Fiz uma live com meu grande amigo Geronimo Theml e reuni alguns insights interessantes neste artigo

Fiz uma live com meu grande amigo Geronimo Theml e reuni alguns insights interessantes neste artigo

Fiz uma live com meu queridíssimo amigo Gege (Geronimo Theml), referência em desenvolvimento humano no país. 

E o tema da nossa live foi pensado para te incomodar e te fazer agir: “Que tal parar de tentar e começar a conseguir?”

A palavra tentar é um atentado a qualquer projeto que você se proponha a fazer. Porque antes mesmo de começar, você já deu o comando para o cérebro de que não vai conseguir. É autosabotagem da brava. 

Quantas vezes você já disse para si mesmo que iria:

  • TENTAR fazer seu negócio prosperar?
  • TENTAR vender e bater meta no final do mês?
  • TENTAR empreender e fazer o que gosta de verdade?

Agora o termo de comando é EXECUÇÃO e abaixo você vai entender algumas estratégias práticas para dar um reebot na sua programação mental e aniquilar a palavra tentar na sua vida. 

Primeiro, vamos entender (e cortar) o mal pela raiz. 

3 RAZÕES QUE TE TRAVAM NA HORA DE ENTRAR EM AÇÃO:

 

1) O SER HUMANO FOI CRIADO PARA SER MEDÍOCRE 

 
Somos treinados para viver um SCRIPT: nascer, crescer, estudar, se formar, casar, se aposentar e morrer. A maioria de nós vivemos um roteiro previsível com começo, meio e fim em uma linha linear.

Aprendemos a buscar o final feliz e esquecemos que a verdadeira felicidade está na jornada. Podemos sim sermos felizes enquanto vivemos um capítulo de cada vez e não só quando chega no final livro.

O fato é que quem quebra o SCRIPT é taxado de maluco, sonhador e irresponsável. Mas no fundo, todo mundo quer sair da mediocridade e não consegue por foi treinado desde criança a ficar na média. 

Um exemplo básico:

Na escola você tira 10 em matemática e 3 em português. Qual matéria vão te pedir para estudar mais? A matéria que você não está tão bem.

Pode ser que você tenha notas mais baixas em português porque não gosta ou porque não tem habilidade mesmo. Estuda bastante, sua nota melhora um pouco e vai para 7. Pronto! O que importa é que foi aprovado. 

Fomos treinados a passar na média na escola e a maioria repete esse padrão ao longo da vida sendo mediano em tudo. 

 

2) VIVEMOS O EFEITO CARANGUEJO 

 
Já reparou que quando você solta um monte de caranguejo no balde nenhum deles consegue sair?

Eles não saem porque seguram um nos outros e vão despencando pela lateral do balde. 

Assim é com a sociedade também. Estamos em um grande balde onde os seres humanos acham melhor puxar o outro para baixo para se sentirem menos pior. 

Isso acontece porque nós só sabemos que estamos na mediocridade quando alguém sai da média. 

Por exemplo, se um empresário que é 5 ou 10 anos mais novo que você chegar a resultados bem maiores do que os seus, é natural se comparar e perceber que na verdade você está na média. 

A tendência das pessoas medíocres é puxar o outro para não se exporem. Elas não querem se sentir inferiores, pequenas ou menos capazes. 

Todos querem ser admirados como pessoas diferenciadas mas poucos têm a coragem de fazer diferente. 

É uma linha tênue entre a necessidade de pertencimento a um grupo de semelhantes e a necessidade de ser um caranguejo fora do balde. 

 

3) A MAIORIA TENTA DA FORMA ERRADA

 
Existem 2 métodos para gerar resultados na vida e no negócio. 

Método errado: 100/100

Método certo: 80/20 

O método 100/100 é quando a pessoa dá tudo de si, ultrapassa seus limites e perde a intensidade em pouco tempo. Desiste no meio do caminho.

Por exemplo, uma pessoa está acima do peso e quer emagrecer. Então ela começa a treinar 2 horas por dia, todos os dias em jejum intermitente

O que acontece com ela? Chega a exaustão e abandona o projeto no meio. Porque ela quer emagrecer em 1 mês os quilos que acumulou ao longo meses ou anos.  

O método 20/80  é quando essa mesma pessoa que quer emagrecer, faz 20% de esforço para ter 80% do resultado. 

Ao invés de parar de comer, a pessoa passa a se alimentar melhor com orientação de um nutricionista que adequa a rotina alimentar conforme objetivo e necessidades da pessoa.

