Você conhece as ações que te fazem perder tempo?

Você conhece as ações que te fazem perder tempo?

Você é empreendedor e tem a constante sensação de que não tem tempo para nada? Saiba que isso pode ser consequência de ações que te fazem perder tempo de maneira quase invisível dificultando o caminhar da sua empresa. Quando estamos inseridos dentro de uma situação dificilmente conseguimos enxergar o que está errado para poder mudar. Identificar onde estão os vácuos de tempo da sua rotina é a forma mais inteligente de se planejar melhor.

Saiba Quais São as 30 Ações Que Fazem Empreendedores Perderem Tempo

Para aumentar a sua produtividade leia com atenção a lista com as 30 ações que te fazem perder tempo e tente eliminá-las da sua rotina.

1 – Centralização de tarefas

Para não perder tempo tentando fazer tudo sem fazer nada é crucial aprender a delegar tarefas, para isso você deve contar com uma equipe em que possa confiar.

2 – Centralização de poder

Outro tipo de centralização que faz o empreendedor perder tempo é a de poder de decisão, tenha pessoas confiáveis em sua equipe e deixe que elas tomem algumas decisões.

3 – Reuniões presenciais desnecessárias

Reflita sobre quantas reuniões presenciais poderiam ser evitadas apenas enviando um e-mail. O tempo que você deixa de usar numa tarefa desnecessária pode ser investido em outra tarefa mais produtiva.

4 – Burocracia

Faça uma análise das questões burocráticas que envolvem a sua companhia para poder reduzi-las, certamente você ganhará um bom tempo.

5 – Conversas de socialização fora de hora

É sempre bom ter um bom relacionamento com seus colaboradores, no entanto, evite entabular conversas de socialização fora de momentos que sejam específicos para isso, como eventos.

6 – Paradas constantes para o cafezinho

Fazer uma pausa e relaxar um pouco é positivo para torna-lo um profissional mais produtivo, no entanto, tenha cuidado para não ficar mais tempo no cafezinho do que na sua mesa.

7 – Redes sociais

Nem mesmo os empreendedores estão livres de serem absorvidos pelas redes sociais deixando de realizar tarefas que são relevantes. Seja rígido com você mesmo deixando seu celular longe quando precisar de mais concentração.

8 – Telefone

Para não perder tempo e concentração contrate uma secretária para te ajudar atendendo as ligações e anotando os recados.

9 – Falta de planejamento

O empreendedor deve saber exatamente o que tem na sua agenda do dia logo ao levantar, pois assim evita cair nas armadilhas de perda de tempo.

10 – Falta de organização da sua vida pessoal

Além de ter um planejamento do que irá fazer no seu dia de trabalho é importante que o empreendedor organize seus compromissos pessoais para não parar no meio de expediente para resolver questões de fora do escritório.

11 – Acordar em cima da hora de trabalhar

Acordar cedo é um bom hábito para quem é empreendedor porque ajuda a ter mais tempo para se dedicar a cuidar da sua saúde praticando atividade física e passar um tempo com a família.

12 – Falta de conhecimento

Não é porque você fundou sua própria empresa que sabe tudo, dedique-se a aprender mais para não perder tempo estagnado sem perspectivas.

13 – Falta de prioridades

Todos os dias os empreendedores tem muitas tarefas a realizar e para não perder um tempo excessivo nas menos importantes indico que haja uma ordem de prioridades em que as mais complexas apareçam primeiro.

14 – Não respeitar seus períodos de produtividade alta

Cada indivíduo tem mais propensão a ser produtivo num determinado momento do dia, identifique o seu e respeite. Se o seu bom momento não coincidir com o horário comercial procure apenas manter presença constante no escritório.

15 – Tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo

Não adianta tentar abraçar o mundo, algumas tarefas precisam de dedicação total para serem realizadas.

16 – Não fazer um check-list

Tenha como hábito fazer uma lista com todas as tarefas que precisam ser realizadas e risque aquelas que já tiverem sido feitas.

17 – Adiar tarefas

Ficar adiando fazer alguma coisa por achar que é chata ou complicada não fará essa tarefa desaparecer, essa pendência vai só te distrair do que precisa fazer verdadeiramente.

18 – Não aproveitar as ferramentas de produtividade

A tecnologia é nossa aliada, hoje em dia existem vários aplicativos que contribuem para que sejamos mais organizados.

19 – Estresse

A falta de organização pode em muitos casos culminar no estresse que impede um bom ritmo de produtividade, pratique atividade física ou mesmo tenha um hobby para aliviar a tensão.

20 – Não dormir bem

Uma boa noite de sono se reflete num excelente dia de trabalho, quem não dorme bem não consegue produzir.

21 – Não ter um bom ambiente de trabalho

Sua sala precisa ser um ambiente harmônico e que lhe ofereça a possibilidade de ficar tranquilo e em silêncio por algum tempo.

22 – Não gostar do trabalho

Quando um empreendedor está escolhendo um segmento para atuar deve considerar fazer algo de que goste, pois caso contrário terá um fardo e não uma empresa.

23 – Não terceirizar

Além de contar com a sua equipe interna é possível aproveitar a internet para encontrar vários profissionais freelancer para terceirizar algumas atividades.

24 – Não se manter motivado

Dê a si mesmo recompensas por ter conseguido ser mais produtivo, assim como seu colaboradores você precisa de motivação.

25 – Não investir em estrutura

Não contar com bons equipamentos pode fazer com que a sua companhia produza menos do que tem potencial para fazer, o que dizer de um computador que está sempre travando?

26 – Não saber dizer não

Por mais difícil que pareça negar um pedido de um familiar ou de um colaborador aprenda a dizer não quando isso favorecer a sua produtividade.

27 – Não atentar para a sua postura

Trabalhar sentado de qualquer jeito pode acarretar em dores nas costas e outros problemas que vão tornar sua rotina bem menos produtiva.

28 – Não controlar a ansiedade

Um dos principais problemas deste século, a ansiedade pode ser paralisante, não deixe que seus pensamentos saiam do controle traçando cenários hipotéticos e que te impeçam de produzir.

29 – Não ter metas para os seus dias

Determine ao acordar o que deseja realizar nesse dia de trabalho assim você evita tudo o que te fará perder tempo.

30 – Não tirar férias

Até mesmo o dono da organização precisa de férias para colocar seus pensamentos no lugar. Você pode instituir férias coletivas.

Quais desses hábitos prejudicam a sua produtividade? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

Créditos da Imagem: Por icedmocha – ID da foto stock livre de direitos: 471672251