Veja dicas de como montar uma padaria

Veja dicas de como montar uma padaria

Se você deseja ter seu próprio negócio e quer se inserir num segmento dinâmico recomendamos as dicas de como abrir uma padaria, um modelo de empresa que faz parte do cotidiano de quase todo mundo. Saber como estruturar o empreendimento é a chave para ser bem-sucedido e conseguir oferecer produtos e atendimento de qualidade em longo prazo.

6 Dicas infalíveis de como abrir uma padaria

Tem o desejo de ter sua própria padaria e oferecer produtos saborosos e de qualidade para um público variado? Então confira as 6 dicas que listei a seguir para que esse sonho possa se tornar realidade.

1 – Escolha o ponto ideal

A primeira coisa que preciso deixar claro para quem deseja entrar nesse segmento é que a concorrência é extremamente acirrada. A localização do seu empreendimento pode ser o diferencial decisivo para que a sua padaria se torne a preferida dos moradores do bairro. Estar numa rua bem iluminada, no meio do caminho para os pontos de ônibus, próximo a outros estabelecimentos como farmácias e academias é uma maneira de se tornar a escolha preferencial do público.

2 – Praticidade de atendimento

Outro tópico que costuma ter grande impacto na fidelização dos clientes é a praticidade de atendimento que o estabelecimento oferece. Quanto mais fácil e rápido for comprar o pãozinho e aquelas guloseimas de fim de tarde mais vontade de voltar os consumidores terão. Uma ideia interessante é adotar um sistema informatizado com fichas, por exemplo, em que os produtos solicitados sejam facilmente pagos no caixa.

Contar com uma boa quantidade de atendentes bem treinados para atender nos horários de maior movimento também contribui para uma visão mais positiva da sua marca. Tenha em mente que o bem mais precioso que as pessoas têm hoje em dia é o tempo sendo assim tudo o que elas não querem é desperdiçá-lo. Filas e dificuldade para pagar as compras podem fazer com que os clientes não voltem mais.

3 – Saiba quem é o público da sua padaria

Conhecer quem são os clientes mais recorrentes da sua padaria é fundamental para direcionar a confecção dos produtos bem como o atendimento que será oferecido para o perfil deles. Por exemplo, se o seu estabelecimento estiver localizado próximo a uma universidade haverá um número significativo de jovens como seus clientes. Geralmente esses indivíduos desejam ter opções de lanches rápidos e mais em conta.

Outra questão a ser analisada é que nos dias de provas de vestibular e concursos públicos é bem possível que o movimento aumente consideravelmente. No entanto, se a padaria está numa área com perfil mais residencial é interessante se preparar para o atendimento de famílias com opções para diferentes gostos e mais refinadas. O empresário deve fazer um estudo profundo a respeito do nível financeiro dos moradores do bairro em que sua padaria estará localizada.

4 – Sua padaria deve ter um estilo bem definido

No tópico acima expus o quanto o conhecimento do público-alvo da sua padaria é essencial para conseguir atende-lo da melhor forma possível. A partir do conhecimento do perfil geral das pessoas que irão frequentar o estabelecimento é mais simples pensar a respeito da definição de um estilo para o negócio.

Obviamente o estilo deve estar alinhado com o perfil do público que pode seguir por uma linha fitness, gourmet, vegano, familiar entre outros. O estilo escolhido deve estar presente na arquitetura do lugar, no seu mobiliário e até em pequenos detalhes como o uniforme dos atendentes. Trata-se de criar uma identificação a sua marca nas pessoas que irão comprar dela cotidianamente.

5 – Tenha um bom controle de estoque

O estoque é um dos pontos que merecem mais atenção dos empresários do ramo de padarias, pois do controle do mesmo depende o bom funcionamento do negócio. Ter um software de gestão é essencial para saber exatamente o que está disponível em cada momento e evitar desperdícios.

Cuidado com as datas de validade, pois é possível perder uma grande quantidade de insumos somente por um descuido. Organização é a palavra-chave para quem deseja entrar num setor que trabalha com algo tão delicado quanto alimento.

6 – Tenha responsabilidade com o capital de investimento

Além das questões práticas que envolvem abrir uma padaria é importante ter responsabilidade para gerenciar o capital de investimento que será injetado no empreendimento. O ideal é que o proprietário considere um planejamento em que esteja previsto o momento em que a companhia passará a se sustentar sozinha, ou seja, quando haverá o retorno do investimento.

Deve ser feito um cálculo em que esteja considerado o tanto que se está investindo em mobiliário, imóvel (compra ou aluguel do espaço), compra de insumos iniciais, campanhas de marketing, equipamentos, salários dos colaboradores entre outros. Somente com o conhecimento do tanto que está sendo investido é possível saber em que momento se chegará ao ponto de equilíbrio.

Gostou dessas dicas de como abrir uma padaria? Deixe seus comentários abaixo!

Copyright: 273123827 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jackf