Comportamento do consumidor: o que influencia a compra

No mundo globalizando onde tudo está conectado e a informação chega em questão de segundos, a sociedade está sujeita a esse fluxo de rapidez, estando também em constante mudança e adaptação. Essas mudanças podem ser de cunho social, econômico, político ou tecnológico. O fato é que, em reflexo disso, o comportamento do consumidor altera frequentemente, pois seus gostos e referenciais estão mudando a todo instante, além das características específicas de cada clientela.

Por conta de todo esse contexto, é superimportante o empreendedor estar atento ao comportamento do cliente, suas preferências e também entender quais fatores influenciam a compra.

Entenda tudo sobre o comportamento do consumidor

Existem diversos tipos de clientes e é importante estar disposto a identificá-los, para assim, melhor atendê-los.

Tipos de clientes

  • Cliente decidido: Já pesquisou preços e concorrentes, geralmente já chega pronto pra fechar negócio, pois quer e tem conhecimento do produto/serviço.
  • Cliente indeciso: Compara diversas opções e condições oferecidas. Está buscando informações que o façam decidir pela compra.
  • Cliente confuso: Pouco decidido no que procura, mostrando dificuldade para escolher dentre as muitas opções.
  • Cliente apressado: Consulta muitas vezes o relógio por estar agitado e impaciente.
  • Cliente sem pressa: Não compra por impulso, pensando bastante antes de decidir. Geralmente são pessoas metódicas.
  • Cliente comunicativo: Geralmente não adquire nenhum produto. Por ser muito comunicativo, busca principalmente estabelecer algum tipo de comunicação.
  • Cliente não comunicativo: Está focado na compra e não quer saber muito de conversa.
  • Cliente atento: Presta muita atenção em tudo o que o atendente diz e faz muitas perguntas.
  • Cliente desatento: Dificilmente tem sua atenção retida por estar pensando em algum problema ou por estar acompanhado de alguma criança, por exemplo.

Fatores externos que influenciam

Pessoal

A vida é feita de diferentes ciclos e em cada ciclo as pessoas possuem gostos e/ou necessidades diferentes. São as opiniões e comportamentos diferentes de cada um que estão presentes em cada estágio de vivência. Ter conhecimento sobre as características do seu consumidor, tais como a idade, estado civil e identificar em qual estágio ele está, é essencial para um melhor atendimento que resulte na compra.

Cultural

Gosto musical, religião, alimentação e tantos outros itens formam a cultura de uma sociedade. A região geográfica e política, além das transformações culturais, podem interferir nas vendas, para mais ou para menos. Por isso é importante o empreendedor estar atento para entender as diversas culturas existentes em uma sociedade para saber a melhor maneira de divulgar seu produto/serviço.

Social

Grupos de família, amigos, colegas/profissionais e outros ambientes são referências para as pessoas. Dessa maneira, as pessoas agem de acordo com o grupo em que estão inseridas para seguir os “padrões”, ou seja, agem como todos para fazer parte da comunidade. Tudo isso mostra que é necessário avaliar o público-alvo, identificando seus gostos e valores, buscando compreender as necessidades do determinado grupo social look these up.

Através do acompanhamento e análise do comportamento dos consumidores, é possível descobrir quais ações não estão tendo resultado e especialmente encontrar caminhos para novas estratégias e campanhas de venda. Observar quais fatores influenciam o consumidor e as suas variáveis, torna a situação palpável de atrair e fidelizar clientes. Agora que você já conhece alguns dos tipos de clientes que pode encontrar e os meios que influenciam, não se esqueça de pesquisar e estudar a sua clientela para que dessa forma você possa criar estratégias para potencializar a sua empresa.

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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