Dicas importantes para abrir um bar

Dicas importantes para abrir um bar

Além de saber como abrir um bar é essencial saber como inovar para fugir da terrível estatística que atormenta esse setor, apenas três em cada dez bares consegue se manter em funcionamento por mais de dois anos. Outra estatística alarmante é a de que um em quatro bares termina o mês no vermelho. Esse é um setor saturado em que apenas quem tem um diferencial consegue fidelizar e atrair novos clientes.

7 Dicas de como abrir um bar e se destacar inovando no mercado

A seguir listei dicas para quem deseja abrir um bar desde as exigências legais até formas de manter o interesse dos seus clientes.

1 – Formalize seu empreendimento

Essa é uma dica para qualquer tipo de negócio, entrar no mercado sem a devida formalização é correr um risco muito grande e desnecessário. Para abrir um bar dentro das exigências legais é necessário:

– Registro na Junta Comercial;

– Obter o CNPJ junto à Secretaria da Receita Federal;

– Registro na Secretaria Estadual da Fazenda;

Alvará de funcionamento obtido junto a Prefeitura do Município;

– Entidade Sindical Patronal (a empresa é obrigada a recolher Contribuição Sindical Patronal;

– Caixa Econômica Federal (é necessário estar no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”.

– Corpo de Bombeiros Militar (para determinar se há segurança para o funcionamento);

– ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O mais indicado é contratar um contador profissional que ficará encarregado de legalizar a sua companhia nesses órgãos. Fique atento ainda ao fato de que a administração municipal local pode ter outras exigências a serem cumpridas.

2 – Documente os contratos da sua empresa

Ao estabelecer quem serão os fornecedores do seu bar busque documentar os direitos e deveres das suas partes. Não tem nada pior do que um bar que fica sem bebidas num final de semana ou que não consegue repor o estoque numa eventualidade como o degelo da geladeira de cervejas, por exemplo. Estabelecendo uma relação de confiança com seus fornecedores será mais fácil evitar situações de desacordo bem que o seu bar fique na mão.

3 – Tenha uma boa gestão financeira

Para garantir que o seu bar tenha potencial de crescimento é essencial manter o empreendimento com uma saúde financeira de ferro. O primeiro passo é fazer o ajuste da área financeira colocando as contas na ponta do lápis e iniciando um sistema de controle em que seja possível identificar e cortar custos que se tornam uma âncora no decorrer da existência da empresa.

4 – Faça testes antes de estabelecer mudanças

Inovar para manter seu bar relevante e querido entre os clientes é fundamental, no entanto, é importante ter ciência o que tem chances reais de sucesso e o que pode se tornar fonte de prejuízo. Se você teve uma ideia como deixar seu bar com cara de balada nos finais de semana, por exemplo, vale a pena instituir um dia da semana como a sexta-feira para que o estabelecimento fique mais dançante e verificar a aceitação dos seus clientes.

A partir dos comentários será fácil detectar se eles gostariam que esse estilo se estendesse pelo final de semana todo, se não gostaram ou se preferem que se mantenha como apenas um dia. Testar ideias que tragam muita mudança antes de torná-las oficiais é importante para não desagradar e perder sua clientela, a base de um bar rentável.

5 – Bar temático

Nos últimos anos uma tendência que vem se consolidando é a de bares temáticos, lugares que além de servir drinks e petiscos também oferecem uma experiência para os frequentadores. Tem bar geek, viking, de futebol, dos anos 1990 entre vários outros, a sua criatividade não precisa ter limite. Tenha cuidado apenas com ideias que estejam atreladas a filmes, séries ou outras marcas, pois nesse caso pode ser um impedimento legal.

Com um tema sem entraves com a justiça se concentre em montar uma decoração que esteja dentro do esperado para o tema – lembrando que os clientes atraídos por esse motivo tendem a ser bem críticos – e com um cardápio que tenha bebidas e comidas criativas. Alguma dinâmica de atendimento do bar pode também ajudar a criar uma identidade nesse sentido.

6 – Atenção a inovações gastronômicas e de drinks

Quer atrair mais pessoas para curtir o happy hour no seu bar? Então tire um tempo para pensar em inovações para o cardápio com pratos que tenham sabores diferenciados e drinks exclusivos. Para chegar a boas e inovadoras opções para o cardápio tenha o auxílio de cozinheiros e especialistas em drinks. Os assíduos frequentadores de bares com certeza vão ser atraídos pelo o que seu estabelecimento oferece de diferente.

7 – Invista na criação de vínculos

A clientela fixa é responsável por boa parte da rentabilidade de um bar e por isso é importante investir em estratégias de criação de vínculos inclusive com quem está indo pela primeira vez, assim você garante o retorno. Presentear clientes assíduos de vez em quando com uma garrafa de bebida ou dar um chopp para quem espera mais do que 20 minutos, por exemplo, pode se tornar um diferencial que atrairá mais pessoas.

Você acredita que está pronto para abrir um bar inovador? Deixe seu comentário abaixo!

 

Copyright:740571541- https://www.shutterstock.com/pt/g/kritchanon+srisawai