O que significa maturidade profissional?

O que significa maturidade profissional?

No ambiente de trabalho, até pouco tempo atrás, as habilidades profissionais que mais eram valorizadas envolviam questões como conhecimentos técnicos e operacionais, bem como o anseio de alcançar resultados a qualquer custo. Grande parte das empresas incentivava seus colaboradores a serem e se desenvolverem neste sentido. Hoje, este cenário mudou bastante, e o que tenho visto com cada vez mais frequência, é uma tendência a valorizar as habilidades comportamentais que estes colaboradores podem trazer à organização, auxiliando assim, em seu crescimento.
 
Estou falando aqui de maturidade profissional, que é a forma como um colaborador se comporta diante das mais diversas situações e desafios que os rodeiam no dia a dia empresarial. Mas como saber se seus colaboradores já atingiram este patamar, se já estão preparados, não só técnica e operacionalmente, mas comportamentalmente para lhe apoiar na conquista de resultados cada vez melhores, não só para a sua empresa, mas também para eles mesmos, enquanto indivíduos e profissionais?
 
Esta é uma das dúvidas que vou buscar sanar ao longo deste artigo, lhe mostrando como identificar se você tem este perfil de profissional entre seus colaboradores e dando algumas dicas para ajudá-los a se desenvolverem neste sentido. Confira!
 

O que maturidade profissional?

 
Diante de situações de pressão, em que o líder da equipe ou outro membro desta, é pego de surpresa e tenha que tomar uma decisão rápida para solucionar um problema, como este profissional se comporta? Ou quando se vê em meio a um conflito com um colega de trabalho, ele tenta resolver de forma adulta, através do diálogo, ou discute e bate-boca na frente de todo mundo? Estas são algumas das situações que os mais diversos tipos de profissionais precisam enfrentar no ambiente de trabalho, e, a forma como se comportam, fará toda a diferença no momento de dizer se eles já atingiram ou não a maturidade profissional.
 
Quando falo em maturidade, estou me referindo, não só às experiências que um indivíduo já vivenciou em sua trajetória de vida, seja ela pessoal ou na carreira, e que lhe ajudaram a moldar a forma como ele se comporta diante, principalmente, das adversidades, e até mesmo das conquistas que alcançou em sua história.
 
Ter em sua empresa pessoas resilientes, pacientes, que saibam desenvolver da melhor maneira possível a sua inteligência emocional, sabendo em que momento utilizar uma emoção, habilidade ou comportamento, será um grande diferencial para você enquanto empreendedor e empresário, bem como para ele mesmo em sua vida pessoal e profissional.
 

Como saber se seus colaboradores já chegaram lá?

 
Existem características que são intrínsecas de pessoas que já alcançaram a maturidade no trabalho e, com o passar do tempo, você consegue identificar facilmente se seus colaboradores já as possuem ou se você precisará ajudá-los a se desenvolverem neste sentido. Veja algumas delas a seguir e saiba como você pode extrair o melhor de cada indivíduo que faz parte do seu quadro de funcionários.
 

Não dão importância para fofocas

 
A primeira atitude de uma pessoa madura profissionalmente é simplesmente não dar ouvidos a fofocas. Ou elas simplesmente dizem ao fofoqueiro que não estão interessadas em ouvir o que ele tem a dizer, ou ouvem e deixam que tudo aquilo que foi despejado saia pelo outro ouvido, exatamente como entrou.
 
Profissionais assim, não perdem tempo querendo saber da vida dos outros ou do que está acontecendo nos bastidores da empresa. Elas se atêm somente ao seu trabalho, procurando contribuir para o crescimento de todos ao seu redor da melhor maneira possível.
 

Evitam entrar em discussões desnecessárias

 
Da mesma forma que não perdem tempo com fofocas, indivíduos maduros não entram em discussões acaloradas com seus colegas de trabalho, pois sabem que isso não os levará a lugar algum. Pelo contrário, o que pode acabar acontecendo é a demissão de ambos ou de quem quer que esteja envolvido no conflito.
 
Sua atitude diante de problemas como estes é buscar resolver sempre através do diálogo, mesmo que tenham diante de si pessoas altamente nervosas e que não consigam controlar suas emoções.
 

