Saiba como, mesmo em meio a crise, atrair e conquistar clientes

Saiba como, mesmo em meio a crise, atrair e conquistar clientes

Com a renda apertada em virtude da alta inflação, o consumidor é mais um dos afetados pela crise econômica. É então o momento em que o cliente fica mais criterioso e passa a pensar duas vezes antes de colocar a mão no bolso. Porém, isso não significa que o empreendedor precisa ficar no prejuízo. Há várias maneiras de driblar a crise e entre elas estão as dicas de vendas que elaborei, para te dar uma mãozinha a fim de que você não fique no vermelho, podendo inclusive obter lucros no lugar de prejuízo.

Confira as dicas de vendas para tempos de crise!

 

Bom atendimento

Um sorriso no rosto pode mudar o dia de qualquer pessoa, imagine então o quanto isso pode ajudar no momento de uma compra. O consumidor quer ser bem recepcionado e orientado, transparecendo que você valoriza mais satisfazer a sua necessidade do que simplesmente forçar uma venda. Por isso, é importantíssimo tratar bem o cliente. Um bom atendimento vai além de uma boa educação, envolvendo também carisma, atenção e proatividade.

Escute o que seu cliente tem a dizer

Um dos grandes erros dos vendedores é falar mais do que ouvir. Em tempos de crise, a paciência dos clientes diminui e a exigência aumenta. Em vista disso, ouvir o que o cliente realmente precisa é fundamental, mantendo assim uma boa comunicação que traz benefícios tanto pro consumidor que sai satisfeito como para a empresa que completa a venda e recebe o feedback do seu desempenho.

Não descuide do Marketing

É comum que as empresas descuidem do marketing em tempos de crise com o intuito de economizar. Entretanto, é preciso tomar cuidado, pois com menos marketing as vendas diminuem, o que reforça a crise. Seja criativo e faça propaganda da sua empresa para atrair mais clientes.

Invista na fidelização do cliente

Garanta que o cliente volte ao seu negócio ao invés de ir parar no concorrente. Como fazer isso? Quando o cliente se sente especial, ele volta e se fideliza com sua empresa. É mais fácil vender para um cliente conhecido, dos quais você já possui um vinculo de confiança, do que conquistar novos clientes. Promova eventos, descontos, parcerias… A criatividade é o que vale!

É interessante também um bom pós venda, onde um atendente pode ligar para perguntar se o atendimento e produto adquirido foram satisfatórios. Além de ser uma oportunidade para contornar uma situação no caso de ter havido algum problema.

Mantenha sua equipe preparada e motivada

Ter uma equipe capacitada é fundamental. Uma equipe que sabe o que faz, traz melhores resultados. Não deixe de investir nisso por conta da crise, pois uma equipe preparada reflete em uma empresa forte e uma empresa forte motiva seus colaboradores a buscarem melhores rendimentos a cada dia. Portanto, guarde isso na memória: uma equipe preparada e motivada resulta em mais eficiência, aumentando o lucro da empresa.

Por fim, vale lembrar que você deve acreditar em seu potencial e no seu produto. Vendas em tempos de crise são complicadas, mas não é um bicho de sete cabeças. Use a crise a seu favor e troque o ônus pelo bônus.