Como não perder o foco no dia a dia?

Como não perder o foco no dia a dia?

Saber como não perder o foco é o segredo para se tornar um profissional mais produtivo e com resultados palpáveis. Muitas pessoas têm dificuldade em se manter concentradas em seus projetos porque quando menos esperam sua mente já está divagando a respeito de compromissos pessoais, pagamento de contas que estão para vencer, mensagens nas redes sociais entre outros temas. É essencial ter cuidados pessoais para se manter focado no que é realmente importante.

Dicas de como não perder o foco

A seguir vou te dar dicas que vão ajudar a manter o foco nas suas atividades e assim não perder mais tempo com procrastinação ou realização de tarefas desnecessárias.

– Evite as redes sociais durante o expediente

Pare e pense, quanto você deixa de produzir em termos de tempo por acessar e responder mensagens das redes sociais durante o dia? Se começar a contabilizar os minutos perdidos nessas atividades se dará conta que poderia ter feito muito mais e em bem menos tempo. Não estou dizendo para não usar as redes sociais apenas para que tenha consciência para não sacrificar o seu tempo produtivo.

Não deixe páginas como Facebook ou WhatsApp Web abertas no seu computador de trabalho e deixe o celular o mais longe quanto possível. Se precisar do celular para trabalhar procure desabilitar os avisos de mensagens das redes sociais. Você pode inclusive usar a verificação das redes sociais como uma recompensa pelo seu desempenho. Ao fechar um ciclo de trabalho você lê e responde seus amigos.

– Comece a meditar

Quando o assunto é manter o corpo em dia todo mundo sabe que é essencial frequentar a academia. No que diz respeito à mente não é diferente, a meditação pode ser uma ótima ferramenta para organizar as suas ideias te manter concentrado naquilo que precisa realizar. Nossa mente pode começar a divagar enquanto estamos trabalhando porque não tem disciplina para se manter focada.

– Tenha o hábito de planejar o seu dia

Já percebeu que tem dias que não rendem simplesmente por que não temos de ideia de por onde começar? Para direcionar o seu foco sugiro que todas as noites pense em quais são as três tarefas mais importantes a serem realizadas no dia seguinte. Ao iniciar o seu dia de trabalho você já sabe quais são as atividades prioritária e pode considerar quais são as atividades secundárias que gostaria de adicionar a sua rotina.

– Aprenda a dizer não

Um dos principais motivos que podem causar a perda de foco é estar trabalhando em algo em que não se acredita e que não se gostaria. Para evitar essa ‘perda’ de tempo é crucial aprender a analisar e saber como dizer não para aquilo que não te interessa verdadeiramente. Cortando o número de atividades que nosso cérebro encara como menores é mais fácil realizar com o máximo de foco aquelas que são realmente importantes.

– Cada tarefa de uma vez

Algumas pessoas acreditam que realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo significa ser mais produtivo, porém, é exatamente o contrário. O fato de ter que mudar de uma atividade para outra faz com que seu cérebro leve um tempo para se adaptar e compreender o que precisa fazer. O ideal para se manter completamente focado no que está fazendo é realizar uma atividade de cada vez.

Ao terminar um projeto você pode dar início ao seguinte, além de não exigir do seu cérebro essa adaptação se cria uma sensação de dever cumprido que dá a motivação necessária para concluir mais tarefas. Quanto mais realizamos mais nos sentimos com energia para fazer.

– Ensaie na sua cabeça a conclusão da tarefa

O cérebro humano costuma desfocar das atividades que considera muito difíceis por ter a sensação de que elas serão extremamente desgastantes. Para que isso não ocorra é essencial treinar sua mente para que não entenda o trabalho que se tem pela frente como impossível de fazer, ensaie na sua cabeça a melhor forma de concretizar o projeto. A visualização do que temos que fazer torna muito mais simples realizar.

– Entenda como você é mais produtivo

Uma das grandes dificuldades de se manter o foco numa atividade é a falta de respeito às necessidades de descanso que seu cérebro possui. Depois de algum tempo concentrado numa tarefa é natural que se cérebro precise de alguns minutos de descanso. Determine de quanto em quanto tempo de trabalho se deve fazer uma pausa de pelo menos cinco minutos. Ás vezes é preciso desfocar para conseguir se manter focado a longo prazo.

– Desenvolva seu foco automático

Para aqueles dias em que você precisa produzir muito e tem pouco tempo é interessante usar a técnica do foco automática, isto é, desenvolver mecanismos para conseguir adotar o ritmo adequado. Você pode configurar alarmes para te lembrar de tarefas importantes, trabalhar com horários determinados para início e término de um projeto entre outros.

Como está o seu foco no seu trabalho? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e aprenda a se manter focado!

Créditos da Imagem: Por fizkes – ID da foto stock livre de direitos: 1017665110