Ao invés de malhar 1 mês com intensidade máxima levando o corpo a exaustão, ela malha a vida toda com constância.

Todos os dias há uma pequena vitória com o consistencia de fazer o que precisa ser feito e que dará resultados muito maiores a longo prazo. 

Quando você faz isso, você tem muito mais força magnética para tirar seus projetos do papel. É como se você estivesse subindo uma escada. 

Você pode olhar para o centésimo degrau mas seu esforço precisa estar focado no próximo degrau. 

 

E COMO FAZ PARA QUEBRAR O CICLO DA MEDIOCRIDADE?

 

1) DOMINE SUA BIOLOGIA 

 
Biologicamente o ser humano vem para o mundo com 2 papéis a serem cumpridos: sobreviver e reproduzir. 

Por isso é tão atrativo ficar na zona de conforto e buscar o prazer imediato. A briga biológica é injusta porque ela te faz permanecer no médio, no medo, na preguiça e na procrastinação.

O despertador toca e seu cérebro te pede para dormir mais 15 minutos. E assim segue o padrão onde dias viram semanas e semanas viram anos. Quando você percebe já não tem mais tempo para viver seu o sonho.

Essa voz interior é sabotadora e tem a ver com nossa ancestralidade. O homem ancestral não focava no futuro, ele vivia o presente, o prazer imediato. O foco dele era manter a família segura na caverna e fazer caça para encontrar a próxima refeição.

Só que o ser humano é tão maravilhoso que desenvolveu o neocórtex que é a região mais recente do cérebro em termos evolutivos. O neocórtex é responsável pelas habilidades mais complexas que nos diferencia dos outros animais e nos ajuda a nos comunicar, escrever, socializar, criar e tomar decisões. 

Quando você entende seu sistema biológico, passa a assumir o comando dele. O ponto chave para sair do destravamento é gerenciar a própria biologia criando rituais que te deixam na zona de incômodo. 

 

ZONA DE INCÔMODO EM 4 DIMENSÕES

 
1) Corporal: se exercite todos o s dias e se alimente bem. 

2) Emocional: cultive sentimentos de gratidão e perdão. 

3) Racional: amplie seus conhecimentos com leituras e cursos. 

4) Espiritual: se conecte com sua fé da maneira que você acredita. 

 

OS 3 D’s PARA COMEÇAR, CONTINUAR E CONCLUIR QUALQUER PROJETO

 

1) DECISÃO 

 
É o que te te faz dar o primeiro passo. Eu gosto de dizer que para subir de nível você precisa tomar decisões viscerais.

Que decisões viscerais são essas? São aquelas que te desafiam a ponto de você sair do lugar mas não extrapolam os degraus da escada que você precisa subir. 

Por que o que você não faz hoje o que gostaria? 

Porque ao longo da vida você vem falando para si mesmo afirmações negativas de validam a sua incapacidade de fazer diferente. 

Quantas vezes você viu pensando: “E se eu não conseguir?” “E se me acharem ridiculo?” “E se eu fracassar?” “E se perder dinheiro?” “E se eu não tiver apoio?”…

Vira esse “E SE” do avesso e pensa assim:

“E se der certo?” “ E se eu ficar mais rico?” “E se eu me tornar uma pessoa melhor?” “E se eu conseguir viver como sempre quis?”

Anota essa frase: Tudo aquilo que você fala para si mesmo, cedo ou tarde, se torna verdade. 

 

2) DETERMINAÇÃO 

 
É o que te faz continuar. 

 

3) DISCIPLINA 

 
É o que te protege de não parar. 

Vamos imaginar que você tomou uma cervejinha no domingo até mais tarde e na segunda tem uma reunião importante mas você tá mal. 

Se você tem paixão pelo seu negócio, eu tenho certeza que vai levantar da cama, tomar aquele banho e vai fazer a melhor reunião da sua vida. 

Não foi a motivação que te fez levantar, foi a disciplina que é fruto da paixão. 

É como uma mãe que levanta de madrugada para dar mamar para o seu bebê que chora de madrugada. 

Nem sempre ela vai acordar motivada porque está mais cansada ou com sono em certo dias mas ela SEMPRE terá disciplina para levantar e fazer o que é necessário para cuidar do seu filho.

É como se nós empreendedores fôssemos mães e nossos projetos/negócios fossem nossos filhos. Nem sempre tem motivação mas sempre precisa ter disciplina.

