O que fazer para alcançar o sucesso em sua vida?

O que fazer para alcançar o sucesso em sua vida?

Quando decidimos nos tornar empreendedores, abrir o nosso próprio negócio, dar oportunidades de emprego e crescimento a outros profissionais, não decidimos apenas ter a nossa própria empresa, ou atender algum tipo de capricho. Trata-se de algo maior que isso, da realização de um sonho, daquilo que nos move e nos motiva diariamente a empenhar toda a nossa energia para fazer as coisas darem certo. Isso tem a ver com sucesso profissional e pessoal, uma busca de todos os seres humanos, e que não é nada fácil de ser encontrada, já que é preciso também passar por diversos sacrifícios e adversidades para chegar onde desejamos e para construir nossa trajetória empreendedora.
 
Apesar de não ser nada fácil, esta caminhada é bastante prazerosa, pois, no final do dia, quando nos deitamos e colocamos a cabeça no travesseiro, experimentamos a sensação de estar verdadeiramente no caminho certo e de que nossa missão é realizada diariamente. Isso é, para nós, o real significado de felicidade, e que pode ser vivida por todos aqueles de ousarem fazer as suas metas, sonhos e objetivos saírem do papel e tornarem-se reais em suas jornadas.
 
É por isso que hoje, eu vou compartilhar dicas importantes para que você também experimente estas sensações em sua vida e tenha sucesso, pessoal e profissionalmente. Confira e depois me conte o que achou nos comentários. Aproveite!
 

Antes de começar…

 
Antes de começar a expor as dicas que considero importantes para que sejamos bem-sucedidos na vida pessoal e na vida profissional, acredito que seja necessário fazer um esclarecimento essencial, pois se trata de algo bastante relativo, ou seja, o conceito de sucesso para mim pode ser um e para você pode ser outro completamente diferente. Eu me sinto plenamente satisfeito quando estou ajudando outros empreendedores a tornarem suas empresas prósperas, transmitindo todo o conhecimento que adquiri, até então, enquanto empreendedor em uma das maiores empresas de Coaching do país.
 
No entanto, você pode se sentir mais realizado quando adquire algum bem, fruto de todo o esforço empregado durante a sua vida profissional. Isso não quer dizer que eu estou certo e você errado, ou vice-versa, pelo contrário, o que quero dizer é que o sucesso é relativo, mas existem caminhos que se forem seguidos, tanto por mim, quanto por você, torna a estrada rumo aos bons resultados um pouco mais tranquila e prazerosa, e até mesmo mais rápida.
 

Vamos às dicas!

 
Feitos os devidos esclarecimentos, é chegado o momento de falar sobre as dicas essenciais para você ter sucesso pessoal e profissional.
 

1. É preciso trabalhar duro

 
O grande cantor Zeca Baleiro diz em sua música “Babylon” que “nada vem de graça” nessa vida e é isso que eu quero que você entenda aqui, antes de tudo: se você não se esforçar, não fizer o possível e o impossível para as coisas darem certo, ou se ficar esperando pelos outros para tomar uma atitude resoluta em sua vida; pode ter certeza que o que você espera, que o sucesso que tanto almeja, vai estar bem mais distante do que você imagina.
 
Coloque em prática agora mesmo aquela máxima de “arregaçar as mangas” e trabalhe duro para conseguir alcançar seus objetivos. Do contrário, você vai ser só mais um espectador do sucesso alheio.
 

2. Qual é a sua missão?

 
Você já sabe qual é sua missão? Qual o motivo que lhe faz acordar todos os dias com disposição e trabalhar com afinco para alcançar seus objetivos? E qual é a razão da sua verdadeira felicidade, seja na vida pessoal ou na vida profissional? Já tem ciência das coisas que você faz, e que, se mesmo que não fosse remunerado por isso, faria da mesma forma? Se ainda não sabe, é importante refletir sobre isso.
 
Como eu disse no início do texto, minha missão, aquilo que me deixa plenamente realizado, é transmitir todo o meu conhecimento, em prol da prosperidade do negócio de cada empreendedor que eu tenho a oportunidade de conhecer em meu programa de mentoria para pequenas e médias empresas, o Acelerador Empresarial. Se você lê meus artigos, me acompanha em minhas redes sociais ou assiste a meus vídeos, e sente-se empoderado a transformar a sua história e a história de sua empresa, pode ter certeza que é aí que eu me sinto realizado.
 
Tenha certeza, que a partir do momento que você descobrir as reais motivações que o tornam o ser humano que você é, e que guiam e orientam suas ações, você vai estar cada vez mais próximo da felicidade na vida pessoal e profissional.
 

3. Orgulhe-se de quem você é

 
Nada de ficar se comparado com fulano ou sicrano, que alcançou isso ou aquilo, em não sei quanto tempo, pois isso só vai lhe causar dor e sofrimento desnecessários, sem contar que cada indivíduo tem sua motivação pessoal, que rege suas crenças e ações. Sendo assim, o importante neste processo de busca pelo sucesso é se orgulhar de quem você, de tudo o que já conquistou até aqui e que ainda pode conquistar. Desenvolver esta consciência fará a diferença entre você e as demais pessoas que ainda se deixam levar por comparações desnecessárias.
 

