Quando você muda, seu negócio muda também!

Quando você muda, seu negócio muda também!

Ao longo de minha trajetória como empreendedor e empresário aprendi uma lição importante e que fez total diferença na forma de conduzir meu negócio – Quando você muda, seus resultados mudam também! Considero de suma importância entender isso, pois muita gente leva a vida no automático e acreditando em ideias limitantes e tendo comportamentos que sistematicamente prejudicam as suas conquistas.

Saiba que com os empreendedores não é diferente, uma vez que sem um mindset diferenciado e ações inovadoras e, às vezes, ousadas, o sucesso será sempre uma visão que dificilmente se tornará uma realidade. Eu não sabia disso quando comecei a empreender e nem tive quem me dissesse que eu precisava mudar. Foi o sonho de ver meu negócio chegar ao próximo nível que me fez perceber que eu precisaria ter bem mais que força de vontade.

 

Uma das primeiras mudanças como falei no artigo sobre o Modelo PPR, foi valorizar a importância de ter Processos Inteligentes na minha empresa. Antes, fazíamos tudo sem processo, no “feeling”, sem nenhuma diretriz, organização, modelo e se eu, por exemplo, me ausentasse, ninguém, além de mim, saberia o que fazer.  Com as outras áreas não era diferente, o que resultava em muitos erros, falhas na comunicação, retrabalhos e numa produtividade aquém do ideal.

Quando mudei meu pensamento em relação a isso e coroamos implementando a Certificação ISO 9001, o negócio deu um salto gigantesco, o que possibilitou melhorias em todos os departamentos e potencializou significativamente os nossos resultados. Tudo isso a partir de uma mudança de mentalidade que me possibilitou entender a importância dos processos estarem bem definidos e alinhados às necessidades da empresa.

Mas como mudar? Imagino que você deva estar se perguntando ou mesmo duvidando que realmente seja preciso. Esta é exatamente a primeira crença que você deve eliminar da sua vida, pois se continuar alimentando determinadas ideias, seu negócio além de estagnar corre o risco de morrer.

Sei que não é isso que você quer, por isso separei quatro dicas fantásticas que vão te ajudar a expandir sua visão empreendedora e acelerar e transformar os resultados do seu negócio. Continue lendo e confira!

4 Dicas Infalíveis Para Mudar os Resultados do seu Negócio

 

Mude seu Mindset

 

Rawpixel.com/Shutterstock Quando sua mente muda, seus resultados mudam também. Experimente!

O mindset, a nossa mentalidade, indica a forma como pensamos o negócio e está diretamente relacionada aos seus resultados. Se, por exemplo, ao invés de reinvestir parte dos seus lucros na empresa, você aplica em aquisições pessoais (carros, imóveis, viagens), com certeza, estará limitando o crescimento do seu negócio e deixando de aproveitar oportunidades importantes de expansão.

É impossível progredir sem mudança. E aqueles que não mudam sua mente não podem mudar nada.” George Bernard Shaw.

É preciso aprender a pensar diferente, pensar fora da caixa, observar o que os seus concorrentes fazem que você ainda não faz e buscar ter ideias ainda mais inovadoras, que encantem e superem as expectativas dos seus clientes. Essa mudança de mentalidade é um processo, não se faz da noite para o dia, entretanto, é importante e necessária para que possa ampliar sua visão de negócios e potencializar seu faturamento.

Vença suas Crenças Limitantes

 

Negócio

Dmitry Kalinovsky /Shutterstock Aprender a delegar as tarefas é vencer a crença de que só você consegue fazer o trabalho!

“Ninguém faz melhor que eu”, “Eu faço mais rápido”, “A empresa não anda sem mim”, “Do jeito que está, está bom”, “Em time que tá ganhando não se mexe”, “Vemos isso no futuro”… Estas são algumas ideias, ou melhor, algumas das crenças limitantes que o empreendedor tem e usa para – não delegar, não implantar processos inteligentes, não investir em melhorias ou adiar projetos.

