Potencialize seus relacionamentos interpessoais

Potencialize seus relacionamentos interpessoais

Todo ser humano é relacional. Na verdade, nós precisamos construir bons relacionamentos para alcançarmos nossos sonhos e objetivos e, consequentemente, sermos pessoas plenas e felizes na vida. Isso também faz parte do nosso processo de desenvolvimento como empreender e ser humano e tanto em casa, com nossos familiares, amigos, nossos respectivos cônjuges, como também como empresários, com nossos colegas funcionários, clientes, parceiros, sócios e fornecedores.

A maneira como você se comporta e mantém suas relações interpessoais é determinante para que você obtenha o sucesso que tanto sonha em sua vida. Não quero dizer aqui que você precisa ser o “amigão” de todos ao seu redor, ou sair para o happy hour toda semana com o pessoal do trabalho ou com sua equipe. O que quero dizer é que é necessário manter uma relação harmoniosa e respeitosa com todos para você se tornar o empresário ou empreendedor que tanto deseja ser.

Sei que lidar com as diversas facetas que cada ser humano apresenta não é uma das tarefas mais fáceis que existem. No entanto, não é isso que o fará desistir, afinal de contas não há muita opção, já que, todos os dias precisamos desenvolver, da melhor maneira possível, nossos relacionamentos.

Relacionamentos valem mais do que técnica

 
Tenho certeza que você já ouviu falar que para ter sucesso na vida é preciso investir em conhecimento, ou seja, ler bastante livros, jornais, portais de notícias; fazer uma boa graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado; assistir a filmes, vídeos e documentários, por exemplo. É claro que tudo isso é essencial, já que você precisa de um bom embasamento teórico para desenvolver soluções criativas para as mais diversas situações do dia a dia.

Porém, antes de tudo isso, é preciso também saber se relacionar em casa e no trabalho. Ser cordial, educado, prestativo, ético, entre outros comportamentos e características positivas na relação interpessoal que você desenvolve diariamente com a sua esposa (o) ou com o seu liderado, farão com que você seja uma pessoa respeitada e consequentemente, com que todos se coloquem à disposição para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Sendo assim, o conhecimento técnico é muito importante, mas ele de nada adianta, se você é alguém que trata todo mundo mal, que não respeita o jeito de ser do outro, não tem empatia e não aceita cada pessoa como ela é.

Dicas para um bom relacionamento interpessoal

 
Pensando nisso, elaborei algumas dicas, que acredito serem essenciais para que você tenha sucesso pessoal e profissionalmente. Confira:

Seja cordial

 
Pode parecer redundante, mas vale a pena lembrar, que educação é fundamental, seja no relacionamento interpessoal no trabalho ou entre os seus familiares. Um simples “bom dia”, “obrigado”, “por favor”, “com licença” faz toda a diferença no seu dia e no dia da pessoa que recebe. Além disso, receber as pessoas com um sorriso no rosto, alegria, disposição e uma palavra de incentivo, faz com que todos o admirem e respeitem ainda mais.

Ouça mais. Fale quando necessário

 
Hoje em dia, o que mais podemos observar é um anseio das pessoas em falar e emitir opiniões, principalmente nas redes sociais, e vê-se muito pouco alguém ouvindo verdadeiramente, prestando atenção no que o outro tem e quer dizer. Diante disso, acredito que precisamos fazer este exercício diário de ouvir mais e falar menos, pois vejo que muitas pessoas necessitam serem ouvidas e não encontram espaço para se expressarem e mostrarem quem realmente são.

Isso não quer dizer que você tem que ser omisso. Você pode sim e, inclusive, deve dar opiniões e sugestões, oferecer seus feedbacks à equipe desde que, claro, elas não ofendam ou denigram a integridade de ninguém. No entanto, é essencial compreender todos os ângulos das situações que o cercam, para não sair por aí falando o que não deve. Ah, ouvir mais representa também buscar receber feedbacks sobre sua atuação como empreendedor e fazer isso uma oportunidade de melhoria contínua.

Faça esse teste e observe que seus relacionamentos vão melhorar ainda mais assim que você passar a ouvir mais o que as pessoas têm a lhe dizer.

Desenvolva a empatia

 
Empatia é uma das palavras e comportamentos chave em todos os tipos de relacionamentos. Entender o que o outro passa, como ele se sente e, com isso, buscar ajudá-lo com os recursos que estiverem ao seu alcance, fará com que as suas relações deem um salto incrível de melhoria.

Lembre-se, que você pode e deve se colocar no lugar do seu interlocutor, mas sem esquecer dos seus próprios anseios e expectativas, já que você também é parte importante nas relações que desenvolve ao longo de seu caminho.

Coloque-se à disposição

 
Assim como ouvir mais, precisamos nos colocar mais à disposição das pessoas para ajudá-las a alcançarem seus objetivos, pois nós dispomos de habilidades e conhecimentos que, às vezes, a pessoa ao nosso lado não tem. Quando ajudamos o outro, sem cobrar ou pressioná-lo para nos devolver algo em troca, conseguimos ficar muito mais satisfeitos e realizados e deixar as pessoas do mesmo jeito.

Seja otimista

 
Acredito que você conhece ou já conheceu alguém que só reclama das adversidades e tem uma postura negativa diante das mais diversas experiências que acontecem em sua vida. Geralmente, este tipo de pessoa acaba afastando os outros, por conta deste tipo de comportamento, pois isso é altamente contagioso, ou seja, quando você se dá conta está reclamando de tudo e não consegue enxergar mais nada de positivo nas coisas que acontecem em sua vida.

Por isso, a dica que lhe dou é: evite este tipo de comportamento em sua empresa. Procure sempre ser otimista, ver o lado bom das coisas, independente se foi algo ruim ou não, pois de pessimistas o mundo está cheio e precisa ser mais contaminado por atitudes de amor e colaboração. Esta também é uma excelente maneira de você tornar suas relações ainda mais leves, confiantes e seguras.

Julgue menos

 
Deixei esta dica para o final de propósito, pois acredito que todas as outras dependem dela, já que, a partir do momento que buscamos compreender mais a forma como o outro se comporta, julgando cada vez menos suas atitudes, mostramos que valorizamos a pessoa e a aceitamos, independentemente de seus pontos de melhoria.

Acredito, com veemência, que tudo parte daqui, do momento em que aceitamos, sem julgar, as pessoas como elas são, com seus defeitos e qualidades, tentando sempre entender seus comportamentos e se colocar no lugar de cada uma delas, compreendendo também suas dores.

É importante lembrar, que isto serve, não só para o outro, mas para nós mesmos, pois a autoaceitação também é essencial para a nossa própria felicidade e sucesso profissional e pessoal.

*Dica bônus: Desenvolva o seu autoconhecimento

 
Para obter melhorias em seus relacionamentos interpessoais, é preciso também que você invista em seu autoconhecimento, pois, dessa maneira, você saberá como se comportar melhor em determinadas situações e vai também reconhecer os recursos internos que tem para ajudar aqueles que estão ao seu redor.

Veja que, ao longo deste texto, minha intenção foi fazer você refletir e compreender que, para termos melhores relacionamentos, precisamos potencializar muitas coisas em nós mesmos e, à medida que isso acontece, conseguimos observar uma evolução em nossas relações, o que impacta diretamente no sucesso que queremos alcançar para sermos pessoas mais plenas, felizes e realizadas. Como eu disse no início, não é uma tarefa simples, o que não quer dizer que seja impossível, basta um pouco mais de força de vontade. Tenho certeza e confiança que você consegue.

E agora, você acredita que pode começar a potencializar seus relacionamentos interpessoais? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais!