O que dificulta o cumprimento de suas metas?

O que dificulta o cumprimento de suas metas?

Sempre vemos diversos profissionais falando a respeito da importância de termos metas na vida, seja no âmbito pessoal ou profissional. Esta é uma grande verdade, pois precisamos ter objetivos para que eles nos movam e nos impulsionem sempre para frente. Porém, muitos têm dificuldade de colocar as suas metas em prática, isso pode acontecer por várias razões e é sobre este tema que irei falar.
 

Os Motivos Que Levam as Pessoas a Não Cumprirem Suas Metas

 
A maioria das pessoas afirma compreender a importância da definição de objetivos, mas, na verdade, cerca de 80 por cento delas nunca definiu metas. Isso é especialmente comum entre aqueles que não estão envolvidos em algum tipo de negócio ou empreendimento empresarial que trabalhe com metas. Existe, ainda, outro grupo de pessoas que definem metas, mas não conseguem tirá-las do papel.
 
Quando se trata de metas, existem duas categorias: ser e fazer. Em outras palavras, quem você quer ser ou o que você quer alcançar? Dentro de cada categoria, há quatro áreas: riqueza, saúde, relacionamentos e autorrealização. Assim, qualquer objetivo que você definir vai se encaixar em uma dessas áreas. Para ter uma vida plena e objetiva, é preciso ter objetivos tanto relacionados a ter quanto ser, dentro de cada uma das quatro áreas.
 
Porém, antes de sair correndo e estabelecer metas de forma aleatória, é necessário saber quais são as armadilhas que deve evitar. Confira as razões mais comuns que levam as pessoas a não cumprirem as suas metas.
 

O Medo do Fracasso

 
Algumas pessoas têm medo de falhar e isso as impede de agir e buscar seus objetivos. Elas não acreditam no seu potencial e acham que sempre terá alguém julgando suas atitudes. Indivíduos que pensam assim mantêm suas vidas estagnadas e não conquistam coisas novas. Se você já sentiu medo de fracassar, não deixe que ele te domine, buscar o autoconhecimento é a melhor forma de saber qual é o seu potencial e aprender a confiar nele.
 

Não Compreender o Processo de Definição de Metas

 
Muitos acreditam que definir metas significa, simplesmente, colocá-las no papel. Esse pensamento impede que as pessoas tenham sucesso, porque uma meta não é apenas seguir uma lista e riscar o que foi cumprido, mas sim mudar suas atitudes a longo prazo.
 
Um indivíduo que tem o objetivo de emagrecer, por exemplo, precisa, mais do que criar uma lista com os alimentos que deve ingerir e quilos que pretender perder, mudar os seus hábitos. Essa mudança é fundamental para que a meta seja alcançada e isso é necessário para qualquer coisa que se pretende realizar.
 

Falta de Compromisso com a Meta

 
Mesmo que as pessoas afirmem que querem atingir um determinado objetivo, na verdade, são poucas as que estão realmente comprometidas com ela. Devido a esta falta de compromisso, elas não se esforçam para chegar aonde desejam. E como com qualquer coisa na vida, se você não se dedica, terá sempre resultados medíocres. O comprometimento é crucial para alcançar qualquer objetivo.
 

Falta de Atitude

 
Depois de definir uma meta, anotar datas e estabelecer os passos a serem tomados, algumas pessoas simplesmente param de agir. Elas dificilmente dão o primeiro passo necessário para progredir em direção ao seu objetivo. Porém, se não começamos algo, não iremos a lugar algum, já que sem ação nada acontece. Então, se você criou uma lista de metas, pergunte-se quais são as atitudes que precisa tomar para alcança-las. Depois disso é necessário sair da inércia e começar a agir.
 

Falta de um Objetivo Real

 
As pessoas, muitas vezes, começam a estabelecer metas sem um objetivo sólido sobre o que querem ser ou ter. Porém, se você não tem um destino em mente, então nunca saberá que caminho tomar para chegar aonde quer ir. Seu destino deve ser claro – algo que possa visualizar e descrever para os outros. Sem uma visão bem definida do que você quer, estará sempre mudando de objetivos e não conquistará nenhum.
 

Falta de Planejamento

 
Embora muitas pessoas entendam a fórmula da definição de metas, elas não têm um plano para alcançá-las que leve em consideração as suas experiências. Em outras palavras, elas negligenciam talentos que possuem e que podem ajudá-las a alcançar seus objetivos. Cada um de nós possui talentos diferentes e é necessário que conheçamos nosso potencial, a fim de utilizá-los na hora de criar um planejamento. Pense nas habilidades que possui e veja como cada uma delas pode te ajudar a realizar o que almeja.
 

Ter Muitos Objetivos

 
Algumas pessoas têm tantos objetivos que acabam se sentindo perdidas em relação à realização de cada um deles. Atingir apenas um alvo é bastante difícil, atingir três alvos simultaneamente é praticamente impossível. Portanto, determine um objetivo para focar de cada vez e elimine outras metas que são secundárias.
 
Isso não quer dizer que você nunca deve ter mais de uma meta, mas significa que você tem consciência de que precisa se dedicar a uma coisa de cada vez para agir com eficácia. Escolha o objetivo que lhe dará o maior retorno sobre o esforço e se concentre nele em primeiro lugar. Uma vez que foi alcançado, poderá se concentrar em outros objetivos na sequência.
 
Você tem dificuldade para cumprir as suas metas? Com qual dos motivos que citei você mais se identificou? Conte-me nos comentários.