5 Livros sobre Empreendedorismo que todo Empreendedor Deve Ler

Quando o assunto são livros sobre empreendedorismo, confesso que sou um daqueles leitores ávidos por boas leituras e, um empresário que, mesmo tendo uma agenda cheia de compromissos, não abre mão de se atualizar com as publicações e autores que trazem as tendências e inovações relacionadas ao universo das empresas e dos negócios.

Quanto mais conhecimento você agrega à sua bagagem, ao seu portfólio como empreendedor e líder, mais condições você tem de fazer um gerenciamento efetivo do seu negócio, afinal, as demandas e desafios são os mais variados. Por isso, quanto mais preparados nós estamos, maiores também são as chances de criar e aproveitar as oportunidades, fazer nosso empreendimento crescer e levá-lo para o próximo nível.

Pensando nisso, eu resolvi compartilhar com você os livros que para mim são imprescindíveis na cabeceira de todo empreendedor. Eu, pessoalmente, já li todos e posso dizer, sem errar, que à sua maneira, cada leitura me trouxe insights e aprendizados importantes, que foram aplicados em minha empresa e fizeram e ainda fazem toda diferença na gestão do meu negócio. Continue lendo e confira!

5 Superdicas de Livro Sobre Empreendedorismo

 

O Mito do Empreendedor

Cia dos Livros O Mito do Empreendedor apresenta modelos de gestão que fazem a diferença numa empresa

Este livro, do escritor americano, Michael E. Gerber, já vendeu mais de três milhões de cópias em todo o mundo, e chama tanto a atenção dos leitores porque mostra como o empreendedor pode transformar suas ideias em realidade, criar uma empresa sólida e desenvolver uma equipe com profissionais engajados, que realmente “vestem a camisa” e agem como verdadeiros donos. Além disso, mostra como fazer uma gestão eficiente e inovadora, com os pés no chão, e sem que para isso o empresário tenha que realizar todas as demandas. O objetivo de Gerber é que o empreendedor possa ter uma postura diferenciada, que lhe permita focar em desenhar as estratégias que agregarão valor e rentabilidade ao seu negócio em curto, médio e longo prazo e fazer sua empresa crescer cada vez mais.

Empresas Feitas para Vencer

 

Saraiva Jim Collins é um dos maiores especialistas em negócios do mundo.

 

Este livro do aclamado escritor e palestrante, Jim Collins, um dos maiores especialistas em empresas do mundo, foi considerado pela revista Time, um dos mais importantes de todos os tempos por trazer uma pesquisa que mostra como organizações boas, ruins e medianas podem atingir grandes resultados.  Para isso, o autor traz exemplos de diversos empreendimentos, que mesmo com poucas projeções de crescimento, conseguiram superar as expectativas e como graças a uma reviravolta em sua gestão, se tornaram grandes corporações. Além disso, Jim Collins apresenta quais são os diferenciais das empresas feitas para vencer: suas práticas, ideologias, formas de liderança e gerenciamento, como também as características universais daquelas que vão a contramão e, por isso, estão fadadas ao fracasso.  Sugiro que você leia este livro e faça uma análise de sua empresa, de acordo com os pontos levantados pelo autor, e perceba onde seu negócio está errando e quais são suas oportunidades para melhorar. Acredite: isso fará grande diferença e impulsionará seu desempenho.

 

A Estratégia do Oceano Azul

Extra Por que fazer tudo iguam quando você pode inovar?

 

Talvez um dos maiores erros do empreendedor inexperiente seja abrir um negócio seguindo os mesmos modelos e ideias de outras empresas, sem inovar na oferta de valor ao cliente. No livro, a Estratégia do Oceano Azul, lançado em 2005, por W. Chan Kim, o autor defende exatamente a importância de explorar novas possibilidades e criar conceitos diferenciados. Um dos grandes exemplos é o case do Cirque Du Soleil, que transformou definitivamente o seu mercado, ao sair do tradicional espetáculo circense e construir um verdadeiro show teatral, com coreografias, música, cenários e artistas diferenciados e com uma forma também distinta de gerenciar e capacitar seus profissionais.   A partir esta leitura o empreendedor pode perceber como inovar é importante em qualquer tipo de negócio, pois com consumidores cada vez mais exigentes, se destaca quem consegue surpreender e oferecer uma experiência de compra “fora da caixa”.

 

“Sonho Grande”

Submarino Segundo Lemann – “Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”

Este livro, da jornalista Cristiane Correa, mostra a trajetória de sucesso dos sócios: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, três dos empresários brasileiros mais ricos e bem-sucedidos do mundo. Juntos, desde a década de 1970, e atualmente também donos de empresas multinacionais como: Budweiser, Burger King e Heinz, a publicação mostra como eles conseguiram erguer seu império e tornar seus empreendimentos referências em gestão no que tange elementos como: meritocracia, engajamento, redução de custos e simplicidade. Para validar, a autora colheu depoimentos de mais de 100 entrevistados, que relataram sua experiência e também sua visão sobre Paulo, Marcel e Beto, com destaque especial para o depoimento de Warren Buffett, magnata americano, sócio dos empresários e um dos homens mais ricos do planeta.  “Sonho Grande” é inspirador e mostra como pensar grande é importante para crescer e elevar sua empresa a níveis inimagináveis.

 

Entregando Felicidade (Delivering Happiness)

 

Movequotes A Zappos é a loja virtual mais amada do mundo. Veja as razões!

 

Este livro conta a trajetória de Tony Hsieh, empresário americano e fundador da Zappos, um dos e-commerces de maior sucesso no mundo, com faturamento anual estimado em mais de um bilhão de dólares. Mas o que esta empresa tem de tão diferente? Bem, segundo Tony, a cultura corporativa da Zappos é diferenciada, valoriza e entrega felicidade, o que também traz resultados diferenciados para o seu negócio, aumenta a satisfação dos colaboradores e ajuda a fidelizar clientes.  Pagar bons salários aos funcionários, conscientizar e engajar toda a empresa sobre a importância de oferecer sempre a melhor experiência de compra aos consumidores, ter a cultura como prioridade, assim como o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe, além de implantar ferramentas da “Ciência da Felicidade”, e ganhar dinheiro mudando o mundo: são alguns dos pressupostos que levaram a Zappos a superar todas as expectativas, ir além e crescer vertiginosamente.

Com certeza, todas estas práticas defendidas por estes empreendedores de sucesso, também podem inspirar você como empreendedor a promover o crescimento do seu negócio em todos os sentidos. Coloque estes livros na sua lista de leituras obrigatórias. Assim como eu, acredito que você terá muitas ideias e insights novos, que farão grande diferença na gestão e expansão da sua empresa. Boa Leitura!

Gostou do artigo? Clique no link > http://bit.ly/mmlistavip < cadastre-se em minha lista vip e receba minhas postagens em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01