Veja a importância da ética para se alcançar o sucesso na carreira profissional

Veja a importância da ética para se alcançar o sucesso na carreira profissional

Ter ética e valores profissionais congruentes e bem definidos: são dois fatores indispensáveis para uma pessoa ter uma carreira de sucesso. Além de ter as habilidades básicas necessárias para realizar um bom trabalho, o bem mais valioso que qualquer profissional tem é a sua reputação. Portanto, ter uma boa imagem é fundamental se você quiser chegar à frente em qualquer profissão.
 
Não importa o seu ramo de atuação, são os seus valores e princípios éticos que orientam suas ações e decisões, formando a base de sua reputação profissional. Por isso mesmo, lembre-se de que os outros definem que tipo de pessoa você é baseado nas decisões que você toma e na forma como age.
 

Consequências de uma Má Reputação Profissional

 
Construir uma reputação positiva leva tempo, mas ao cometer algum erro, é possível perdê-la quase que instantaneamente. Quando sua reputação profissional é manchada por causa de decisões negativas do ponto de vista ético, pode ser difícil e, às vezes, praticamente impossível, reparar os danos. Se você se tornar conhecido como alguém com valores distorcidos e sem ética, por exemplo, então esse é o tipo de imagem que você terá perante a sociedade e o mercado.
 
Se você desenvolver uma má reputação, perderá o respeito e a confiança das pessoas com as quais faz negócios, tanto dentro quanto fora da sua empresa. Isso pode levar a perda de oportunidades importantes, até mesmo do seu emprego, podendo encontrar dificuldade para encontrar um novo. Em casos extremos, quando as decisões antiéticas são também ilegais, você poderá se complicar com a justiça, tornando a situação ainda mais grave.
 

Assuma o Controle de Sua Reputação Profissional

 
A boa notícia é que você pode controlar a formação da sua reputação. Para isso, certifique-se de que é visto por seus colegas de trabalho, clientes e outros profissionais como alguém que pensa e age com base em seus princípios éticos. A chave para garantir que as pessoas o vejam como um profissional ético é agir de uma maneira que seja impossível pensar de outra forma.
 

Desfrute os Benefícios de Uma Reputação Positiva

 
Quando suas ações e decisões são baseadas em princípios éticos sólidos, corretos e congruentes, combinados com experiência em sua área de atuação, você ganha o respeito dos outros, admirado e passa a ser considerado, e até mesmo procurado, para oportunidades de levar sua carreira a um nível mais elevado. Isso vale tanto para empreendedores quanto para profissionais que são contratados de uma organização.
 

Tome Decisões Éticas Para Ter Sucesso em Longo Prazo

 
Embora às vezes pareça que aqueles que agem de maneira desonesta conseguem ter sucesso mais rápido, muitas vezes não é exatamente isso que acontece. Eles podem até alcançar seus objetivos no curto prazo, mas suas decisões ruins não dão frutos em longo prazo, pois a mentira e a ilegalidade têm pernas curtas.
 
Tomar uma decisão antiética hoje pode trazer dinheiro fácil, mas pode, também, trazer a uma reputação profissional negativa que vai apagar todo o sucesso conquistado por meios desonestos. Jamais siga por este caminho!
 
O profissional inteligente está sempre pensando em seu futuro e também compreende muito bem quais são as consequências de suas ações. Portanto, é preciso ter bons valores e foco para conquistar uma boa reputação, já que isso pode levar anos. Porém, quanto mais esforço e trabalho forem dedicados, mais frutos serão colhidos lá na frente.
 

Os Valores Que as Empresas Procuram

 
Conheça quais são os valores que as empresas procuram nos candidatos na hora de fazer contratações e veja como todos eles se relacionam com a ética profissional:
 
Responsabilidade: Os empregadores valorizam os funcionários que sabem usar seu tempo da melhor maneira possível, cumprindo tudo o que lhes foi delegado, que se dispuseram a realizar em seu trabalho e, que são responsáveis por suas ações e comportamentos.
 
É importante manter os líderes cientes a respeito de eventuais mudanças em sua programação ou se você precisar se atrasar por qualquer razão. Isso também significa manter seu gestor informado sobre o andamento de todos os projetos e demandas que foram atribuídas a você.
 
Atitude Positiva: Ter uma atitude positiva significa realizar o seu trabalho sempre com empenho e dentro de um período razoável de tempo, sem focar apenas nas dificuldades que existem em qualquer empresa. É aquele funcionário que contamina a todos ao seu redor com sua motivação e se torna um modelo para os outros. Pessoas com atitudes positivas são bastante valorizadas pelos supervisores e pelos colegas de trabalho, afinal elas tornam o ambiente de trabalho muito mais agradável e motivador.
 
Adaptabilidade: Empregadores procuram por funcionários que são adaptáveis e flexíveis em um ambiente de trabalho que está em constante mudança. Estar aberto a mudanças e melhorias torna o profissional muito mais eficiente, trazendo benefícios para a empresa, aos seus clientes e para ele mesmo. Enquanto muitos podem se incomodar com as mudanças no local de trabalho, o profissional flexível aproveita delas para melhorar cada vez mais.
 
Honestidade: Empregadores valorizam os funcionários que se mantêm honestos e íntegros acima de tudo. Os bons relacionamentos são construídos sobre uma base de confiança. Os gestores querem e precisam de pessoas que sabem que podem confiar. Empresas bem-sucedidas trabalham para ganhar a confiança dos clientes e quanto mais funcionários com a mesma atitude elas tiverem, melhor será.
 
Autoconfiança: A autoconfiança é considerada um ingrediente-chave para alguém ser considerado bem-sucedido. Uma pessoa autoconfiante é alguém que inspira os outros. Ela não tem medo de fazer perguntas sobre questões que tem dúvidas e sentem pouca necessidade de agir pensando sempre em impressionar, simplesmente porque tem consciência do que é e não precisa perder tempo tentando provar isso para os outros.
 
E você empreendedor: quais são os seus valores? Conte-me nos comentários o que acha mais importante e o que você mais valoriza em um profissional. Ah e aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais.