Melhore seu ambiente de trabalho com plantas.

Melhore seu ambiente de trabalho com plantas.

Adicionar um toque verde ao escritório é uma forma de torná-lo mais agradável e convidativo. Para isso, indico a escolha de plantas para ambiente fechado, que são adequadamente adaptadas para sobreviver com pouca luz e resistindo a intempéries, como o ar-condicionado. As plantas oferecem uma série de benefícios como o fato de tornarem o ar mais puro e melhorarem a umidade natural do ambiente.

Dicas para melhorar seu ambiente de trabalho você confere acessando o meu canal. Inscreva-se agora!

Dicas de Plantas Para Ambiente Fechado

A seguir, reuni uma lista de plantas para escritório, opções indicadas considerando o pouco acesso à luz entre outras condições do ambiente.

Zamioculca

Uma das melhores plantas para ambiente fechado, a Zamioculca se destaca por precisar apenas de uma rega semanal, bem como se adaptar bem a ambientes com pouca incidência de luz natural. Mesmo quando fica sem os devidos cuidados, essa planta se mantém bonita, contudo, fica a dica para não deixá-la exposta diretamente ao sol, que pode queimar as suas folhas.

Suculentas

Essas plantas pouco exigentes em relação à luz e água, se tornaram as favoritas de quem precisa de espécimes para ambientes fechados. Precisando de cerca de 4 horas diárias de sol, essa planta pode ser colocada num ponto próximo a uma janela, por exemplo, em que há incidência de luz solar em algum momento do dia. Além disso, pode ser regada uma vez por semana de maneira que não exige controle frequente.

Para dar mais conforto às suas suculentas, a dica é apostar em vasos de cerâmica, pois esse material apresenta maior absorção de água, permitindo que elas se mantenham hidratadas, mas não encharcadas – o que pode levar ao apodrecimento. Crie um visual mais interessante com terrários que tenham mais de um tipo de suculenta.

Chamaedorea

Trata-se de uma palmeira que não ultrapassa os dois metros de altura sendo perfeita para adornar o escritório. O único cuidado mais frequente com ela é a rega que deve ser feita sempre que se observar que a terra ficou seca. Uma planta que não tem problemas em ficar longe da luz solar e que tem predileção por ambientes úmidos, pode ser adicionada a copa do escritório.

Espada de São Jorge

Um dos clássicos de plantas para ambiente fechado, a Espada de São Jorge, oferece um visual ornamental para deixar o escritório com mais energia. Os cuidados com ela incluem mantê-la a meia-sombra e regar a cada 15 dias sem molhar as suas folhas. Sua resistência e capacidade de purificar o ar permitem que seja adicionada aos mais variados ambientes da empresa.

Antúrio

Uma bela opção para quem deseja decorar o escritório com plantas, se adapta muito bem a vasos, e deve ser mantida em locais de meia-sombra evitando a escuridão total. Se o arranjo de antúrios for ser colocado no jardim da companhia à dica é deixa-lo a sombra de outras plantas.

Jiboia

Por mais curioso que pareça essa trepadeira está na lista de plantas para escritório por ter a capacidade de se desenvolver mesmo em ambientes de sombra. Quando cresce recebendo pouca luz solar suas folhas ficam menores e de um tom verde. Já quando recebem luz solar apresentam folhas maiores e com mais variação de cor.

Como as Plantas Melhoram o Ambiente?

Para quem ainda está se perguntando por que investir tempo e dinheiro em adicionar e cuidar de plantas no escritório fiz uma pequena lista de benefícios que elas oferecem:

Qualidade do ar: As plantas têm a capacidade de filtrar os agentes poluentes presentes em ambientes fechados. Porém, para que elas realizem essa tarefa no ápice do seu potencial recomendo deixa-las próximo a uma janela.

Melhora do humor no ambiente de trabalho: Uma pesquisa norte-americana descobriu que os colaboradores que têm plantas em seu ambiente de trabalho se mostram mais satisfeitos e felizes do que aqueles que não têm esse toque verde.

Aumento da umidade do ar: Você sabia que cerca de 97% de toda a água absorvida pelas plantas é devolvida ao ambiente na forma de umidade? Essa ação faz com que a umidade do ambiente melhore em aproximadamente 15%. Os ambientes internos se tornam mais confortáveis.

Aumento da produtividade: Já está comprovado cientificamente que a presença de plantas no ambiente de trabalho melhora significativamente a produtividade. Os indivíduos que tem plantas em seu entorno se mostram mais criativas e com maior empenho em realizar as suas tarefas.

Redução do estresse: Outra pesquisa referente à presença de plantas no ambiente de trabalho detectou que a presença delas ajuda a reduzir o estresse permitindo que as pessoas usem as suas capacidades cognitivas de uma forma melhor. Outro ponto positivo é que as plantas para escritório ajudam a fazer com que as pessoas que circulam nesse ambiente tenham uma percepção mais leve do mesmo.

As plantas para ambiente fechado podem transformar o escritório num local mais agradável e positivo. Então, que tal fazer uma seleção de algumas opções e adicioná-las à decoração da sua empresa?

Tudo sobre Ambiente de Trabalho e melhorias você encontra no meu canal. Acesse e inscreva!