Festa da empresa: saiba como se comportar

Festa da empresa: saiba como se comportar

As empresas costumam realizar eventos de confraternização com os seus funcionários ao final do ano ou para comemorar algo especial, como o aniversário da organização, uma conquista significativa, etc. Momentos assim são importante porque aproximam os colaboradores, tornando a equipe mais unida. Porém, é importante que todos sigam algumas regras básicas de comportamento para evitar problemas.
 
Se você tem dúvidas sobre como se comportar nas festas da sua empresa, confira as dicas que darei a seguir e aproveite este momento da melhor maneira.
 

Festa de Confraternização da Empresa: Sou Obrigado a Ir?

 
Muitos profissionais acreditam que a melhor maneira de evitar problemas na festa de confraternização da empresa em que trabalham é não comparecendo. Mas saiba que esta não é uma decisão inteligente, pois não se trata de um evento como qualquer outro, mas sim de um local em que você poderá estreitar laços e fazer muitos contatos.
 
Se no ambiente de trabalho alguns colegas costumam ser mais sérios, em uma festa todos tendem a ficar mais relaxados, o que é ótimo para unir a equipe. Além disso, neste momento os níveis hierárquicos desaparecem e todos acabam se aproximando de forma natural, sem pensar em quem é gerente ou subordinado.
 
Comparecer à festa de confraternização demonstra a sua consideração com a empresa e com os seus colegas de trabalho. Faltar sem uma justificativa plausível irá soar como uma atitude deselegante e você poderá ser taxado de antissocial e mal educado (a). Por isso, mesmo que você seja uma pessoa tímida e não goste muito de eventos sociais, se esforce e vá, pois se trata de uma ocasião importante para a sua carreira dentro da empresa.
 

Perguntas Frequentes Sobre Festa de Confraternização de Empresas

 

Tive um imprevisto e não vou poder ir à festa. O que devo fazer?

 
Ninguém está livre de passar por situações inesperadas e pode acontecer de você ser impedido de ir à festa. Nesse caso, converse com o seu superior e explique o motivo. Diga o quanto sente por não poder comparecer, mas que na próxima oportunidade irá se juntar aos colegas para confraternizar.
 

Qual é a hora certa de chegar na festa?

 
É importante chegar na hora marcada, da mesma forma que faz todos os dias para ir trabalhar. Uma confraternização de empresa não é uma festa de amigos em que você pode chegar com horas de atraso. Lembre-se que nessas situações é natural que o gestor ou os gerentes queiram falar algo para todos, fazer um agradecimento ou um comunicado e não é educado chegar enquanto alguém estiver falando.
 

Posso ingerir bebidas alcoólicas?

 
Se a gerência decidiu servir bebidas não há mal nenhum em aceitar, porém tome muito cuidado para não exagerar. Se você costuma perder o controle com poucas doses é melhor evitar e ficar apenas no refrigerante ou nos drinks não alcoólicos. Outro motivo para não beber é se for embora dirigindo, além de ser perigoso, passará uma imagem de irresponsabilidade aos colegas e à gerência.
 

Com quem devo interagir na festa?

 
As empresas promovem confraternizações exatamente para aproximar os seus funcionários, por isso evite formar as chamadas panelinhas e ficar perto apenas de quem já é próximo. Procure circular pelo local e conversar com mais pessoas. Por mais que seja um momento de descontração fora do trabalho, o seu comportamento certamente está sendo observado, e quanto mais sociável você for, melhor.
 

Que roupa devo usar?

 
A roupa é outro fator importante para se levar em consideração ao ir a uma festa promovida pela sua empresa. O primeiro ponto é verificar o tipo de evento, se é um churrasco, jantar, almoço mais descontraído, etc. Você não precisa ir com o mesmo tipo de roupa formal que vai trabalhar, mas é necessário manter certo grau de discrição.
 
Homens: Evite camisas abertas e use bermuda apenas se for um evento bem descontraído, como um churrasco, por exemplo.
 
Mulheres: Evite excessos, como roupas muito decotadas, curtas ou justas.
 

Como devo agir se perceber que meu colega está exagerando na bebida?

 
Se for uma pessoa próxima, leve-o para um local reservado e fale que se continuar bebendo poderá ter atitudes que irão prejudicá-lo.
 

Posso aceitar uma carona para ir embora?

 
É natural que os colegas ofereçam carona uns para os outros no final da festa. O ideal é que você já vá sabendo com quem irá embora. Isso evita que um gerente, por exemplo, lhe ofereça uma carona e você se veja obrigado a aceitar, e esse é um tipo de situação que costuma gerar fofocas no ambiente de trabalho.
 

Aproveite a Festa Com Moderação

 
Resumindo, uma festa de confraternização corporativa é uma ótima oportunidade para conhecer melhor os colegas, descobrir afinidades com pessoas que nunca tinha conversado, fazer contatos, comemorar mais um aniversário da empresa ou o fim de mais um ano. É um momento para relaxar ao lado das pessoas que estão com você todos os dias.
 
Se seguir as dicas que dei, conseguirá aproveitar o que de melhor o evento tem a oferecer e sem prejudicar a sua imagem, muito pelo contrário. Não deixe de comparecer e mostrar o quanto a empresa é importante em sua vida.
 
Você já presenciou alguma situação desagradável em uma confraternização corporativa? Compartilhe sua experiência comigo nos comentários.