4. A gratidão transforma a nossa vida

 
Além de se orgulhar, é preciso ser grato por todas as conquistas, vitórias e por tudo o que você tem em sua vida. Não fique por aí reclamando que ainda precisa de mais coisas para ser feliz e realizado, pois isso só vai atrasar o seu desenvolvimento e a sua evolução enquanto ser humano e empreendedor. Adote uma postura diferente, ou seja, pratique a gratidão em seu dia a dia e agradeça pelo sucesso que você já tem e também seja grato a todas as pessoas que lhe ajudaram a chegar até o ponto onde você se encontra.
 
Este é um dos segredos da prosperidade.
 

5. Resiliência

 
Entender que tudo acontece em seu devido tempo, não se desesperar diante das adversidades e tentar ao máximo encará-las como um combustível para o seu crescimento, é um dos comportamentos que vão fazer com que você se sinta e seja, de fato, bem-sucedido. Isto é ser e praticar a resiliência ao longo da vida, algo que vai determinar se você será uma pessoa e profissional de sucesso ou não.
 

6. Networking

 
Ao longo de nossa jornada empreendedora, precisamos ter consciência de que não conseguimos ou não conseguiremos obter nenhuma conquista sozinhos. É necessário compreender, que o sucesso pessoal e profissional depende também da rede de relacionamentos que construímos. E se esta rede for de qualidade, a probabilidade de você se tornar uma pessoa bem-sucedida; bem mais rápido, aumenta consideravelmente.
 
Sendo assim, esteja aberto a conhecer novas pessoas e construir relacionamentos frutíferos, pois eles podem levar você e os seus negócios a um patamar que nem mesmo você chegou um dia a imaginar.
 

7. Desenvolva a autocrítica

 
Você deve sim se orgulhar de quem é, bem como de suas ações. Mas isso não quer dizer que não deva fazer uma autoanálise para avaliar o que precisa ser melhorado e o que pode ser mantido em suas atitudes, comportamentos e formas de encarar os desafios da vida. Tomando consciência de tudo isso, você poderá se fortalecer ainda mais e desenvolver da melhor maneira possível os mecanismos internos que precisa para se empoderar, ser uma pessoa e um profissional de sucesso e tornar-se também um ser humano cada vez melhor.
 

8. Não leve tudo tão a sério

 
Se alguém lhe magoou, ou se alguma coisa não saiu conforme o planejado, não se desespere e não leve tudo tão a sério assim, pois sempre há uma saída para resolver cada uma das situações e desafios que surgirem em seu caminho. Se você se deixar cair em desespero, vai acabar perdendo a oportunidade de enxergar o que tem de positivo em cada uma das experiências que acontecem em sua vida e vai demorar ainda mais para resolver os problemas que estão atrapalhando o seu crescimento.
 
Diante disso, todas as vezes que ver que a ansiedade está querendo tomar conta de seus pensamentos, lembre-se de que levar as coisas a sério demais, só vai lhe atrapalhar a ser um empreendedor de sucesso. Aprenda a relaxar e siga em frente!
 

9. Equilíbrio é fundamental

 
Este ponto precisa de total atenção para surtir efeito em sua vida, pois muitas pessoas têm a crença de que, para ser um empreendedor de sucesso, é preciso abdicar quase que completamente da vida pessoal. Isso está longe de ser verdade! Estamos falando de dois polos, que se bem equilibrados, têm um potencial enorme de aumentar ainda mais a sensação de felicidade em seu dia a dia e a eficiência um do outro.
 
Por isso, nada de trabalhar por dias seguidos, sem descansar e dar atenção à sua família, ou a um momento com você mesmo, pois a partir do momento em que você consegue equilibrar o pessoal e o profissional, consegue também desenvolver um diferencial perante as outras pessoas (concorrentes) e, assim, passa a ser ainda mais bem-sucedido.
 

10. Sua felicidade só depende de você

 
Lembre-se sempre destas palavras: só você é quem sabe como ser feliz e ninguém mais. Sendo assim, para que você tenha sucesso, isso depende mais de você mesmo, de seus esforços, de sua dedicação, amor pelo o que faz; foco; perseverança; resiliência; persistência, por exemplo, do que, de fato, de fatos externos.
 
Já disse aqui e repito: nada de ficar esperando que as coisas caiam do céu, pois isso não vai acontecer. Se você não “der a cara a tapa”, não tiver ousadia, proatividade, metas e atitude para tornar reais os seus sonhos, ninguém mais fará isso por você. Então, que tal refletir e se perguntar: “O que eu preciso fazer agora mesmo para alcançar meus objetivos?”. Tenho convicção de que você vai encontrar as respostas que precisa.
 
Realmente não existe uma fórmula para o sucesso ou para a felicidade, ao contrário do que muitos acham por aí. O que existe é trabalho duro e persistência para não desistir diante dos primeiros obstáculos que surgirem força de vontade e dedicação para fazer acontecer.
 
Gostou das dicas? Como você está construindo seu sucesso pessoal e profissional? Comente e deixe sua opinião abaixo. Ah, e aproveite e compartilhe este artigo com seus amigos em suas redes sociais e acesse também o meu canal no Youtube para ter acesso a outras sacadas empreendedoras.