pequenas têm muitas vantagens ao implementar essa estratégia já que conseguem organizar melhor seu quadro de funcionários por metas e controlar os indicadores de desempenho de cada um. Outra vantagem muito válida é usar essa estratégia para reconhecer os profissionais que se especializam em áreas complementares a que trabalham. Isso faz com que esses colaboradores se sintam incentivados a estarem sempre atualizados para as atividades que exercem e ainda mostra o quanto à empresa se preocupa com o crescimento de seus funcionários.

Sua empresa consegue implementar o salário variável?

 
Agora que você já entendeu como que funciona o salário variável, já pode observar qual a melhor forma de aderir a esse tipo de estratégia em sua empresa. Lembrando sempre que os colaboradores são uma parte muito importante do seu negócio, por isso quanto mais ao seu lado eles estiverem, mais rápido será o sucesso de todos. Afinal, uma empresa é feita de pessoas que trabalham juntas com os mesmos objetivos, então, todos devem fazer a sua parte. Métodos como esse ajudam a sua organização a crescer mais e a mostrar o quão importante é cada uma das partes que trabalham nessa engrenagem que é o empreendedorismo.