Conheça algumas competências comportamentais que agregarão valor ao seu negócio

Conheça algumas competências comportamentais que agregarão valor ao seu negócio

O sucesso de uma empresa depende de muitos fatores, como organização, a escolha de bons sócios, caso você opte por uma sociedade empresarial, a habilidade de fazer mais coisas economizando o máximo de recursos possível, ter foco, assumir riscos, entre outros elementos. Além disso, é necessário que você, enquanto empreendedor tenha características que também são essenciais para ser bem-sucedido em seus negócios. Ou seja, é preciso que você tenha iniciativa, perseverança, capacidade de planejamento, bem como ser criativo para propor soluções inovadoras para manter a empresa sempre competitiva.
 
Outro fator decisivo, e que vai agregar ainda mais valor ao seu negócio, será a sua capacidade de desenvolver certas habilidades nos profissionais que vão fazer parte do seu quadro de funcionários. Isso porque, hoje em dia, mais do que conhecimento técnico e operacional, uma empresa, para obter bons resultados, precisa de colaboradores que ajudem a organização a crescer, por meio de competências comportamentais, que vão desde liderança até saber trabalhar bem em equipe.
 
São algumas destas competências profissionais que vou abordar ao longo deste artigo, para ajudá-lo a compreender de que formas elas farão com que o seu empreendimento tenha ainda mais valor diante a concorrência e a seus clientes.
 

Primeiro, vamos esclarecer as coisas

 
Antes de mostrar a você as habilidades que vão transformar o seu negócio, trazendo a ele ainda mais benefícios, é necessário explicar a diferença que existe entre competências técnicas e operacionais e competências comportamentais. Vamos a elas:
 

Competências Técnicas e Operacionais

 
Trata-se do tipo de competência adquirida por meio de experiência profissional, de cursos, treinamentos, workshops, palestras, bem como através de leituras diversas, de livros, revistas, artigos na internet e assim por diante. No dia a dia, estas competências vão ajudá-lo a executar as tarefas e as atividades concernentes ao seu cargo e função dentro da empresa.
 

Competências comportamentais

 
Este, é o tipo de competência ligada às características pessoais de um indivíduo, e que fazem toda a diferença na hora de torná-lo um ser humano melhor e um profissional de sucesso. Algumas pessoas já nascem com elas, o que faz com que o caminho para que sejam bem-sucedidas seja um pouco mais “fácil”. Porém, isso não quer dizer que, aqueles que não nasceram com as capacidades comportamentais que o mercado almeja atualmente, não possam desenvolvê-las ao longo do tempo.
 

As competências dos sonhos de todas as empresas

 
Depois de explicado, está na hora de conhecermos a fundo a lista de competências comportamentais que toda empresa deseja ver em seus colaboradores.
 

Criatividade

 
Esta talvez seja uma das competências que mais vão agregar valor aos profissionais que você tem em sua empresa. Isso porque a criatividade faz com que o colaborador traga soluções inovadoras, tanto para resolver problemas, tomar decisões de forma mais rápida, quanto na hora de criar novos produtos ou aprimorar os serviços prestados pela organização.
 
Pessoas criativas, fazem com que todo empreendimento dê voos cada vez mais altos, sem medo de arriscar.
 

Comunicação efetiva

 
A capacidade de se comunicar com eficiência também é essencial para que toda empresa caminhe bem rumo aos seus objetivos, pois, por incrível que parece, mesmo podendo contar com diversas ferramentas, que facilitaram o dia a dia organizacional, como e-mail, bate-papo, intranet, entre outras, este é um dos maiores gargalos encontrados em grande parte das organizações.
 
Quando seus colaboradores conseguem se expressar bem, falando claramente o que desejam, seja por e-mail, por vídeo ou pessoalmente, assim como esforçam-se para compreender e interpretar o que seus interlocutores estão lhes dizendo, a probabilidade de ocorrerem ruídos na comunicação e conflitos entre eles diminui consideravelmente, o que faz com que haja um amadurecimento interno altamente positivo para o crescimento da sua empresa.
 

Capacidade de se adaptar às mudanças

 
No mercado competitivo em que vivemos e diante da crise como a que estamos enfrentando atualmente, é necessário que todos tenham a imensa capacidade de se adaptar às mudanças que nos são impostas por cenários como estes, pois se não trabalharmos com flexibilidade, vamos acabar sofrendo perante os problemas, ao invés de tentar resolvê-los e enxergar as oportunidades que eles nos proporcionam, tanto enquanto indivíduos, quanto empresários e empreendedores.
 

Saber se relacionar

 
Ter relacionamentos interpessoais saudáveis no ambiente empresarial é tão necessário quanto beber água todos os dias. Digo isso, porque passamos grande parte da nossa vida trabalhando para conquistarmos nossos sonhos e objetivos, sendo assim, precisamos nos relacionar bem com as pessoas ao nosso redor, já que, elas são peças fundamentais para obtermos resultados positivos em nossos negócios.
 
