Quais atividades consomem seu tempo na empresa?

Quais atividades consomem seu tempo na empresa?

Atualmente a nossa sociedade é totalmente digital, ou seja, nossa atenção é constantemente dividida por abas no computador, notificações no celular, convites por email e pelas demandas pessoais e de trabalho. Não temos mais somente a televisão e o rádio para ter acesso a informações. Agora diferentes plataformas nos bombardeiam com notícias e postagens que, às vezes, são mais atrativas do que nossos compromissos profissionais.
 
Ao ser seduzido por estas distrações é que você entra para o time dos procrastinadores. Aqueles que vivem um ciclo de adiar tarefas não tão urgentes, para dar lugar a assuntos mais prazerosos e divertidos, mas que depois sofre com a culpa de não ter rendido tanto quanto poderia naquele espaço de tempo. Diferente de sentir preguiça, o sentimento de procrastinação é um estado de adiamento constante que pode ser causado por diversos fatores.
 
Muitos não executam suas tarefas por medo de falharem, por isso as colocam de lado. Outros porque os desafios estão abaixo de suas capacidades, o que acabam diminuindo sua motivação para o trabalho. Também existem os procrastinadores que deixam para tomar decisões importantes e fazer seu trabalho no último minuto do último tempo, e que não se dão conta de como isso pode afetar seus resultados e o sucesso de sua empresa.
 

O que o procrastinador perde com isso?

 
Procrastinar é um comportamento realmente inimigo do sucesso do empreendedor. Para evitar seus prejuízos, você pode fazer-se algumas perguntas simples para entender melhor o que está acontecendo na sua empresa:
 
– Você passa mais tempo pensando no que poderia ter feito invés de fazer, de fato?
 
– Você sente culpa quando coloca como prioridade uma situação não relacionada ao trabalho no seu expediente?
 
– Você desfoca fácil das suas atividades quando algo mais interessante aparece?
 
– Você demora muito para começar uma tarefa relativamente simples?
 
– Você tem conseguido cumprir com suas responsabilidades no trabalho ou tem faltado “tempo” para tudo?
 
Se você disse que sim a mais de duas dessas questões, então você acabou de encontrar o furo de escape da sua produtividade. Não estou aqui para julgar e sim para te ajudar, por isso ao reconhecer que você tem procrastinado, já temos aí um pequeno passo para o sucesso.
 

Como sair do looping da procrastinação

 
Agora é a minha vez de te mostrar, empreendedor, como é possível multiplicar o seu tempo de produção. Vamos lá:
 

Técnica Pomodoro – Recompensa

 
Existem diversas técnicas para intensificar o seu foco na hora do trabalho e uma das mais populares é a Pomodoro. Esse é um método de gerenciamento de tempo que te ajuda a agilizar o pensamento ao separar seu período de produção com pequenos intervalos no meio. A ideia é trabalhar 25 minutos com intensidade total e pausar 5 minutos para beber uma água, se movimentar, ler uma notícia na internet, ver notificações do celular.
 

Defina Prioridades

 
Outra dica é começar o seu dia colocando foco nas tarefas maiores e que tem prioridade na entrega. Ao conseguir eliminar trabalhos mais complexos da sua agenda, sua tarde pode ser dedicada às pequenas tarefas, de mais rápida execução. A ideia aqui é aproveitar que pela manhã você chega ao trabalho com mais energia e por isso, dar um gás maior no que for mais complicado de resolver.
 

Divisão de tarefas

 
Outra forma de organizar melhor suas demandas e ver com orgulho suas conclusões e dividir grandes tarefas em menores trabalhos. Quanto mais “Oks” você tiver na sua lista de concluídos do dia, mas orgulhoso, produtivo e confiante se sentirá no final do expediente.
 

Pensamento positivo

 
Mantras e palavras de ordem já ajudaram muitas pessoas e por que não ajudariam você, também? Encontre pensamentos e frases motivacionais que te ajudem a manter o foco, algo que você possa lembrar facilmente e que automaticamente te coloque no trilho da produção novamente. Boas energias trazem aquela motivação a mais para terminar o que começou!
 

Ambiente de trabalho

 
O clima ou humor do seu local de trabalho também interferem em sua produtividade. Quando se tem colegas procrastinadores, para muitos, é difícil manter o foco e ser o único que está trabalhando no grupo. Por isso, a dica é transformar a sua mesa em um ambiente produtivo. Organize os seus papéis e agenda, mantenha o local limpo, sinalize aos colegas que você precisa focar e coloque fones de ouvido para conseguir se concentrar melhor. Crie seu próprio universo de trabalho e produção. Seu foco será recompensado!
 

Todo mundo já passou por isso

 
Buscar ajuda sempre é uma boa ideia, pois além de te deixar mais inspirado, esse é o momento em que você conhece novas histórias e pessoas. Pensando nisso, converse com colegas que você sabe que conseguiram vencer a procrastinação; pergunte a eles quais foram as técnicas usadas, inspire-se com os seus relatos e depois, aplique no seu próprio dia a dia.
 

Autodisciplina

 
Às vezes o prazo não parece ser algo tão impeditivo do seu sucesso e por isso, você joga a finalização das tarefas lá para longe. Mas quando isso acontece, o empreendedor pode não perceber o impacto que isso tem em toda a empresa. Quando se procrastina decisões importantes, o seu trabalho e de toda a sua equipe fica comprometido e pode até passar a validade quando o timing é perdido. Por isso, não deixe oportunidades de negócio se perder por medo de falhar ou por ter perdido tempo procrastinando, dê o melhor de si!
 
Um bom empreendedor evita procrastinar porque sabe que tempo é dinheiro, porque deve dar o exemplo aos seus liderados e porque tem consciência do quanto perde ao não focar nos seus objetivos. Tempo é oportunidade, é crescimento, é sucesso, pois o enquanto você adia seus trabalhos e decisões, seus concorrentes não estão dormindo no ponto. Então, mantenha o foco, elimine a procrastinação e caminhe para o sucesso.