Mindset - Descubra como esse conceito pode influenciar a gestão de sua empresa

Mindset - Descubra como esse conceito pode influenciar a gestão de sua empresa

A palavra mindset tem sido bastante utilizada no âmbito do empreendedorismo. Ao ser traduzida para o português ela significa mentalidade, mas trata-se de um conceito um pouco mais complexo e que pode influenciar muito na gestão da sua empresa. No artigo de hoje falarei sobre esse assunto e darei dicas que podem trazer inúmeros benefícios para o seu negócio.
 

O Que é Mindset?

 
Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro o que é mindset e como ele pode influenciar a sua empresa e a sua vida de uma forma geral. Trata-se da forma de pensamento que direciona a vida das pessoas. Um indivíduo que tem uma mentalidade mais conservadora, por exemplo, irá guiar as suas ações com base naquilo que ele acredita. Da mesma forma, alguém que é mais moderno e ousado terá atitudes com essas mesmas características. O mindset é a forma como cada pessoa percebe o mundo ao seu redor.
 
Em se tratando de empreendedorismo, o mindset envolve determinadas atitudes, como o desejo de querer conquistar sempre mais e superar novos desafios. Enquanto outros sonham, o empreendedor transforma os seus sonhos em metas e vai atrás do que for necessário para realizá-las. Vale dizer que quem tem o mindset empreendedor não tem a necessidade de provar para os outros que consegue realizar algo, mas sim para si mesmo.
 

A Influência do Mindset na Gestão das Empresas

 
Nós costumamos agir de acordo com os nossos valores e com aquilo que aprendemos, essa forma de pensar é o nosso mindset. Já falei em outros artigos aqui em meu blog sobre a importância da cultura empresarial, pois é ela quem irá definir os caminhos que a organização irá seguir. Então, podemos dizer que o mindset de uma empresa é a sua cultura, que é o que irá influenciar as atitudes e decisões de todos os membros da equipe.
 
Se você deseja que os seus colaboradores tenham um mindset mais produtivo, é preciso incentivá-los a isso e fazer dessa atitude parte da cultura do negócio. Uma empresa que não tem missão, visão e valores definidos pelo seu dono abre espaço para a criação de um mindset negativo entre todos, marcado por improdutividade, insatisfação e desmotivação.
 
É interessante criar maneiras de mostrar aos colaboradores que eles podem desenvolver uma forma de pensar baseada no crescimento. Isso será extremamente positivo não apenas para eles, como também para a empresa, que terá muito a ganhar ao ter seu pessoal focado em desenvolver suas habilidades. Esse incentivo pode acontecer das seguintes formas:

  • Mostrar para eles que as habilidades necessárias para realizar cada função com excelência dentro da organização podem ser aprendidas.
  • Valorizar aqueles que se esforçam para aprender e vencer as suas dificuldades e não apenas aqueles que já chegaram completamente preparados.
  • Promover o desenvolvimento e o aprendizado por meio de feedbacks, para que cada um conheça melhor os seus pontos fortes e fracos e saibam exatamente o que a empresa espera deles.
  • Fazer com que os líderes de cada equipe sejam ferramentas para o crescimento e aprendizado de todos.

 

Dicas Para Desenvolver o Mindset Focado no Crescimento

 
Algumas pessoas já possuem um mindset naturalmente positivo, mas, se esse não é o seu caso, não se preocupe, pois é possível desenvolver uma forma de pensar mais positiva e que te leve a conquistar bons resultados. Ao fazer isso, poderá incentivar os seus funcionários a seguirem pelo mesmo caminho.
 
Comece a analisar o funcionamento da sua mente e a forma como ela processa as informações externas e transforma os seus sentimentos em atitudes. Entenda como a sua percepção do mundo externo te leva a tomar decisões. Autoconhecimento é a palavra-chave para desenvolver um mindset mais positivo.
 
Para desenvolver um mindset positivo e focado em crescimento, é importante mudar a forma como encara os seus fracassos. Pense nas situações pelas quais já passou e diferencie o que foi resultado das suas atitudes daquilo que foi causado por circunstâncias alheias, que você não tinha o poder de mudar. Então, poderá aperfeiçoar as ações que podem ser melhoradas para se preparar e traçar novos caminhos para atingir suas metas.
 
Ao adotar um mindset positivo e voltado para o crescimento, você irá aprender a aceitar que tudo pode ter o seu lado positivo, até mesmo os fracassos, e irá aproveitar cada experiência para se tornar mais forte. Então, ao invés de focar no problema, começará a focar nas soluções. As falhas, ao invés de te fazerem desistir, servirão para trazer aprendizado e ainda mais vontade de seguir em frente.
 
Quando se fala em foco, um detalhe importante é que não significa que você deve manter o olhar fixo para frente e não enxergar nada além do seu objetivo. Um indivíduo que tem o mindset positivo e voltado para o crescimento sabe que boas oportunidades podem surgir de onde menos se espera. Então, não deixe de perceber o mundo ao seu redor e identificar o momento de alterar o plano.
 
Gostou do artigo? Então aproveite e compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam a respeito da importância de ter um mindset positivo.