O modo como lidamos com a energia no trabalho define muito sobre nossa produtividade

O modo como lidamos com a energia no trabalho define muito sobre nossa produtividade

Quanto você se preocupa com a gestão da sua energia no trabalho para assegurar um bom rendimento? Boa parte dos profissionais está mais focado em contabilizar as horas e número de atividades descuidando do seu bem-estar. Quando não nos sentimos motivados e com energia para realizar nossos projetos é mais fácil perder a oportunidade de ser criativo e produzir bem menos do que o necessário.

Administrando sua energia no trabalho

Os profissionais que se preocupam com a sua energia no trabalho tendem a ser mais produtivos mantendo o seu foco com mais facilidade em realizar as atividades mais relevantes. No entanto, devo fazer uma ressalva de que ser produtivo não significa necessariamente ser um mero fazedor de coisas, é conseguir realizar projetos bem feitos e sem a necessidade de diversas refações.

Quando encaramos a produtividade sob o viés de realizar projetos e não meramente fazer coisas fica mais fácil entender porque é crucial manter sua reserva de energia elevada. Vou fazer um paralelo com a carga da bateria do celular, quando vamos sair o dia todo e precisamos usar o aparelho diversas vezes é necessário fazer uma gestão do quanto vamos utilizar de bateria a cada vez que formos mexer no aparelho bem como saber administrar as situações em que é melhor economizar a carga.

No final do dia, após ter usado o celular para todas as finalidades desejadas, chega o momento de recarregá-lo na tomada. A gestão da nossa energia para trabalhar segue um caminho bem parecido, devemos saber quando usá-la em maior escala (numa atividade mais importante), quando economizá-la e ter um tempo para recarregá-la.

Como gerir a energia no trabalho com mais assertividade

Ter energia para realizar as suas tarefas é essencial e saber quando se pode atuar no modo de economia de energia também. Pensando nisso vou dar dicas abaixo de como fazer uma gestão eficaz para ter melhores resultados em sua atividade profissional.

– Identifique como seu corpo está reagindo às atividades

Nosso corpo é o primeiro a falar quando algo não está bem em nossa gestão de energia. A sensação de fadiga diante de algumas atividades corriqueiras de trabalho assim como o surgimento de pontos de tensão e dores musculares é um indicativo forte de que está na hora de recarregar a sua bateria. Ter uma atividade que possa ser realizada nos intervalos do trabalho para recuperar a sua concentração é sempre positivo.

– Crise de ansiedade

Outro ponto que pode ser determinante para identificar que a sua energia no trabalho não está como deveria é ter crises de ansiedade. Esse já é um dos males desse século e tem comprometido o rendimento dos profissionais que muitas vezes se veem numa situação em que tem tantas coisas por fazer que acabam não fazendo nenhuma.

– Ânimo para realizar suas atividades

Ninguém consegue se manter contente e motivado para o trabalho o tempo todo, porém, mesmo nos momentos em que não se está exatamente feliz em trabalhar é positivo ter paz de espírito. Pergunte a si mesmo como está o seu ânimo e motivação para fazer o que precisa e trace uma estratégia em que consiga fazer o que precisa sem se sentir esgotado.

Como gerar mais energia no trabalho

Da mesma forma que é importante saber como fazer a gestão da sua energia no trabalho é essencial saber como gerar energia para realizar suas atividades com mais assertividade, confira as dicas que listei a seguir.

– Mantenha-se hidratado

Quando estamos trabalhando várias horas seguidas é normal ficar tão absorvido pelas tarefas que acabamos esquecendo de coisas essenciais como beber água, por exemplo. No entanto, não ter esse cuidado pode fazer com que você comprometa a sua saúde e o seu bem-estar. Tenha um copo ou garrafa na sua mesa (de preferência longe do computador para evitar acidentes) e lembre-se de se hidratar no verão e também no inverno. Sua produção certamente irá aumentar consideravelmente.

– Mexa-se de tempos em tempos

Quem trabalha por longas horas sentado ou em pé sabe que se manter numa dessas condições leva o corpo a uma sensação de incômodo muscular e exaustão. Uma forma de oxigenar o corpo e a mente é mover-se de tempos em tempo fazendo intervalos pontuais no seu trabalho. Pode ser uma caminhada dentro do próprio escritório, um alongamento ou só uma ida até a janela, o importante é mover seu corpo.

– Tenha uma alimentação equilibrada

Os alimentos são o combustível do corpo e da mesma forma que gasolina adulterada prejudica o motor de um carro alimentos que não são saudáveis não te dão a energia para realizar todo o necessário. Estabeleça uma dieta que abranja uma quantidade significativa de grupos alimentares bem como te ajudem a se sentir mais energizado. Pratos coloridos têm mais chances de aumentar a sua energia para trabalhar.

– Tenha um ambiente de trabalho inspirador

O conforto que seu ambiente de trabalho te propicia é crucial para conseguir produzir o seu máximo da melhor maneira possível. Procure ter a sua vista elementos que te ajudem a ter ideias mais criativas de como realizar as suas tarefas cotidianas.

Gostou das dicas de como gerir e gerar energia no trabalho? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!

Créditos da Imagem: Por LanKogal – ID do vetor stock livre de direitos: 483098539