Dicas de filmes motivacionais para líderes

Dicas de filmes motivacionais para líderes

Filmes são universos a parte, pois seus enredos nos transportam para outras histórias e, muitas delas, nos trazem lições e inspirações importantes à nossa vida pessoal e profissional. No dia a dia de um empreendedor, tanto para relaxar quanto para inspirar, os filmes motivacionais trazem aquelas referências positivas que precisamos para seguir em frente, superar nossos próprios desafios e vencer também.
 

10 Filmes motivacionais que todo líder deve ver!

 
Segundo alguns especialistas, os filmes por unir diversos tipos de linguagens são excelentes formas de ensinar e motivar as pessoas. Por isso, se você empreendedor está precisando ter mais encorajamento e estímulo para fazer uma liderança efetiva, assista alguns desses títulos, reflita sobre suas histórias e inspire-se a ser o melhor líder que você pode ser.
 

Sociedade dos Poetas Mortos

 
Um filme de 89 que conta como um professor de literatura conseguiu transformar o modo como seus alunos entendiam a vida na época. A maior lição aprendida nessa história é procurar ser um líder que instiga e orienta seus companheiros a sair da zona de conforto e sim, ter mais pensamentos críticos e inovadores.
 

Beleza Americana

 
Filme de 99 que mostra um publicitário que quer mudar de vida. Um dos personagens mais marcantes é o chefe do protagonista que não tem nenhum tato e nem empatia ao conversar com seus funcionários. Dá para aprender bastante sobre o que não deve ser feito quando se é um líder.
 

Billy Elliot

 
Este filme a mostra a trajetória de um menino que quer fazer balé, mas é obrigado pela família a praticar uma luta. A ideia central dessa película é mostrar como a força de vontade transforma uma pessoa e como isso interfere diretamente no seu rendimento dentro de um trabalho ou estudo. Lição – quando um líder não está preparado para conversar e entender o que os seus funcionários querem, ele corre o risco de perder grandes profissionais.
 

Em boa companhia

 
Mostra um chefe experiente ser trocado por um mais novo no comando. A principal lição aprendida é não subestimar ou superestimar a inteligência e nem a experiência de nenhum funcionário. Por isso, a ideia é sempre, dentro de um negócio, unir forças e não separá-las.
 

À procura da felicidade

 
Este fantástico filme mostra uma história real de queda e superação de um pai de família que aposta tudo numa oportunidade que poucos em sua condição aceitariam. A lição aqui é nunca desistir, ser resiliente e ter certeza do que se quer.
 

Patch Adams – O amor é contagioso

 
Esse brilhante filme, também baseado numa história verídica, mostra a luta de um futuro médico para transformar a pesada experiência dos seus pacientes em estar doente em algo mais leve e, como, por meio da alegria, também é possível curar as pessoas. O personagem de Robbie Williams conquista a todos com sua sensibilidade e empatia e por isso, a moral da história é fazer algo de forma inovadora para mudar a vida das pessoas.
 

Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento

 
Essa película retrata a superação de uma mulher que representa um grupo de pessoa em busca de justiça. Entende-se aqui que o trabalho em equipe funciona muito bem quando se tem um líder motivado.
 

A corrente do bem

 
Outra obra nos mostra o quanto um grupo de pessoas unido pela mesma causa pode fazer a diferença. A história conta sobre a iniciativa de um aluno que cria um jogo de favores onde a cada favor recebido se deve retribuir o mesmo para três pessoas e assim por diante. A lição mostra que a empatia e pequenas ações podem mudar a vida das pessoas.
 

A rede social

 
Conta a história de Mark Zuckerberg um brilhante estudante de Harvard que cria a rede social mais usada no mundo, o Facebook. Essa história mostra como o espírito empreendedor e o um sonho na cabeça podem ser o gatilho para grandes realizações.
 

A teoria de tudo

 
Esse filme conta a história de um dos maiores físicos ainda vivos, Stephen Hawking e como o seu casamento e doença foram cruciais para que ele desenvolvesse mais e mais vontade de desafiar teorias e desenvolver suas próprias. Perfeito para inspirar tanto equipe como líderes que estão muito acomodados e mostrar a eles como tem gente por aí fazendo tantas coisas importantes e com bem mais dificuldades.
 

As reflexões pós-filme são essenciais

 
Usar filmes como fonte de inspiração só fará sentido se uma análise for feita após o fim da apresentação. Busque compreender quais foram os pontos mais marcantes e da história, quais semelhanças tem com a sua vida atual ou a que deseja ter e tire ensinamentos para seu dia a dia como líder.
 
Entenda que só consumir um filme não muda a vida de ninguém, pois se você como líder não se conectar não com a mensagem central, será apenas tempo perdido. Aproveite minhas dicas, assista esta lista, motive-se e inspire-se!