Lidere com credibilidade

Lidere com credibilidade

As palavras liderança e credibilidade se interligam, no ambiente empresarial, para cumprir uma missão. A de unir os objetivos de empresários e colaboradores e fazer com que todos alcancem os resultados coletivos e os individuais. Muitas pessoas acreditam que basta ser dono do próprio negócio para se tornar um líder de sucesso, entretanto, este é um dos grandes enganos que se comete, não só por parte de empreendedores, mas também de gestores ou coordenadores das equipes que compõem uma organização.
 
Para se tornar líder de resultados, é preciso ter credibilidade diante dos colaboradores, e esta é a parte mais complexa da função, pois é necessário ganhar a confiança de todos para que isso aconteça. Assim, os primeiros passos estão em saber se comunicar; mostrar como vencer os desafios do dia a dia; fazê-los enxergar as vantagens de se trabalhar em equipe, bem como as desvantagens de um possível problema na empresa, que pode afetar a todos os envolvidos.
 
Neste sentido, o meu objetivo com este artigo é fazer você, empresário e empreendedor, entender que um líder que não tem a credibilidade das pessoas ao seu redor, dificilmente alcança os resultados esperados. Dessa maneira, é preciso desenvolvê-la para obter o sucesso almejado.
 
Acompanhe-me nesta leitura, e aprofunde seus conhecimentos sobre este assunto.
 

A relação entre Liderança e Credibilidade

 
Quando falo na relação existente entre liderança e credibilidade, estou falando de confiança. Este é um dos elementos fundamentais para que um líder realize suas atividades e alcance os resultados que se espera dele, bem como de sua equipe.
 
Mas você deve estar se perguntando: por qual motivo um líder precisa trabalhar a sua credibilidade perante a sua equipe para obter sucesso em determinada empresa? A resposta para esta pergunta é simples: para fazer com que os colaboradores que estão sob sua responsabilidade realizem suas atividades a contento e, assim, auxiliem a organização no alcance dos resultados planejados.
 
Simples não é mesmo? Porém, o que ainda presencio em muitas empresas que conheço, são empresários, empreendedores e gestores, cultivando comportamentos de chefe, que ao invés de trazerem sua equipe para perto, acabam afastando-a, utilizando a famosa filosofia do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.
 
Esta é uma prática, que além de não se sustentar por muito tempo no mercado competitivo em que nossas empresas estão inseridas, faz com que a rotatividade em uma organização aumente, afugentando, assim, aqueles profissionais mais talentosos e que fariam toda a diferença para o sucesso fosse alcançado de forma ainda mais acelerada.
 
Assim, o papel de um líder é transmitir credibilidade e confiança a todos os seus stakeholders, não só a seus colaboradores. Isso pode ser feito por meio de uma avaliação profunda de seu comportamento pessoal e profissional; conduzindo seus funcionários a realizarem um bom trabalho em equipe; negociando com cada um para que as metas, tanto empresariais, quanto individuais, sejam devidamente alcançadas; fazendo uma gestão de tempo assertiva, que torne todos ainda mais produtivos; dando feedbacks sobre as atividades exercidas por cada pessoa, e assim por diante.
 
É dessa maneira que se começa a construir uma relação de qualidade e de credibilidade entre líder e liderados, para que os resultados sejam atingidos.
 

Liderança e Credibilidade: sinônimo de resultados

 
E por falar em resultados, um líder sem credibilidade perante as pessoas ao seu redor, jamais conseguirá alcançá-los. Isso porque, a integração entre liderança, assertividade, confiança e credibilidade, faz com que a empresa alcance o sucesso em seus objetivos.
 
Neste sentido, é preciso conhecer os princípios de gestão, para liderar com qualidade e desenvolver a credibilidade, para que assim, a equipe de trabalho se coloque à disposição para o alcance de metas e resultados.
 
Um líder assertivo, sabe que precisa das pessoas, da colaboração de todos para que os bons frutos sejam colhidos no futuro. Assim, ele trabalha no sentido de atender às expectativas, não só da empresa, mas também de sua equipe, se colocando inteiramente à sua disposição, mostrando que todos podem contar com o seu apoio para a execução de cada tarefa, bem como para enfrentar os desafios impostos pelo dia a dia de trabalho.
 
Isso porque, um dos objetivos da liderança é trabalhar também o aspecto psicossocial da organização, principalmente os conflitos pessoais e profissionais dos colaboradores, para que eles não afetem os resultados e nem os demais membros do grupo. E para que isto aconteça, para que as pessoas se sintam à vontade para aceitar a ajuda e o apoio do líder, é preciso que ele transmita confiança e credibilidade no dia a dia profissional.
 
Todos os colaboradores anseiam por melhorias na vida e possuem sonhos e objetivos, que nem sempre são os mesmos da empresa. Neste sentido, um dos papéis do líder, seja ele empresário ou empreendedor, é mostrar para o pessoal da equipe a importância de cada um no processo de construção dos resultados de todos. Isso, só é possível, por meio de uma liderança que desenvolva, diariamente a credibilidade em cada uma de suas ações.
 
Agora que você já entendeu o que significa credibilidade e sua importância para uma liderança eficaz e de resultados, está pronto para cobrar isso dos gestores que fazem parte de sua empresa e também para começar a praticá-la, não só dentro da sua organização, mas também fora dela.
 
O que você achou deste conteúdo? Contribuiu para o seu crescimento e de sua empresa? Deixe o seu comentário e continue acompanhando minhas sacadas empreendedoras diárias.