Saiba qual o caminho para conseguir fidelizar clientes

Saiba qual o caminho para conseguir fidelizar clientes

Mais do que simplesmente buscar ter fregueses satisfeitos, o empreendedor deve investir em fidelizar clientes. Um comprador que retorna, além de movimentar seu caixa, também acaba divulgando a empresa através de indicações pela excelência do seu produto e/ou serviço. Estima-se que manter uma clientela fiel pode ser até cinco vezes mais barato do que conquistar uma nova.

Porém, o que fazer para fidelizar clientes?

 

Para isso é necessário ultrapassar os limites de satisfação do consumidor.  Veja 5 dicas bem legais para colocar em prática e que te auxiliarão nisso.

Conheça bem o seu cliente

Primeiramente para se conquistar a fidelização em longo prazo é essencial observar as características pessoais do seu cliente. Estar atento às preferências individuais te possibilita saber do que precisam e assim ofertar de maneira que não possam recusar. Para identificar tais peculiaridades é interessante criar um cadastro do consumidor, adicionando dados pessoais como: nome, endereço e documentos etc, mantendo sempre esses dados atualizados. Com isso em mãos você poderá oferecer benefícios que superem as expectativas do cliente.

Mantenha uma boa rede de comunicação

É muito importante que seu cliente tenha fácil acessibilidade para entrar em contato com você, portanto todos os meios de comunicação possíveis devem estar em constante funcionamento e manutenção. Deixe o cliente livre para fazer boas avaliações e sugestões, assim como, reclamações, caso elas existam. É comum a situação em que clientes ficam bastante satisfeitos na hora de adquirir o produto e/ou serviço, mas que quando precisam do serviço de troca ou assistência técnica ficam decepcionados. Por isso valorize a relação com seu cliente, um bom atendimento pós-venda é uma porta de entrada para negociações futuras.

Ofereça benefícios para os clientes fiéis

Os clientes fiéis podem corresponder a até 65% do faturamento da sua empresa, tornando assim muito importante um diferencial que faça com que o cliente queira permanecer. Vale, portanto, investir em benefícios como cupons, promoções, vantagens de um clube de fidelidade, antecipar descontos e até investir em conteúdos personalizados. Lembre-se de que esse grupo corresponde a maior parte do capital da sua empresa, valendo a pena todo esforço.

Honre suas promessas

Entregar no prazo, entrar em contato quando combinado e outras responsabilidades básicas são o pontapé para a satisfação do cliente. Por isso, busque cumprir o básico que foi acordado antes de tentar superar as expectativas. Os clientes buscam conveniência e praticidade, facilite as coisas para eles.

Agradeça e reconheça o cliente

Quando o cliente se sente notado, ele se sente importante também. Quando conseguir resultados muito bons lembre-se de mandar um e-mail ou fazer uma ligação para seus clientes agradecendo pelo apoio e confiança. Dessa maneira, é possível estreitar a relação cliente-empresa e seu cliente passa a se sentir parte, torna-se um colaborador do empreendedor.

Trabalhe a fidelização de clientes em sua empresa. Dessa maneira atingirá bons resultados, aumentando os lucros e tendo clientes satisfeitos, parceiros e fiéis.