Vale a pena incentivar o desenvolvimento profissional dos colaboradores?

Vale a pena incentivar o desenvolvimento profissional dos colaboradores?

O artigo de hoje começa com um questionamento e já me adianto em responder que sim, uma empresa deve incentivar o desenvolvimento profissional de seus funcionários. Para que um negócio alcance o sucesso é importante que todos os envolvidos sejam incluídos no processo. O resultado de oferecer incentivos para o crescimento dos colaboradores é uma equipe muito mais motivada e engajada.
 

Desenvolvimento Profissional: A Importância de Falar Sobre o Tema

 
Quando uma empresa suscita o pensamento de seus funcionários a respeito de desenvolvimento profissional, ela faz com que eles se lembrem que são os principais responsáveis por seu próprio sucesso. Isso traz benefícios tanto para empregados quanto empregadores, já que os profissionais serão motivados a melhorar cada vez mais e os gestores terão funcionários mais produtivos e empenhados.
 
Tratar sobre carreira profissional com os funcionários é importante porque, com a correria do dia-a-dia, muitos acabam entrando em uma espécie de piloto automático. Essas pessoas começam a trabalhar sem fazer planos, apenas cumprindo o que lhes é passado, sem aquela vontade de conquistar sempre mais. Este comodismo acaba adormecendo o potencial de profissionais que poderiam fazer uma grande diferença para a empresa e para a sociedade de uma forma geral.
 

Como Promover a Discussão Sobre Carreira

 
No cotidiano de uma organização, supervisores e subordinados costumam sempre conversar sobre o trabalho em geral, o que inclui entrega de relatórios, reuniões, etc. Raramente um funcionário tem a oportunidade de falar a respeito de como está se sentindo, se está satisfeito com sua vida e carreira, o que espera da empresa, etc.
 
O simples fato de o chefe perguntar ao seu subordinado sobre como ele está, irá abrir caminho para uma relação muito mais valiosa e que irá promover uma melhor integração entre funcionários e líderes. Muitas vezes, tudo o que uma pessoa precisa é de alguém para motivá-la a crescer, fazer um curso, tentar uma promoção. Os líderes que mantêm uma boa comunicação com seus liderados conseguem extrair o que de melhor cada um tem a oferecer.
 
Alguns pontos interessantes de tratar com os funcionários incluem:
 
• Quais são os seus objetivos em relação à sua carreira?
 
• Você sabe quais são os pontos que deve desenvolver para realizar suas atividades atuais de uma forma melhor?
 
• Em relação aos seus objetivos para o futuro, sabe quais são as capacidades que deverá adquirir?
 
• Quais são as ferramentas que podem te ajudar a adquirir essas habilidades?
 
Ao responder cada uma dessas perguntas, seus colaboradores irão refletir sobre os seus planos para ter uma carreira de sucesso e quem ainda não tiver pensado no assunto será provocado a começar a pensar. Incentive-os a escrever as respostas para que elas fiquem registradas e sejam o pontapé inicial para que comecem a agir em busca da realização de seus sonhos profissionais.
 

Benefícios do Diálogo Com os Funcionários

 
Há algumas décadas, a comunicação dentro de uma empresa funcionava de forma vertical e descendente, a informação partia da diretoria e descia até os subordinados. Os funcionários não eram ouvidos e deveriam apenas cumprir ordens. Felizmente, hoje isso mudou e a comunicação passou a ser algo mais livre, em que todos têm liberdade para se expressar.
 
Os gestores que ouvem seus colaboradores e valorizam o que eles têm a dizer conseguem manter um clima mais amigável na empresa. O resultado é um pessoal muito mais motivado e empenhado a oferecer todo o seu potencial e talento em prol do crescimento do negócio.
 

Formas de Incentivar o Desenvolvimento dos Funcionários

 
Existem atitudes que podem fazer com que os funcionários passem a pensar mais em seu desenvolvimento profissional e busquem formas de colocá-lo em prática. Veja quais são elas:
 
Manter o Diálogo: Certifique-se de que os supervisores sempre conversem com seus funcionários para saber como eles estão se sentindo profissionalmente. Procure saber o que estão achando do trabalho, se estão se sentindo desafiados e motivados.
 
Reconhecer as Realizações: O reconhecimento e o combustível que todo profissional precisa para se esforçar sempre mais para chegar cada vez mais longe. Fazer com que os colaboradores se sintam valorizados é uma das chaves para incentivar seu desenvolvimento.
 
Oferecer a Possibilidade de Crescimento: Ser promovido é o objetivo da grande maioria dos profissionais e é para isso que eles se esforçam todos os dias para dar o seu melhor. Então, ofereça possibilidades de crescimento e verá quantos talentos escondidos você tem em seu quadro de funcionários.
 
Realize Treinamentos: Os programas de treinamento são ótimos para desenvolver e aperfeiçoar determinadas habilidades. Investir no crescimento de seus funcionários irá trazer retornos bastante satisfatórios para a sua empresa.
 
Programa de Coaching: Os programas de coaching são ótimos para promover o autoconhecimento e acelerar os resultados. Os benefícios incluem: melhora da autoestima do colaborador, motivação, fortalecimento do poder de decisão, redução do estresse, desenvolvimento de habilidades, etc.
 
Nunca deixe de incentivar os seus funcionários a pensar sobre carreira e desenvolvimento. As empresas que valorizam o seu capital humano conseguem resultados muito melhores do que aquelas que não o fazem.
Você incentiva o desenvolvimento de seus colaboradores? Compartilhe sua opinião comigo nos comentários.