Já se foi o tempo em que era possível viver sob a chancela do “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”. Ser exemplo de conduta no ambiente de trabalho, independente de estar ou não numa posição de liderança, é fundamental para quem deseja crescer na carreira. Vivemos num momento em que cada atitude que tomamos fica registrada de alguma forma, exigindo de nós grande atenção quanto aos nossos compromissos e ética.

Conduta Pessoal e Profissional Devem Ser uma Só

A forma mais verdadeira e simples de seguir uma conduta ética no ambiente de trabalho, inspirando colegas e subordinados, é compreender que não existe separação entre a ética pessoal e profissional. O conceito de ética se refere ao conjunto de valores morais que regem a maneira como o indivíduo se comporta.

Muitas empresas têm seu próprio código de ética, no entanto, analisando o âmago da questão percebemos que os principais valores morais não se alteram. Basicamente, uma pessoa que pode ser tomada como exemplo é aquela que não mente, não rouba, não utiliza meios antiéticos para prejudicar colegas, não usa o trabalho alheio sem os devidos créditos, entre outras coisas.

Todos esses comportamentos devem estar presentes em nossa vida pessoal também. Então, se chega ao ponto em que fica claro que se você não é uma pessoa ética com seus familiares e amigos, dificilmente conseguirá ter esse conjunto de atitudes no universo corporativo. Há muitos casos de companhias que optaram por desligar de seus quadros indivíduos bem qualificados, pelo simples fato de que eles não atendiam as exigências de conduta ética.

Como Se Tornar um Exemplo de Conduta Para Todos na Empresa?

Embora quase todo mundo tenha o desejo de ser uma pessoa eticamente correta e manter uma conduta adequada, existe a barreira de ser humano. É intrínseco ao ser humano alguns comportamentos que podem se tornar reprováveis, porém, esse indivíduo não toma tais atitudes necessariamente porque quer.

Para se tornar uma pessoa melhor e exemplo para os demais, é essencial se manter vigilante do próprio comportamento. A seguir, listei algumas dicas que vão te ajudar a alinhar a sua conduta com o que se espera no ambiente corporativo.

Mantenha o respeito pelo próximo

A questão chave quando se fala sobre conduta ética no trabalho, certamente é o respeito ao próximo. Colaboradores que são gentis com os colegas e proativos na resolução de problemas, mesmo que estes não pertençam ao seu setor, se destacam positivamente diante de seus pares e dos superiores. Se pensarmos na prática trata-se apenas de olhar com empatia para o outro.

Esteja vigilante: Fique atento aos momentos em que estiver pensando em tomar determinada atitude que poderá beneficiar a si mesmo em detrimento dos demais. Pode ser tentador passar por cima de um colega para ter mais chances de fechar um contrato de impacto para a organização, porém, lembre-se que você deve vencer a concorrência de forma limpa e em condições justas para ambas as partes.

Assuma seus erros

Se tem algo que incômoda os gestores, de maneira geral, é ter em sua equipe pessoas que se focam em jogar a culpa dos erros nos outros ao invés de usar essa energia para encontrar soluções. Na maioria dos casos nem se tem tempo para julgar os erros que foram cometidos, mas se precisa de uma solução eficiente na manga. O profissional com conduta ética assume a responsabilidade por aquilo que foi feito por ele e busca contribuir com ideias.

Esteja vigilante: Além de assumir os erros que você cometeu, é interessante ser solidário com os colegas que, eventualmente, se encontrarem nessa mesma situação. Além de prestar apoio cuide para não criar um julgamento desnecessário a respeito de uma decisão equivocada dos outros.

Deixe sua vida pessoal da porta para fora

A tecnologia nos permite manter contato com amigos e familiares o tempo todo, seja pelas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. No entanto, o que as organizações esperam de seus colaboradores é que estes deixem sua vida pessoal da porta para fora. Estar constantemente com o celular em mãos é um comportamento negativo que pode, inclusive, influenciar os outros funcionários.

Esteja vigilante: Obviamente, há exceções, quando um familiar está com problemas de saúde ou passando por uma cirurgia, por exemplo, é natural ficar com o celular à vista para acompanhar a situação e poder ajudar se for necessário. Porém, se não existe nenhuma emergência, não faz sentido permanecer com o celular no seu campo de visão. Quando um colega não se permite ficar alheio ao ambiente de trabalho é natural que os demais indivíduos se sintam inibidos.

Manter uma conduta ética não é um diferencial e sim uma obrigação de todos, afinal os códigos morais da sociedade e da empresa foram criados para inibir comportamentos inaceitáveis. Ser uma pessoa ética em sua vida pessoal reflete diretamente na sua capacidade de servir de exemplo para os seus colegas.

Copyright: 211930627 – https://www.shutterstock.com/pt/g/docstockmedia