Além disso, bons relacionamentos fazem com que o ambiente seja ainda melhor para desenvolver as atividades profissionais, pois se torna um lugar em que todos trabalham com harmonia e respeito mútuo.
 

Resiliência

 
Ser resiliente é ser forte frente às dificuldades e entender que tudo tem um tempo certo para acontecer. É não focar nas adversidades, mas sim encontrar especialmente nas experiências ruins oportunidades de evolução e enxergar o que estas adversidades vão lhe trazer de bom, ou seja, como vão contribuir para o seu crescimento e para que a sua empresa cresça também.
 
É preciso que você seja assim e que desenvolva esta postura em seus colaboradores também, para que um possa ajudar o outro no momento em que surgir um problema ao longo da jornada.
 

Liderança

 
Inspirar, conduzir, liderar pelo exemplo. É isso que as empresas, de praticamente todos os segmentos querem de seus colaboradores e é isso que você deve querer também. Pessoas que sejam guias, que extraiam o melhor de quem está à sua volta, motivando todos a trabalharem em harmonia para alcançarem os resultados almejados, são fundamentais para fazer com que qualquer tipo de organização atinja o sucesso que tanto deseja.
 

Proatividade

 
Assim como liderar, é preciso fazer as coisas acontecerem, sem esperar que os resultados positivos caiam do céu ou que o colega do lado faça o seu trabalho por você. Incentive seus colaboradores a proporem novas ideias, a darem sugestões; abra espaço para que eles façam críticas construtivas e lhes dê liberdade para criar e executar. É dessa maneira que se consegue desenvolver a proatividade entre eles.
 

Saber ouvir

 
Em certo momento, o mestre Dalai Lama disse: “A arte de escutar é como luz que dissipa a escuridão da ignorância”. Quando paramos para ouvir o que o outro tem a nos dizer, passamos a entender melhor o seu universo, bem como nos damos a oportunidade de aprender algo novo todos os dias, adquirindo ainda mais conhecimento e afastando todo tipo de ignorância de nós. Além disso, acolhemos o próximo, pois, muitas vezes, o que o outro que está diante de nós quer é apenas ser ouvido e compreendido, sem julgamentos.
 

Automotivação

 
A capacidade de encontrar motivação para fazer o que precisa ser feito diariamente, sem esmorecer, sem esperar que a empresa aumente o salário, que o trabalho diminua, que o colega ao lado pare de ser “chato”, ou que o ar-condicionado pare de incomodar, é o que as empresas esperam de seus profissionais, pois sabem que pessoas assim preocupam-se em executar, independentemente do cenário em que estejam inseridas, já que sabem que os benefícios no final são maiores do que os obstáculos no caminho.
 

Trabalhar em equipe

 
Lidar com os mais diferentes tipos de pessoas, para realizar um bom trabalho, entendendo que este depende do outro para dar certo, é uma competência comportamental de suma importância para que a sua empresa alcance o sucesso. Como eu disse, todos precisam trabalhar em harmonia para fazer tudo funcionar a contento.
 
Não quero dizer aqui que os colaboradores da sua empresa precisam ser melhores amigos e sair juntos para o happy hour. O que estou dizendo é que um precisa respeitar o outro profissionalmente e fazer o que suas atribuições lhes pedem com excelência. Caso o contrário, se todos se tratarem como inimigos, não há negócio que sobreviva.
 

Empatia

 
Esta é a peça chave para a realização de um bom trabalho em equipe. A habilidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo o que ele sente e o que se passa com ele, seja em casa ou no ambiente empresarial, é uma das competências que não só as empresas estão precisando, mas o mundo como um todo. Isso faz parte do exercício diário que devemos fazer, que é eliminar todo tipo de julgamento de nossas mentes, corações e atitudes.
 

Autoconhecimento

 
Deixei para falar sobre autoconhecimento por último, pois acredito que todas as outras competências que citei anteriormente partem dele. O colaborador que sabe quais são seus pontos positivos, que podem contribuir para o seu próprio crescimento e para o crescimento da empresa em que trabalha, assim como sabe identificar os pontos que precisa melhorar em si, agrega valor a qualquer tipo de organização, isso porque trata-se de um profissional maduro, que sabe o que precisa para vencer e para ajudar as pessoas ao seu redor a vencerem também.
 
Assim como estas habilidades, existem muitas outras que os colaboradores que fazem parte da sua empresa podem desenvolver para ajudá-lo a alcançar o sucesso nos negócios. Para que você possa fazer um mapeamento de competências dos seus profissionais, procure o departamento de Recursos Humanos e veja como vocês podem descobrir quais são os pontos fortes e os pontos de melhorias do seu quadro de funcionários. Tenho certeza que você terá o melhor resultado possível depois disso.
 
Após esta análise minuciosa, você enxerga estas competências nos colaboradores de sua empresa? Acredita que eles podem desenvolvê-las? De que forma você acha que pode ajudá-los? Deixe seus comentários e, se você gostou deste conteúdo, continue me acompanhando, pois todos os dias tem muito mais.