Veja quais são os 6 itens que todo empresário deve priorizar em sua agenda

Veja quais são os 6 itens que todo empresário deve priorizar em sua agenda

 

Quando se é empresário, lá no começo do negócio até que faz muito sentido colocar a mão na massa, participar de todas as ações da empresa, afinal, você ainda está formatando a gestão, construindo sua proposta de valor e implantando a sua cultura organizacional. Com o tempo o seu empreendimento cresce, ganha espaço no mercado e não tem mais razão para você perder seu tempo se concentrando em assuntos que qualquer colaborador facilmente poderia resolver.

Tempo é dinheiro! Este é um ditado que deve estar sempre vivo na mente de todo empreendedor, afinal, o que você faz e, especialmente, deixa de fazer impacta diretamente nos resultados da sua empresa. Empresários muito operacionais investem muito tempo da sua agenda nas coisas erradas e que geram pouco retorno para o seu negócio do ponto de vista estratégico.

 

Conheço muitos colegas que já faturam milhões e, ainda assim, continuam a se concentrar em atividades administrativas, como: pagar boletos, cuidar do conserto da impressora, da manutenção das lâmpadas ou do ar-condicionado, por exemplo. Na prática, isso quer dizer que ao invés de se concentrar nas estratégias de crescimento da sua empresa, o empreendedor está se voltando para aspectos que já não precisam mais de seu acompanhamento e perdendo seu tempo e, consequentemente, dinheiro também.

Para deixar de ser operacional e tornar-se um líder mais estratégico, eu separei seis itens que eu considero como sendo indispensáveis na agenda de todo empresário. Continue lendo, veja quais são estas iniciativas e inclua estas dicas em sua gestão.

6 Itens indispensáveis na agenda do empresário

 

Dar feedback e reconhecer os funcionários

Empresário

wsf-S/Shutterstock Dar feedbacks e reconhecer o mérito da equipe é essencial!

Dar feedbacks é uma forma de mostrar que você está atento ao desenvolvimento dos seus colaboradores, deseja promover melhorias constantes em seu desempenho, corrigir as falhas, apontar os caminhos como também reconhecer os méritos e resultados dos seus profissionais. Esta ação é muito importante, uma vez que a falta de feedbacks, é uma das principais reclamações dos liderados em relação à sua empresa e líder.

O reconhecimento é uma das formas mais eficientes de motivação e engajamento, afinal, um elogio é sempre bem-vindo. Reconhecer ajuda a empoderar a equipe, mostra que a empresa valoriza seu trabalho e deseja manter e reter seus talentos. O reconhecimento também ajuda a formar verdadeiros guardiões da cultura da empresa, pois motiva os profissionais a incorporar suas diretrizes e a alinhar seus comportamentos à visão e missão da organização e passá-las adiante.

Entrevistar novos funcionários

empresário

Production Periq/Shutterstock O empresário deve concentrar-se na contratação dos funcionários-chave de sua empresa!

Quanto mais a empresa cresce, mais o empresário tem que dedicar tempo em trazer as pessoas certas para o negócio. Esse item deve ter uma presença constante na agenda empresário, pois contratar as pessoas certas, com um perfil realmente aderente à cultura da empresa e com potencial de entrega de resultados que ela busca, é um dos pontos que mais gera oportunidades de crescimento para sua empresa.

No começo, é comum o empresário entrevistar todos seus futuros colaboradores. Entretanto, quando a empresa já está mais estruturada e com um departamento de Recursos Humanos, o líder deve reservar seu tempo para participar mais diretamente apenas da contratação dos gestores, líderes e funcionários-chave da empresa.

Fazer gestão

empresário

PORTRAIT IMAGES ASIA BY NONWARIT/Shutterstock Mensurar e acompanhar os resultados da empresa é fundamental

Avaliar os números, custos, investimentos, gastos, ganhos, monitorar indicadores e resultados, conhecer os feedbacks dos clientes em relação aos produtos ou serviços oferecidos, delegar o trabalho aos funcionários certos, mensurar seu desempenho e implementar planos de ação: também é parte da agenda do empresário de sucesso. Isso também inclui fazer reuniões gerenciais periódicas com os seus gestores, acompanhar a evolução dos projetos-chave, criar inovações, ideias e soluções.

Visão de futuro

Empresário

EBS Professional/Shutterstock Olhar para o futuro é importante para antecipar tendências e incorporar inovações ao negócio

Ter visão de futuro é buscar olhar para frente, mas pensando em implementar melhorias agora em seu negócio. Para isso, é importante fazer benchmarking, monitorar o mercado, conhecer as tendências, novas tecnologias e processos, avaliar o que os concorrentes estão fazendo, identificar o que pode ser melhorado, eliminado ou inserido para acelerar os resultados da sua empresa. Para isso, é importante pensar e repensar a estratégia e buscar potencializar suas core competences, ou seja, os seus diferenciais.

Investir em autodesenvolvimento 

empresário

Oleksandr Liesnoi/Shutterstock Investir em cursos e aprimoramento contínuo deve ser o foco do empresário

A empresa é o reflexo do dono, por isso é essencial que o empreendedor busque evoluir continuamente, afinal, quanto mais você cresce como empreendedor e líder, mais o seu negócio cresce também. Algumas dicas de ações de autodesenvolvimento: é ler cases (histórias de sucesso) de outras empresas e empresários, estar aberto a receber feedbacks dos funcionários, fazer cursos como o Acelerador Empresarial, programa de mentoria para pequenas e médias empresas, consumir conteúdo relevante como livros, blogs e sites especializados.

Gerenciar e implementar projetos e iniciativas

Empresário

ImageFlow/Shutterstock Pensar em inovação e melhorias contínuas também deve ser o foco da gestão

O empresário tem que estar sempre sintonizado com o seu “Eu Empreendedor”, ou seja, ligado nas inovações, tendências e buscando implementar projetos ou iniciativas novas em seu negócio: um novo colaborador ou departamento, uma nova política, uma nova meta, um novo produto, uma nova otimização, uma nova estratégia, um novo canal de vendas, um novo software, uma nova ideia….

Estes são os seis itens que eu considero como essenciais na agenda de todo empresário e que estão em minha própria agenda de trabalho. Pensar a empresa de forma sistêmica, administrar seus processos, liderar as pessoas, gerenciar as inovações e os projetos de expansão, é muito importante para que o empreendedor consiga manter o sucesso do seu negócio e crescer cada vez mais. Lembre-se disso e boa sorte!