 

COMO PARAR DE TENTAR E COMEÇAR A REALIZAR 

 

1)FRACIONE SUAS METAS 

 
Vamos supor que você quer emagrecer. Quais são as 2 coisas que vem na sua cabeça? Fazer exercício e comer bem. É isso! Você está certo. Não existe dieta milagrosa. 

É o básico que dá certo. O sucesso está no óbvio. Não existe atalho. É fazer o que precisa ser feito com o pé no chão. 

Por exemplo, o Gerônimo compartilhou na live está lendo um livro. Ele vai conseguir ler o livro todo de uma vez? Não. Ele lê todos os dias um pouquinho. 

Ele ele passou um aprendizado cabuloso que eu concordo com cada ponto e vírgula: 

“VOCÊ NÃO VEIO PARA SER MELHOR DO QUE NINGUÉM. VOCÊ SÓ VEIO PARA SER TUDO QUE VOCÊ PODE SER”. 

Então para de se comparar com a quantidade livros que o fulano leu ou quantos quilos que ciclano emagreceu. O mesmo se aplica ao seu negócio:

O DIA QUE VOCÊ DEIXAR DE SER OBCECADO PELA CONCORRÊNCIA E PASSAR A SER OBCECADO PELOS SEUS CLIENTES, SEUS RESULTADOS ESCALAM.  

 

2) TENHA UM PROPÓSITO INABALÁVEL

 
Todo mundo já pensou em desistir. Eu já pensei e os melhores do mercado também, até aqueles que você coloca no pódio como empresários imbatíveis. 

Somos todos seres humanos que em alguns dias estão mais motivados e em outros não. É normal. O que faz as maioria das pessoas desistirem no meio do caminho não é a falta de força mas sim a falta de propósito. 

Inclusive, o Gerônimo deu um exemplo muito forte de propósito com a cena da maratonista de Dallas que já e

Assiste esse vídeo:


 

3)O ÚNICO PEDIDO QUE EU FARIA AO GÊNIO DA LÂMPADA

 
Se eu tivesse um gênio da lâmpada para fazer um único pedido da vida, seria: RESILIÊNCIA. 

A resiliência é uma competência emprestada da física. Toda molécula que recebe um impacto e volta a seu estado natural é resiliente. 

É como uma bolinha de tênis. Em um jogo quando ela leva raquetada, ela não só volta ao seu estado normal como também ganha mais 3 vetores: 

  1. Força
  2. Velocidade 
  3. Direção

 

A vida é um grande jogo de tênis. Você vai levar raquetada o tempo todo e precisa ser como uma bolinha de tênis que toma impacto e volta ao seu estado natural com muito mais força, velocidade e direção. 

Sempre vai aparecer algum motivo para te fazer desistir, seja um sócio que te roubou, o casamento que não vai bem ou a economia que está em declínio. 

É impossível a gente parar de levar raquetada. O que muda não são as situações mas a forma como você reage. E isso só é possível quando você gerencia sua biologia. 

“A VIDA NÃO É O QUE ACONTECE COMIGO. A VIDA É O QUE EU FAÇO COM O QUE ACONTECE COMIGO”. 

 

4) ABSORVA MENOS E APLIQUE MAIS 

 
Agora que você leu esse resumo até aqui, interaja com esse conhecimento. 

Quando você absorve uma informação e não usa de alguma forma, não retém o conhecimento e não instala na memória de média e longa duração. E se não está na sua memória de longa e média duração então você não coloca em ação. 

Então esse conhecimento só está te engordando. E o fato é que as pessoas estão obesas de informação e raquíticas de ação. Como já disse meu amigo Gegê: “O mundo não é de quem fala. O mundo é de quem faz”. 

TODO PROJETO FOI CRIADO PARA DAR CERTO.

Se você acredita foi criado por Deus ou pela natureza, pela ciência, entenda que você é um projeto que foi feito para dar certo. 

Não abra mão de ser um projeto bem sucedido. Vai lá e dê certo mesmo que seja para honrar seu criador. 

É improvável você não vencer uma batalha porque você foi abençoado pelo dom da vida. A batalha mais difícil que você venceu foi no seu nascimento. 

Entre milhares de espermatozóides, você foi o único que conseguiu. Você tem uma força superior gigantesca. Se aproprie dela!

Faça uma pequena coisa diferente hoje conquiste uma pequena vitória. O acúmulo de pequenas vitórias a longo prazo muda toda e qualquer realidade. 

E para encerrar, pega esse aprendizado cabuloso que o Gege compartilhou em nossa live!

 

“Não fale do que você quer viver. Viva do que você quer falar.”

 

Pega esse princípio e aplica!