Mente saudável melhora a produtividade no trabalho

Mente saudável melhora a produtividade no trabalho

Diariamente, eu, você e muitos outros empresários e empreendedores, enfrentamos uma rotina de trabalho tão estressante e que consome tanto de nossa energia, que é normal nos sentirmos cansados. São tantas coisas que temos que pensar, que resolver, tantas decisões a serem tomadas, tantas pessoas que precisam e dependem de nós, que às vezes, achamos que não vamos aguentar.
 
Entretanto, não só nós, mas os nossos colaboradores também precisam ter uma mente saudável para produzir com mais qualidade no dia a dia de trabalho, caso contrário, isso vai impactar diretamente nos resultados da empresa e nos individuais.
 
É por esta razão, que hoje escrevo. Para lhe mostrar a importância de se cultivar uma mente sã, com pensamentos positivos e com serenidade, para se obter maior produtividade, dentro e fora do ambiente empresarial. Confira minhas dicas e depois da leitura, deixe o seu comentário me dizendo o que achou deste artigo.
 

A relação entre mente sã e produtividade

 
Observe: todas as vezes que você está cansado, com muitos problemas para resolver, fazendo mil coisas ao mesmo tempo, você costuma ter um desempenho abaixo do normal no trabalho, estou certo? Já quando o contrário acontece, ou seja, quando você se sente mais motivado, animado, ou quando se sente com uma mente mais tranquila e serena para lidar com os desafios do dia a dia, sua produtividade aumenta consideravelmente, não é mesmo?
 
É mais do que normal que isso aconteça, já que existe uma relação direta entre uma mente sã e um bom índice de produtividade no trabalho, e também fora dele. Entretanto, o que acontece é que vamos preenchendo o nosso dia com mais atividades do que realmente conseguimos absorver, e quando nos damos conta, já estamos atolados demais para voltar atrás. O resultado disso é uma vida cansada, com uma mente irritada e altamente estressada. Devido a isso, é necessário ficar atento para não se deixar cair em ciladas como estas, para que assim, se mantenha também o corpo livre do estresse e do cansaço.
 

Dicas para manter a mente sã

 
Eu sei que não é simples e nem sempre é fácil se manter são ou sã em meio a tantos acontecimentos que lhe rodeiam e lhe afetam diariamente. Mas incorporar alguns hábitos em sua rotina, pode ser fundamental para que você sinta-se em paz consigo mesmo, possa enfim relaxar um pouco mais e, consequentemente, aumentar a sua produtividade.
 

Organize-se

 
O primeiro passo para ter uma vida mais saudável e produtiva, é organizar a sua rotina, tanto no trabalho, quanto fora dele. Crie o hábito de iniciar o dia organizando suas tarefas e priorizando cada uma delas. Para ajudá-lo nesta missão, você pode contar com diversos aplicativos como Evernote, Google Keep, OptimizeMe, entre muitos outros. Assim, além de manter sua vida ainda mais organizada, você não vai esquecer de mais nada e vai saber o que consegue ou não fazer ao longo de seu dia.
 

Controle suas finanças

 
Eu sei, que não há nada que deixe um ser humano mais estressado do que problemas de âmbito financeiro. Por isso, é primordial fazer um controle rigoroso de suas finanças, para que assim, você saiba para onde está indo o seu dinheiro e onde pode investir para gerar mais resultados positivos para você e sua empresa.
 
Lembre-se, que o controle dos gastos passa desde consumos simples, como compras em supermercados ou para abastecer seu carro, até o pagamento dos colaboradores de sua empresa. Se você se perde em meio às suas despesas, pode sofrer prejuízos, não só financeiros, mas também emocionais.
 

Alimente-se bem

 
Você pode até não acreditar, mas uma alimentação equilibrada, com frutas, verduras, legumes, carnes magras e sem muita gordura, sal e açúcar, faz com o que o seu desempenho ao longo do dia se torne ainda melhor. Isso acontece, porque quando uma pessoa se alimenta mal ou fica muito tempo sem se alimentar, ela vai perdendo os nutrientes necessários para manter o corpo funcionando a pleno vapor, o que impacta diretamente no desempenho mental e também emocional.
 
Para saber quais alimentos têm o poder de lhe fornecer ainda mais energia em sua rotina, procure um nutricionista, para que ele possa elaborar uma dieta específica para o seu biotipo.
 

Uma boa noite de sono, faz toda a diferença

 
São tantas as preocupações que nos rodeiam, que às vezes nem conseguimos dormir direito. Para não passar por isso, você pode inserir alguns hábitos em seu dia a dia, que vão fazer com que você tenha uma boa noite de sono e acorde ainda mais disposto.
 
Sendo assim, o que você pode fazer todos os dias é se alimentar duas horas antes de ir para a cama; se desconectar, ou seja, evitar o uso de dispositivos eletrônicos quando estiver deitado e pronto para dormir; fazer uma meditação, para tentar esvaziar a mente; e ler um bom livro. Dessa maneira, o sono chega mais rápido e fica a noite inteira lhe fazendo companhia.
 

Invista em exercícios físicos

 
Não precisa ser nada muito pesado. Pilates, yoga ou caminhada, para iniciar, caso você esteja um pouco sedentário, já ajudam a deixar a sua mente mais sã. Se com o passar do tempo você desejar fazer exercícios mais intensos, é bom fazer um check up médico antes, para não causar danos à saúde.
 
O ideal mesmo, é que você faça algo que goste, pois assim, vai se sentir muito mais disposto, já que a prática de atividades físicas, induzem o organismo a produzir hormônios relacionados ao prazer e bem-estar, o que traz inúmeros benefícios para a sua saúde física e mental.
 

Seja gentil com você mesmo

 
Não exija demais de si mesmo. Quando perceber que está com problemas demais, que está muito cansado, realizando muitas atividades e mesmo assim, ainda sente que não consegue produzir o suficiente, pare um pouco, respire e encontre um tempo para descansar. De nada adianta trabalhar demais e não ter bons resultados, não só para a empresa, para si próprio também.
 
Entenda, que se pressionar demais, se sentir obrigado a fazer certas coisas, só vão fazer com que você se sinta ainda mais desconfortável e insatisfeito. Sendo assim, não force demais a amizade com você mesmo. Lembre-se: apesar de ser dono de uma empresa, você é também um ser humano como todos os outros, que merece paz, momentos de folga e até férias. Então, seja gentil consigo mesmo.
 
Veja, que o aumento da produtividade em sua vida pessoal e profissional, depende muito mais de você, do que de fatores externos. Diante disso, tente fazer um esforço e inserir, aos poucos, se não todos, alguns destes hábitos em sua rotina, para que assim, você comece a cuidar mais de si mesmo, e manter a sua mente completamente saudável.
 
Gostou das minhas dicas? Continue me acompanhando e tenha acesso às melhores sacadas empreendedoras, que vão transformar a história dos seus negócios.