Antes da abertura de um empreendimento, é importante ficar atento aos 5 questionamentos listados.

Antes da abertura de um empreendimento, é importante ficar atento aos 5 questionamentos listados.

Aqueles que desejam ter o seu próprio negócio, devem ser capazes de responder a algumas questões que vão além de “como abrir uma empresa”, englobando uma avaliação sincera de si mesmos para ter uma ideia do possível sucesso ou fracasso. As estatísticas cruéis que apontam cerca de metade das micro e pequenas empresas fechando antes de completar 5 anos no mercado são alimentadas por pessoas despreparadas que se lançaram em atividades empreendedoras.

Tudo sobre empreendedorismo você confere acessando meu canal. Inscreva-se agora!

Você Sabe Como Abrir uma Empresa?

Se você decidiu abrir empresa, deve ter o conhecimento técnico de todos os documentos necessários, assim como um estudo de viabilidade do negócio. A partir do momento em que se tem todos os elementos práticos para dar início à realização do seu sonho de se estabilizar a frente da sua companhia, chega o momento de fazer a sua autoavaliação.

Nem sempre o problema que ocasiona o fechamento das organizações diz respeito à falta de dinheiro para investimento ou, então, a um mau momento do mercado. Em alguns casos, a questão-chave pode estar ligada à falta de competência administrativa ou emocional do gestor.

Lista de 05 Questionamentos Que Todo Empreendedor Deve Se Fazer

Antes da abertura de um empreendimento, o futuro empresário deve atentar para algumas questões essenciais que listei abaixo.

Pergunta 01: “Você tem o desejo de empreender ou somente quer se ver livre da rotina de trabalho?”

Estou começando com a questão mais importante da lista, pois se você está pensando em abrir empresa para se ver livre da rotina estressante do trabalho está seguindo o caminho errado. Não pense que ser o proprietário de uma companhia irá reduzir o número de tarefas ou a angústia de se sentir preso a uma mesa.

Se você sente que existe uma resistência da sua parte em se manter todos os dias indo ao escritório, repense a sua carreira, pois nenhum trabalho pode ser tão cruel com o emocional do profissional ou tão desgastante. Pode ser que você só precise de uma recolocação no mercado de trabalho, realizando outro tipo de trabalho. Empreendedorismo não é fuga!

Pergunta 02: “Tenho um sonho ou um projeto?”

Muito se fala a respeito do sonho de se tornar empreendedor e, realmente, ter a sua própria empresa é algo que se constrói emocionalmente com antecipação. Porém, não se pode ficar somente no campo do sonho, a ideia com que se trabalha deve ser passível de ser realizada, bem como se enquadrar num perfil de projeto.

Para ter a certeza de estar seguindo no caminho certo, pense se o produto ou serviço que você pretende oferecer tem um público-alvo definido, isto é, pessoas que necessitam e irão pagar por ele para ter as suas demandas atendidas. Em seguida, o futuro empreendedor deve fazer uma análise da concorrência, listando quais os diferenciais que o seu negócio poderá oferecer.

Pergunta 03: “Eu tenho um perfil inclinado a assumir riscos?”

Enquanto pesquisa como abrir uma empresa, o empreendedor já percebe que existem muitas chances de ter prejuízo, caso a companhia não apresente os resultados esperados. A questão central é: você é uma pessoa inclinada a assumir riscos? Para alguns indivíduos, é extremamente penoso viver com incertezas e tendo que se acostumar a ver seus planejamentos não sendo realizados.

No dia a dia de funcionamento de uma organização, é natural que aconteçam imprevistos, o que diferencia um empresário bem-sucedido daquele que acaba tendo as portas da sua organização fechadas é como reagir aos mesmos. Saber se reinventar e se consolidar novamente no mercado é uma característica imprescindível.

Pergunta 04: “Eu sei tomar decisões sob pressão?”

A principal mudança que irá acontecer na transição de empregado para proprietário de uma empresa é ser o indivíduo responsável por tomar decisões nos momentos com mais pressão. Estamos vivendo um momento em que não dá mais para ficar confortavelmente na cadeira vendo o tempo passar sem assumir alguns riscos e responder aos problemas do mercado imediatamente.

Sendo assim, antes de investir o seu capital na abertura de uma companhia, tenha a certeza de que você está preparado para ser desafiado e responder assertivamente. Tomar decisões é algo realmente imprescindível para a boa gestão de uma organização. Quem não suporta a pressão deve pensar um pouco melhor.

Pergunta 05: “Estou pronto para assumir todas as responsabilidades?”

Ser o dono de uma empresa significa assumir uma série de responsabilidades, como manter o negócio operante, pagar os funcionários, estar um passo à frente da concorrência e assim por diante. Um empreendedor que não reconheça em si mesmo a capacidade de se responsabilizar por esses setores terá dificuldades em administrar uma organização competitiva.

Novamente, cito a questão da pressão que será constante e que não pode se tornar um fator incapacitante. O empreendedor precisa estar pronto para responder ao mercado com o máximo de dedicação e assertividade.

Esses questionamentos te ajudarão a descobrir se você deve mesmo abrir empresa e, se for o caso, quais são as características que precisam ser repensadas!

Saiba mais sobre empreendedorismo para pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!