Pare um pouco e reflita sobre como as suas crenças estão impactando os resultados do seu empreendimento. Qual o sentido de deixar que estas ideias obsoletas conduzam o seu negócio? Lembre-se do exemplo da Kodak, que na década de 1990 era a maior empresa do mundo, do ramo fotográfico, e também foi a primeira a criar uma câmera digital. Entretanto, seus donos preferiram continuar a investir nas câmeras e filmes tradicionais. Como resultado da falta de visão de futuro, a Kodak perdeu espaço no mercado e quase foi à falência.

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Albert Einstein

Experimente ter novas ideias, experimente ter atitudes diferentes e gerencie sua empresa de forma que a união de processos e pessoas traga os resultados fantásticos que você deseja.

Estude, Estude e Estude!

 

Negócio

Matej Kastelic /Shutterstock Agregar novos conhecimentos e experiências é fundamental à evolução do empreendedor

Investir em seu aprimoramento como empreendedor é fundamental, afinal, as coisas mudam constantemente e não dá para usar métodos e abordagens ultrapassados, ou seja, que já não surtem os mesmos efeitos de cinco ou dez anos atrás. Para isso investir em cursos, leituras, networking, palestras, workshops, seminários vai agregar conhecimentos, experiências e os insights que você precisa para levar seu empreendimento para o próximo nível.

“O homem para ser completo tem que estudar; trabalhar e lutar.” Sócrates.

E nada de dar a desculpa da falta de tempo. Investir em conhecimento é investir em seu sonho, pois quanto mais você cresce como empreendedor e líder, mais o seu negócio cresce também. Por exemplo, se você não entende nada de Marketing de alto impacto, converse com especialistas e veja como sua empresa pode se beneficiar de suas estratégias. Do mesmo modo, se tem dificuldades com a gestão financeira, procure saber mais a respeito, peça orientação.

Quanto mais conhecimento você tiver sobre o mercado e o universo empresarial, mais embasamento terá para tomar suas decisões, avaliar os riscos, enxergar as oportunidades e melhorar o desempenho das suas estratégias de gestão. Portanto, estude sempre!

Vença o Medo e Arrisque Mais!

 

Negócio

WHYFRAME/Shutterstock Se você não arriscar fazer diferente, seu concorrente vai fazer!

“O maior risco é não correr nenhum risco. Em um mundo que muda rapidamente, a única estratégia que certamente falhará é não arriscar.”. Mark Zuckerberg

Portanto, com o mercado cada vez mais competitivo, para ter resultados diferentes é preciso sair da zona de conforto e se permitir ousar fazer algo diferente em seu negócio. Isso não quer dizer que você deva virar um aventureiro, muito pelo contrário, pensar estrategicamente é saber calcular os riscos e se permitir fazer inovações, melhorias e até mesmo rupturas na forma de administrar sua empresa.

Ninguém leva uma empresa para o próximo nível apenas repetindo fórmulas prontas, sem olhar para o mercado, sem entender as tendências e sem oferecer o que o cliente quer. Não tenha medo de arriscar novas estratégias, se não der certo, fica o aprendizado, se der; você também aprende novas formas de alcançar as metas e objetivos e conduzir seu empreendimento aos resultados.

Entende melhor agora como algumas mudanças na sua mentalidade e na forma de agir podem mudar drasticamente os seus resultados? Você nem precisa ir longe, observe as empresas que você conhece e admira, veja o que elas fazem de diferente e quais foram às estratégias que as levaram ao topo.

Isso vai te inspirar a criar seu próprio modelo de gestão, a ser mais ousado, a pensar fora da caixa e levar as inovações que seu negócio precisa para acelerar seus resultados, projetar seu faturamento e futuro. Portanto, ouse mudar e mude para melhor!

Gostou do texto:? Curta, comente e compartilhe em suas redes sociais!