Metas Smart - Definindo metas para sua vida profissional e pessoal

Metas Smart - Definindo metas para sua vida profissional e pessoal

Quando não se sabe onde quer chegar, qualquer lugar será suficiente. Então, se você quer alcançar os seus objetivos, é necessário que se torne o maestro da sua vida e comece a traçar metas para chegar onde deseja. No artigo de hoje falarei sobre o método de construção de metas SMART, que é útil tanto para empresas quanto para pessoas que desejam atingir seus objetivos com maior eficiência.
 

Como o Método de Construção de Metas SMART Funciona?

 
O nome SMART é um acrônimo formado pelas características que as suas metas e objetivos devem possuir. São elas:
 
S – Specif – Específico: O primeiro item mostra que uma meta precisa ser específica. Não dá para apenas dizer que deseja aumentar as vendas, é necessário estipular a porcentagem de crescimento esperada e o prazo para que isso aconteça.
 
M – Measurable – Mensurável: A meta precisa, além de específica, ser mensurável, ou seja, ainda seguindo o exemplo anterior, qual o valor em vendas que a empresa deverá atingir no prazo que foi definido.
 
A – Achievable – Alcançável: Não adianta traçar uma meta que não está dentro da realidade de ser alcançada pela empresa. Elas podem ser ousadas, mas é fundamental que sejam alcançáveis.
 
R – Relevant – Relevante: As metas precisam fazer parte de um plano maior do que a empresa pretende alcançar. Se elas não forem trazer benefícios e nenhum tipo de evolução, é sinal de que não valem a pena.
 
T – Time – Tempo: Além de traçar a meta, é necessário definir em quanto tempo ela deverá ser alcançada. Se esse cuidado não for tomado, há o risco de que se passe um grande tempo deixando-a para depois.
 
Exemplos de metas traçadas de acordo como o método SMART:
 

  • Contratar mais 5 funcionários para a equipe de vendas até o mês de abril de 2018.
  • Aumentar 40% das vendas de produtos entre os públicos A e B até julho de 2018.

 
Ao analisar os exemplos você irá perceber que os dois se encaixam em todos os itens do método SMART, e são específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e têm um prazo para serem realizados. Pode parecer que não, mas o fato de todos esses detalhes serem definidos irá fazer toda a diferença no sucesso de cada empreitada.
 

Quais São as Diferenças Entre Metas e Objetivos?

 
Como o assunto envolve metas e objetivos, acredito que seja interessante explicar a diferença entre as duas coisas. Apesar de muitos utilizarem essas palavras como sinônimos, cada uma representa algo diferente e saber diferenciá-las é importante. Vamos supor que você tenha planos de abrir a sua empresa dentro de um ano, então esse é o seu objetivo. As atitudes que você precisará tomar para realizá-lo é que serão as metas.
 
O primeiro passo para saber como estabelecer metas é entender que elas são ações que deverão ser realizadas para se chegar a um objetivo maior. A informação de que deseja abrir uma empresa é muito vaga, por isso é preciso utilizar o método SMART para construir as metas, e, assim, definir as atitudes que precisará tomar.
 

Por Que é Importante Estabelecer Metas?

 
Atualmente, você tem algum objetivo que deseja alcançar? Se tem, provavelmente já percebeu que precisa definir metas para que consiga realizá-lo, certo? Se ainda não tem, aconselho que comece a pensar em seus sonhos e sem torná-los reais. Uma vida sem objetivos não tem muito sentido e ter uma razão para levantar da cama todos os dias irá te dar um novo gás e muito mais energia.
 
Não posso deixar de falar a respeito daquelas pessoas que possuem objetivos e metas, mas que não tomam uma atitude para realizá-los. Se esse é o seu caso, comece a agir, pois o quanto antes começar, cada vez mais perto da realização estará. Então, não perca mais tempo, seja o maestro da sua vida e tome atitudes que realmente irão agregar e trazer algo de positivo.
 
Uma dica interessante para não desanimar é compartilhar suas metas e objetivos com alguém. Se o seu desejo é abrir uma empresa, encontre um possível parceiro de negócios. O mesmo vale se deseja realizar algo, como uma viagem, perder peso, etc., ter uma pessoa que estará ao seu lado na busca pela realização de um objetivo é altamente motivador.
 

O Que Impulsiona as Suas Metas?

 
Um ponto importante a se tratar é em relação ao real motivo que te leva a ter determinadas metas. Existem aquelas que são desejos genuínos e outras que são movidas por uma pressão da sociedade. Independente se os seus objetivos estiverem relacionados a perder peso, abrir o próprio negócio, comprar a casa própria, etc., é importante que sejam desejos pessoais e não de outras pessoas.
 
As metas e objetivos que valem a pena são aquelas que irão trazer algo de bom para a sua vida, seja para torná-la melhor e mais confortável ou mesmo para proporcionar realização pessoal. Foque naquilo que irá fazer a diferença para você e não para a sociedade, e utilize o método SMART para tornar o processo mais eficaz.