O empreendedor precisa ter um projeto de vida

O empreendedor precisa ter um projeto de vida

O famoso escritor Lewis Carrol, autor de “Alice no País das Maravilhas” disse que quando não se sabe para onde quer ir, qualquer caminho irá servir. Ele tem razão, pois quando não se tem um projeto de vida, com objetivos bem traçados, contenta-se com qualquer coisa. Por isso acredito que todo empreendedor deve ter um plano, pois, por mais que no caminho seja natural precisar fazer alterações, saber onde se quer chegar é fundamental.
 
Se você ainda não tem um projeto de vida, ou tem, mas não está conseguindo colocá-lo em prática, continue acompanhando e veja dicas que irão te ajudar a mudar isso.
 

O Que é Ter um Projeto de Vida?

 
Para explicar o que é ter um projeto de vida de uma forma mais simples, farei uma analogia com a vida pessoal. Imagine que o seu projeto de vida é se casar, ter filhos e formar uma linda família. Ao ter esse objetivo em mente, o correto a se fazer é fugir de pessoas que estejam em busca de aventuras, que não desejam ter um relacionamento sério, certo? A lógica é bastante simples, pois você estará baseando suas atitudes nas metas que pretende alcançar.
 
Com o projeto de vida de um empreendedor acontece praticamente da mesma maneira. Se você pretende abrir um restaurante e seu projeto é que ele se torne o mais renomado da cidade, irá guiar as suas atitudes para alcançar o que pretende, buscando formas de melhorar o atendimento, a qualidade dos pratos servidos e assim por diante. Além disso, quando se tem um objetivo claro, isso te motiva a trabalhar todos os dias por ele.
 

O Projeto de Vida Para um Empreendedor

 
Se o seu objetivo ao abrir uma empresa é apenas não ter mais chefe, ter uma renda mais alta, poder trabalhar menos e no horário que quiser, aconselho que reveja seu pensamento e encontre uma motivação maior. Esses motivos não são um projeto de vida, algo que irá te ajudar a impulsionar o negócio e trabalhar para que ele cresça e não apenas funcione. Além disso, querer ser empresário para poder trabalhar pouco é um grande equívoco, pois a realidade é bastante diferente.
 
Um empreendedor precisa trabalhar muito para que a sua empresa dê certo e sobreviva após os primeiros meses. O início, principalmente, irá exigir bastante esforço até que se consiga faturamento suficiente para que ela se torne sustentável. Então, se você não considerar o negócio como um projeto de vida, dificilmente conseguirá se manter motivado. Trabalhar em prol de algo que você acredita e que é seu é extremamente gratificante e compensador.
 

Dicas Para Ter um Projeto de Vida

 
Se você deseja ter um projeto de vida pessoal ou profissional, existem alguns passos que precisa seguir para alcançar os seus objetivos e não desviar do caminho. Confira quais são eles:
 
1 – Avalie: Comece pensando em como está a sua vida atualmente, nas coisas que já conquistou, nos problemas que resolveu e nos que estão pendentes. Faça uma autoanálise da sua vida como um todo. É interessante que faça anotações para conseguir visualizar melhor a situação.
 
2 – Sonhe: Pense em quais são os seus sonhos em relação à carreira, vida pessoal, financeira, etc. Considere tudo o que deseja conquistar e sabe que, se batalhar, poderá realizar.
 
3 – Escolha o Método: Defina o método que irá utilizar para se organizar e registrar todos os passos que precisam ser seguidos para atingir os seus sonhos. Pode ser um painel com imagens, um aplicativo, um caderno de anotações. Escolha o que for mais fácil para você e que esteja sempre à mão para te lembrar dos seus objetivos.
 
4 – Pense Por Áreas: Separe os seus sonhos de acordo com a área a qual pertencem, como: pessoal, profissional, financeiro, etc. Isso irá te ajudar a organizar as suas ideias com maior eficiência e facilitará quando for partir para a prática.
 
5 – Defina Metas: A meta é a definição quantitativa de um objetivo e é extremamente importante para que você consiga colocar o seu projeto de vida em prática. Se o seu objetivo é ser o maior vendedor de móveis da sua cidade, a sua meta deverá ser o valor que deseja vender em móveis e em que período. Por exemplo: Vender 100 mil reais em móveis por mês.
 
Ao seguir esses cinco passos e, claro, colocá-los em prática, você conseguirá dar vida aos seus sonhos e transformá-los em algo real. O empreendedor é, antes de tudo, um sonhador, porém, alguém que trabalha e se prepara para ser, também, um realizador. Ter um projeto de vida é fundamental para não ser apenas alguém que cumpre obrigações sem construir algo. Ao planejar você começa a otimizar as suas ações para que elas façam a diferença e te ajudem a atingir os seus objetivos.
 
Você tem um projeto de vida, algo maior pelo qual se levanta e trabalha todos os dias? Compartilhe sua experiência comigo nos comentários abaixo.