Conheça a Matriz a Eisenhower

Conheça a Matriz a Eisenhower

O método conhecido como Matriz de Eisenhower, criado pelo 34° presidente dos Estados Unidos Dwight Eisenhower, pode ser aplicado a quase todas as rotinas atribuladas, contribuindo para que indivíduos extremamente ocupados consigam realizar todas as tarefas relevantes dentro do prazo estabelecido. Se você vive preso num ciclo de inúmeras atividades sem conseguir concluir boa parte delas, saiba que esse método é a resposta que você estava procurando para ser mais produtivo e menos ocupado.

O Que é Matriz de Eisenhower?

Resumidamente, a Matriz de Eisenhower é um método para tomada de decisões e gerenciamento do tempo. O objetivo é organizar as tarefas que precisam ser realizadas num quadro em que estão consideradas a importância e a urgência de cada uma. Saiba que, em muitos casos, o que é importante não é necessariamente urgente e vice-versa.

Todas as tarefas podem ser categorizadas dentro de um quadro que possui dois eixos (importância e urgência) sendo cada um possui um valor entre 1 e 4. Utilizando esse método se torna possível identificar o que precisa ser feito nesse exato momento, o que deve permanecer na sua lista para mais tarde e o que é apenas distração.

Organizando Seu Quadro Segundo a Matriz de Eisenhower

Agora que você já sabe do que se trata o conceito da Matriz de Eisenhower, chegou o momento de aplica-la de maneira prática em sua rotina.

1 – Tarefas importantes e urgentes

A principal questão para quem está pensando em adotar esse método para organizar a sua vida é compreender quais são as tarefas que realmente merecem o status de importantes e urgentes, isto é, aquelas que devem ser realizadas impreterivelmente primeiro. O critério de definição consiste em observar o que é crítico para a sua carreira profissional ou vida pessoal.

Por exemplo, você recebe um e-mail de um cliente solicitando uma informação relevante para o fechamento de um negócio. Responder essa mensagem é importante e urgente, pois dela depende a conclusão de uma negociação. No âmbito pessoal também existem prioridades nível 1 como adotar um estilo de vida saudável quando se está com sobrepeso e risco de desenvolvimento de alguma doença.

2 – Tarefas importantes, mas que não têm urgência

Uma tarefa importante não é necessariamente urgente, imagine uma pessoa que deseja obter mais um diploma universitário e que se encontra estabelecida no mercado de trabalho. Embora para esse indivíduo essa seja uma tarefa relevante no âmbito pessoal não se mostra urgente, pois profissionalmente a carreira já está indo bem. Isso quer dizer que é possível se organizar melhor para realizar esse sonho. Porém, é válido dizer que cada um sabe bem de suas prioridades e que isso deve ser levado em consideração na hora de montar o seu quadro.

3 – Tarefas urgentes, mas que não são importantes

Sabe qual é o principal obstáculo para a produtividade? Adicionar a sua rotina inúmeras tarefas que são urgentes, mas que não tem nenhuma relevância. Você deve estar se perguntando como evitar cair nessa armadilha. A resposta é simples, quando você estiver trabalhando em algo que é realmente importante não deixe essa tarefa de lado para resolver qualquer outra.

Se o telefone tocar você pode pedir que outra pessoa atenda ou se for feito um pedido direto pedir que o solicitante espere. Há uma série de tarefas que você realiza no seu dia a dia que podem ser delegadas ou então que não precisam ser realizadas no momento em que surgem. Saber filtrar essas tarefas é o grande segredo para ser bem-sucedido e organizado.

4 – Tarefas nem urgentes e nem importantes

A vida das pessoas ocupadas é repleta dessas tarefas e geralmente elas não se dão conta disso. Cito como exemplos desse tipo de atividade assistir um filme que você já viu pela quinta vez, passar horas no WhatsApp falando sobre terceiros, navegar nas redes sociais sem motivo entre outras.

Atente que não estou dizendo para você nunca mais fazer nada desse tipo e sim para que encontre um equilíbrio entendendo que o maior tempo deve ser dedicado as tarefas que são importantes mesmo que não urgentes. Para ter força de vontade e fugir as tentações do ócio recomendo que você estabeleça metas para o futuro elencando as prioridades que devem ser cumpridas para tal.

Dê Adeus à Procrastinação

O grande mal da vida moderna é ter diversos escapes para a procrastinação, ou seja, evitar as tarefas importantes realizando atividades que não contribuem em nada para a sua rotina. Monte o esquema da Matriz de Eisenhower e observe quanto tempo você tem literalmente perdido realizando tarefas que não demandam atenção.

Aplicativo Eisenhower

A Matriz de Eisenhower é tão poderosa para organização do tempo que está disponível na forma de aplicativo para sistema iOS e também na forma de uma página. A ideia é utilizar a lógica dos quadros da matriz para gerenciar o seu tempo e torná-lo mais produtivo. Outro aplicativo que pode ser utilizado para organização com quadrantes é o Evernote.

Gostou de conhecer a Matriz de Eisenhower? Compartilhe com os seus amigos que precisam de uma ajuda para gerenciar melhor seu tempo!

Copyright: 750296755 – https://www.shutterstock.com/pt/g/frank11