Sabem ouvir

 
Ouvir atentamente o que o outro tem a dizer, buscando compreender seus anseios e necessidades é uma das formas que o profissional maduro encontra para contribuir com o crescimento de seus pares. Fazendo isso, ele entende o que as pessoas ao seu redor precisam na essência e elabora formas de ajudá-las com as ferramentas que estiverem ao seu alcance.
 

Recebem bem críticas e feedbacks

 
Muitas pessoas, ao receberem críticas e feedbacks, tendem a reagir negativamente às mesmas, sem ao menos refletirem sobre suas atitudes. O indivíduo que tem a sua carreira profissional bem desenvolvida faz exatamente o contrário, pois ele entende que são estas críticas, sejam elas construtivas ou não, que vão lhe ajudar a enxergar, o que antes ele não estava conseguindo, e ajustar determinados comportamentos que estavam prejudicando a ele mesmo e as pessoas ao seu redor.
 

São resilientes

 
Extrair o que há de melhor em cada experiência, enxergando uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional em tudo o que acontece em sua, seja bom ou ruim, é o que fazem os colaboradores maduros. Eles podem até se deixar abater momentaneamente perante as experiências negativas de suas vidas, mas logo eles se levantam e buscam novas formas de alcançar seus sonhos e objetivos, honrando a veia persistente e determinada que existe dentro de si.
 

Respeitam a todos sem julgar

 
Este é um exercício diário que requer bastante esforço, pois todos nós sabemos que, quando alguém faz algo que vai de encontro aos nossos princípios, valores e à forma como enxergamos o mundo e levamos a nossa vida, a tendência é que julguemos e tentemos fazer com este indivíduo mude o seu comportamento e aja assim como nós agimos e queremos. Mas, nós sabemos que esta não é a saída, e que é exatamente por isso que falta tanta compaixão no mundo em que vivemos, pois as pessoas perderam o respeito, a empatia e a sensibilidade perante os outros.
 
O colaborador que tem maturidade profissional entende exatamente o que está acontecendo e busca respeitar o seu colega, sem julgar, justamente por não saber o que se passa em seu íntimo e que o faz ter atitudes incompatíveis com as dos demais. Sua sensibilidade tenta acolher e ajudar pessoas que têm um comportamento difícil, mostrando-lhes formas de canalizar melhor suas emoções.
 

São proativos

 
A maturidade profissional faz com que os colaboradores procurem atuar de forma autônoma, sem a necessidade de aprovação constante de seus superiores ou pares, mas claro, sempre respeitando a hierarquia. O que querem é liberdade de ação, para fazer o seu trabalho da melhor maneira possível, pois eles entendem, com clareza, qual é o seu papel na organização e como devem realizar suas atividades para alcançar as metas e os objetivos que lhes são propostos.
 

Estão sempre atualizando-se

 
Cursos de curta duração, MBA’s, pós-graduações, palestras, treinamentos, workshops, não importa, o que o profissional maduro quer é estar sempre atualizado, para atender às necessidades de crescimento que desenvolveu para ter uma carreira bem-sucedida e contribuir com sua empresa.
 

Entregam sempre o melhor de si

 
Quando uma pessoa atinge a maturidade profissional, ela sabe que o mais importante é trabalhar para entregar o melhor resultado, não só para a empresa, mas para ela mesma. Isso acontece, independentemente se o cenário é favorável ou não, pois o que ela busca é chegar ao final do dia, e colocar a cabeça no travesseiro com a consciência tranquila de que fez o que podia para realizar um trabalho bem feito e com qualidade.
 
Profissionais assim sabem que este será o legado que eles deixarão em suas carreiras.
 
Fiz este artigo, pensando não só no empresário e empreendedor, que precisam identificar e desenvolver este perfil em suas empresas, mas também com a cabeça nos diversos profissionais que encontro e encontrei em minha jornada e que desejam aprimorar-se constantemente. Saibam que estas são características essenciais para quem deseja ter sucesso na carreira, na vida e nas organizações, independentemente de seu porte ou segmento.
 
Depois de ler tudo isso, você acredita que já atingiu a maturidade profissional ou ainda há um caminho a ser percorrido? E você empreendedor, sua empresa conta com profissionais assim? Deixem seus comentários e, se o texto tiver agregado valor, compartilhem com seus amigos em suas redes sociais.