Quais as principais causas de stress no ambiente de trabalho?

Quais as principais causas de stress no ambiente de trabalho?

Que atire a primeira pedra quem não passa, semanalmente, por algum tipo de estresse no ambiente de trabalho! É uma realidade dura com a qual temos de lidar, não só semanalmente, mas às vezes, diariamente, no local em que desenvolvemos as nossas atividades profissionais. E não tem sido fácil lidar com tantas situações estressantes que vivemos, pois, a quantidade de coisas que demandam a nossa atenção ao longo do dia, nos deixam cansados, e, algumas vezes, ficamos perdidos sem saber como resolver e solucionar cada a uma das questões que nos envolvem, tanto dentro, quanto fora da empresa.
 
Acredito que aqueles que decidiram se tornar empresários e empreendedores vivem esta realidade constantemente, já que são inúmeras as situações que precisam lidar em seu dia a dia, como o stress de seus funcionários, pensar em fórmulas inovadoras para trazer melhorias ao negócio, dar atenção à família, que algumas vezes é deixada em segundo plano, e assim por diante. Porém, é necessário desenvolver mecanismos para abstrair, em muitos momentos o stress e continuar em frente para não “pifar” e acabar adoecendo, por exemplo.
 
Tendo a consciência de que o estresse no ambiente corporativo pode trazer grandes problemas à sua empresa, é preciso adotar algumas medidas preventivas e corretivas, no sentido de diminuir e até mesmo eliminar a sua incidência. Veja como fazer, a seguir:
 

O que causa ou pode causar estresse?

 
Independentemente do cargo ocupado dentro de uma empresa, existem fatores que causam, em menor ou maior grau, estresse no trabalho, pois exigem grande esforço, físico e mental, de algumas pessoas, que muitas vezes não sabem como lidar com tais situações. Devido a isso, é importante saber quais são estes pontos críticos, que desencadeiam estresse nos funcionários, em todos os níveis hierárquicos, e fazer de tudo para combatê-los.
 

Excesso de trabalho

 
Perceba que, quando estamos sobrecarregados de tarefas nas atividades que desempenhamos ao longo de nossa vida profissional, ficamos tão estressados e cansados, que nem sempre conseguimos atender a todas as demandas com sucesso. Neste caso, organizar tudo e, se possível, delegar a execução aos profissionais de sua confiança, é a melhor saída nesta situação.
 

Alta competitividade

 
Ao longo do tempo a competitividade aumentou tanto, que somos pressionados, a todo o momento a encontrar formas de nos sobressairmos diante da concorrência, seja enquanto empresa ou enquanto profissional dentro de uma organização. Isso demanda tanto esforço mental que, muitas vezes, causa fadiga e cansaço em que vive esta realidade constantemente.
 

Excesso de cobranças

 
A realidade é que, nem todas as pessoas conseguem lidar com o excesso de cobranças e pressão a que são submetidas constantemente no ambiente corporativo, e isso lhe causa tanto stress no trabalho, que acabam levando estes problemas até mesmo para fora da vida profissional.
 

Perfeccionismo

 
Existem pessoas que simplesmente não conseguem relaxar, que levam tudo a sério, e querem, a todo custo realizar suas atividades com alto nível de perfeição, em muitos casos, inalcançável. Quando chegam a esta conclusão, de que nada pode ser tão perfeito assim, acabam se frustrando e caem e ficam bastante estressados.
 

Metas irreais

 
Muitas equipes de trabalho são forçadas a cumprirem metas e objetivos no ambiente de trabalho, que muitas vezes, se pararmos para analisar bem, chegam a ser impossíveis de serem cumpridas. Neste sentido, existe um esforço tão grande para alcançar resultados irreais, que isso leva as pessoas ao estresse facilmente.
 

Salários

 
Todos nós trabalhamos, pois isso dá sentido à nossa existência. Mas precisamos pagar nossas contas e viver com uma quantia, que seja suficiente para nos mantermos e para que tenhamos também nossos momentos de lazer. Quando um colaborador recebe um salário, que considera injusto diante da atividade que realiza dentro de uma empresa, isso causa tanta insatisfação que pode levar ao estresse também.
 

Relacionamentos

 
Somos seres relacionais a para realizar com excelência nosso trabalho, precisamos de uma convivência no mínimo harmônica com nossos pares e líderes, para que todos os resultados sejam alcançados a contento. Quando isso não acontece, quando seus colaboradores têm problemas e conflitos pessoais e profissionais, isso acaba impactando em seu desempenho, causando assim, o famigerado estresse.
 

Comunicação

 
Uma comunicação clara é fundamental para que tudo flua da melhor maneira possível dentro de uma empresa. E tenha certeza, este é um dos principais problemas dos mais diversos tipos de ambientes organizacionais, pois, muitas vezes, um gestor ou colaborador, deseja comunicar algo, mas não sabe qual a melhor maneira para fazer isso. Por não ter e não utilizar os mecanismos necessários para isso, que facilitam a comunicação eficiente, eles acabam distorcendo as informações e gerando um estresse desnecessário.
 

Os problemas do stress

 
Além destes fatores, existem muitos outros que, se observarmos bem, podem ser trabalhados e combatidos. Como estou trazendo um alerta para você, é necessário conhecer os problemas causados por este grande mal que vive nos ambientes organizacionais atualmente.
 

Cansaço e irritabilidade

 
Cansaço, fadiga muscular, nervosismo, irritabilidade, dores no corpo e muitos outros sintomas; são alguns dos problemas a serem enfrentados no ambiente de trabalho, quando colaboradores e gestores precisam lidar com situações estressantes em seu dia a dia. Para melhorar neste sentido, é preciso desacelerar e aproveitar, da melhor maneira possível, os momentos de folga e lazer.
 

Diminuição da produtividade

 
Este é também um dos principais sinais de estresse, já que, quando estamos passando por momentos de intensa pressão em nosso dia a dia, a nossa produtividade é, consideravelmente, afetada, diminuindo, assim o nosso ritmo de trabalho, impactando, também, nos resultados que a organização deseja alcançar.
 

Ansiedade e depressão

 
Consideradas as doenças do século, elas têm afetado diversos tipos de trabalhadores ao redor do mundo, que, por viverem situações de intensa pressão e cobranças, e não saberem muito bem como lidar com isso, acabam adoecendo e se afastando do ambiente de trabalho por longos períodos, causando um custo adicional às empresas e aos governos, que precisam arcar com os custos do adoecimento dos seus colaboradores e da perda destes talentos.
 
Tomar consciência de que levar seus funcionários ao limite, não é a melhor maneira de alcançar os objetivos que você almeja, para que sua empresa tenha, cada vez mais, melhores resultados, já é uma forma de afastar o estresse de sua organização. Sendo assim, comece agora mesmo a observar e combatê-lo, não deixando que nada disso aconteça em seu negócio.
 
Gostou deste conteúdo? Continue me acompanhando para ter acesso a mais sacadas empreendedoras e melhorar ainda mais o desempenho de sua empresa.