Saiba quais as perguntas que devem ser feitas em uma entrevista de emprego

Saiba quais as perguntas que devem ser feitas em uma entrevista de emprego

Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode ter mais chances de contratação ao conhecer as perguntas para uma entrevista de emprego que fazem a diferença para os recrutadores. Alguns questionamentos fazem com que o entrevistador tenha uma impressão melhor da pessoa que está diante de si. Descubra quais são essas perguntas e como encaixá-las ao longo da sua entrevista.

Tudo sobre entrevista de emprego você confere acessando o meu canal.Inscreva-se agora!

O Poder das Perguntas Para uma Entrevista de Emprego

Para quem pensa que perguntar é uma tarefa restrita aos entrevistadores, devemos alertar que não é bem assim. Os avaliadores de Recursos Humanos costumam dar preferência para as pessoas que fazem questionamentos relevantes ao longo do processo de entrevista. As perguntas que o indivíduo faz podem ser mais relevantes do que as suas respostas em muitos casos.

Quando um indivíduo não pergunta nada, o entrevistador pode ter a impressão de que está diante de alguém arrogante ou que, simplesmente, não está interessado. As perguntas feitas pelo candidato devem demonstrar que ele tem preparo e traquejo para assumir as funções do cargo, assim como que ele entendeu o que está sendo conversado. Contudo, é fundamental que o entrevistado pense bem antes de fazer a pergunta para não questionar algo óbvio que deveria conhecer.

Quais São as Perguntas Que Devem Ser Feitas Numa Entrevista de Emprego?

Listei as melhores perguntas que um candidato pode fazer durante uma entrevista de emprego para impressionar o entrevistador e aumentar as suas chances de ser efetivado. Confira a seguir.

Perguntas Sobre a Empresa

Fazer perguntas sobre a companhia é uma forma de demonstrar que já está por dentro de alguns pontos relevantes e que têm vontade de conhecer outros. Mas, atenção, pois não podem ser perguntas cuja resposta poderia ser facilmente obtida no site empresarial (não esqueça de acessá-lo).

– Como é a cultura organizacional?

– Quais são as características mais bem avaliadas nos profissionais dessa empresa?

– Nesse momento, a companhia está passando por alguma mudança como reestruturação, fusão, aquisição?

– Quais são os principais concorrentes e como se estabelece a relação deles com a organização?

– Qual é o desafio mais significativo da empresa nesse momento?

Perguntas Sobre a Vaga

Nesse tipo de pergunta, deve ficar claro que o indivíduo não está de olho apenas no emprego, mas que se interessa de verdade pelo trabalho.

– Há possibilidade de crescimento para essa vaga?

– Esse cargo é antigo ou foi criado agora?

– Qual a sua relevância estratégica nesse momento?

– Quais são as expectativas que a companhia tem a respeito da pessoa que será contratada para o cargo?

Perguntas Para o Gestor

Nos casos em que o entrevistador é também gestor da área em que se pretende atuar, é válido fazer algumas perguntas que transpareçam o quanto você está pronto para se comprometer com responsabilidades.

– Há quanto tempo você (gestor) está nessa organização? Já começou nesse setor e função?

– Na sua visão estratégica de gestor, quais são os desafios que a empresa enfrenta nesse momento?

– Quais são os pontos mais positivos da companhia nesse momento? Quais podem ser melhorados?

– Quais são as características que você (gestor) mais aprecia num membro da sua equipe?

– Qual característica pessoal pode atrapalhar o bom andamento da sua equipe?

– Como é o relacionamento entre você (gestor) e a equipe?

Perguntas Sobre a Equipe

Fazer perguntas sobre a equipe pode ser uma forma de se destacar, no sentido de passar a imagem de um indivíduo que sabe trabalhar de forma integrada com seus colegas.

– Como são, em termos de características, os profissionais que integram a sua equipe?

– Os membros da equipe estão aqui há bastante tempo? Há membros recentes?

– Com quais membros o contratado irá interagir mais? A equipe sabe da contratação?

Perguntando ao Entrevistador

As perguntas que listei acima são sugestões e não significa que um candidato deva fazer todos esses questionamentos ao seu entrevistador. A melhor estratégia é determinar quais são as perguntas que melhor se aplicam a cada situação. Cada entrevista tem um perfil e, dependendo da companhia, é mais interessante seguir por um caminho em particular.

Para saber qual é esse caminho, o candidato deverá estar preparado para investir algum tempo na busca por informações sobre a organização. Visitando o site da empresa e, até mesmo, conversando com eventuais conhecidos que trabalhem nela, se tem acesso a um panorama específico. Organize as suas perguntas numa lista mental e, quando perceber que apareceu uma deixa, lance a questão.

Lembre-se também de pensar a respeito de como fazer as perguntas para que não soe como uma entrevista em cima da entrevista do recrutador. Passe uma imagem de parcimônia e segurança para que a pessoa que está do outro lado da mesa – e que tem o poder de te efetivar – se impressione positivamente.

Gostou das dicas de perguntas para uma entrevista de emprego? Então compartilhe com os seus amigos que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho!

 

Artigos sobre entrevista de emprego e assuntos relacionados você confere no meu canal do youtube. Inscreva-se agora!