Aprenda conciliar produtividade e qualidade de vida no trabalho

Aprenda conciliar produtividade e qualidade de vida no trabalho

Um dos grandes desafios da vida moderna é encontrar formas de conciliar produtividade com qualidade de vida no trabalho. Principalmente quando falamos da rotina de um empresário ou empreendedor, que simplesmente não pára um minuto, pois a todo momento é exigido em seus negócios, para fazer com que estes sejam prósperos e obtenham o sucesso desejado desde sua concepção.
 
Mas mesmo que haja uma grande exigência nas demandas que fazem parte da vida de um empresário, líder e empreendedor, é preciso que haja um mínimo de qualidade de vida para que ele desenvolva suas atividades diárias, caso contrário a superação de cada um de seus desafios vai ser ainda mais dificultosa ao longo da jornada.
 
No sentido de encontrar formas de conciliar produtividade com qualidade de vida, não só para quem é dono de seu próprio negócio, mas também para todos os tipos colaboradores de uma empresa, vou compartilhar dicas importantes e fáceis de serem aplicadas no dia a dia. Acompanhe-me nesta leitura e confira.
 

Comece mudando seus conceitos

 
Para que suas ações, daqui para frente, tenham efetividade, é necessário que alguns de seus conceitos sejam modificados. O que quero dizer é que hoje em dia trabalhar por longas horas já não é mais sinônimo de produtividade, uma vez que trabalhasse durante muito tempo, mas se entrega o que de fato é necessário para que as empresas obtenham os resultados que esperam.
 
Sendo assim, é fundamental pensar, primeiramente, no que de fato tem sido feito e que tem realmente dado o retorno que você espera de si mesmo enquanto empresário e empreendedor, bem como de seus colaboradores. Este é o primeiro passo para que você e seus funcionários comecem a cuidar e desenvolver a qualidade de vida no trabalho, já que a partir disso, será possível eliminar algumas atitudes e comportamentos que só servem para atrapalhar a evolução de seus processos individuais e empresariais.
 

De que forma ocorre essa conciliação?

 
Se o seu perfil é parecido com o que citei acima, ou seja, trabalha por longas horas sem analisar o que realmente tem surtido efeito, aqui vão algumas dicas para que você seja mais produtivo em suas atividades e tenha, ao mesmo tempo, qualidade de vida e prazer no trabalho. Confira:
 

Desligue-se

 
Inevitavelmente nós vivemos conectados ao trabalho. Esta é uma possibilidade que o mundo moderno e a tecnologia nos nos trouxeram. Sendo assim, quando saímos do ambiente de trabalho, continuamos executando nossas atividades, principalmente pelo celular, pois existe troca de mensagem constante com nossos colaboradores e afins.
 
Neste sentido, a minha dica é para que você se desconecte-se assim que colocar os pés para fora da empresa. Evite cair em tentação e abrir a caixa de e-mail profissional, olhar e responder as mensagens que recebe sobre o trabalho, entre outras atividades que o levem a continuar realizando o seu ciclo profissional, mesmo estando fora da empresa.
 

Seus hobbies são seus maiores aliados

 
Não importa se você gosta de sentar em frente à televisão e simplesmente ficar ali trocando de canal, ou se você se sente bem lendo um bom livro, o importante é que você foque no que estiver fazendo e esqueça, nem que seja por algumas horas o trabalho. Isso vai ajudá-lo a se desvencilhar aos poucos da obrigação de ter de responder de imediato aqueles que ficam lhe incomodando constantemente com assuntos relacionados à empresa, fora do horário de expediente.
 

A atividade física também pode te ajudar

 
Colocar o corpo em movimento sempre é uma boa opção em casos como estes. Ou seja, se você é um workaholic, que tal investir um pouco do seu tempo em alguma atividade física da qual se identifique? Além de cuidar da saúde, você também vai ter algo para fazer, que tire o seu foco apenas do trabalho.
 

Aprenda a gerenciar o seu tempo

 
Tudo depende da forma como você gerencia o seu tempo. Como eu disse no início deste artigo, hoje em dia não adianta mais ficar trabalhando até de madrugada, se o que de fato é necessário para se obter bons resultados você não está entregando, ou seja, no final das contas, você não está investindo em sua qualidade de vida nas empresas e muito menos sendo produtivo.
 
Para quebrar este ciclo, é fundamental que você saiba gerenciar o seu tempo de forma eficiente e assertiva, pois isso sim é sinônimo verdadeiro de produtividade. Encontre aplicativos e ferramentas que auxiliem e passe a investir o seu tempo de forma inteligente nos resultados que precisa alcançar.
 
Como dica final, eu quero que você se lembre de que não existe produtividade se você não tem qualidade de vida. Sendo assim, é necessário que você esteja bem, física, emocional e psicologicamente, para realizar suas atividades diárias com muito mais excelência do que vem realizando até agora. Dessa maneira, você vai encontrar o equilíbrio tão essencial para a sua vida pessoal e também profissional.
 
E você, já encontrou este equilíbrio? Já consegue conciliar produtividade e qualidade de vida no trabalho? Compartilhe comigo suas experiências nos comentários e continue acompanhando os conteúdos que escrevo aqui em meu blog.