Empreenda na área da Logística. Saiba como abrir uma transportadora.

Empreenda na área da Logística. Saiba como abrir uma transportadora.

Quem está considerando investir num negócio próprio numa área com grande potencial como a de logística vai gostar de saber como abrir uma transportadora, um tipo de empresa que oferece a possibilidade de grande retorno haja vista o volume de trabalho que possui. Para se estabelecer nesse mercado com grande potencial de expansão é fundamental ter um bom planejamento.

Saiba como abrir uma transportadora e dar início a um empreendimento na área de logística

O mercado de companhias de logística é considerado desconcentrado pelo fato de contar com um número significativo de micro e pequenas organizações para atender as demandas de maneira que facilita a entrada de novos empreendedores.

É interessante ressaltar que se trata de um segmento que não tem quase nenhuma barreira de entrada sendo que o empreendedor somente precisa de um veículo adequado ao transporte, carteira de habilitação específica para o tipo de veículo da companhia e registros. A seguir listei o que é necessário para abrir uma transportadora.

Abertura de empresa ou atuação como autônomo?

Antes de entrar no mercado de logística é válido responder a essa questão, a decisão deve se basear no faturamento da companhia futura. Coloque na ponta do lápis seu faturamento e converse com um contador de confiança para descobrir qual é a alternativa mais indicada para o seu caso específico.

Registros necessários

Se optar pela abertura de uma transportadora o empreendedor deverá contar com alguns registros exigidos pela lei dentre os quais estão:

– Junta Comercial

– Secretaria da Receita Federal (CNPJ)

– Prefeitura do município (para solicitar o alvará de funcionamento)

– Secretaria Estadual da Fazenda

– Alvará do Corpo de Bombeiros

– Enquadramento na Entidade Sindical Patronal para poder contratar funcionários

– Cadastramento junto ao INSS/FGTS

– Visita a Prefeitura do município para saber se é permitido abrir uma empresa desse ramo de atuação no local escolhido para sede.

Formalização do transporte rodoviário de cargas

A Lei nº 11.442/2007 é que rege o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) que se realiza mediante remuneração. Contudo, destaco que a atividade de transporte de carga pode se dar sem o registro no RNTRC. A identificação do Transporte de Carga Própria passa a ser feita quando há a emissão de Nota Fiscal de produtos cujo emitente ou destinatário seja indivíduo, companhia ou entidade proprietário ou arrendatário dos veículos.

Estrutura para uma transportadora

Os empresários que estão pensando em abrir uma transportadora devem levar em consideração a estrutura necessária para que o empreendimento possa funcionar. A companhia precisará de um escritório para funcionar como base de atendimento e venda dos seus serviços tendo telefone, computador entre outros equipamentos. Além disso, também deverá contar com área ampla para armazenar os veículos responsáveis pelo transporte de cargas.

No caso de não terceirizar os serviços de limpeza dos veículos é importante contar com uma área para essa tarefa. Esse espaço pode ser usado ainda para a manutenção corretiva dos veículos para torná-los mais efetivos no transporte de mercadorias. Considere ainda a estrutura para os colaboradores, quanto mais bem atendidos pela organização mais produtivos eles se tornam. O tamanho da sede da empresa depende do volume de serviço que a transportadora pretende oferecer.

Veículos

Obviamente, um dos pontos mais relevantes de considerar na hora de montar uma companhia de transportes diz respeito aos veículos que comporão a frota. Novamente é essencial ter um planejamento acerca de quanto de volume de trabalho se pretende oferecer. Desse plano depende a quantidade e tipos de veículos adquiridos pela organização para dar início a sua operação.

Dentre as opções de veículos possíveis para iniciar sua atividade a frente de uma transportadora estão furgões, utilitários, caminhonetes, caminhões e até motos. Dependendo do nicho de mercado de logística em que se pretenda investir um ou outro modelo de veículo será mais bem-vindo.

Armazenamento das mercadorias

Para alcançar o sucesso no mercado de logística é fundamental que os seus serviços de entrega sejam reconhecidos por entregar as encomendas com excelência. O mais importante nesse caso é ter uma boa estrutura para armazenar as mercadorias com galpões amplos e que sejam pensados para manter a integridade desses itens. O mais importante num serviço de logística é entregar as mercadorias intocadas como se nem tivesse sido parte desse processo.

Metodologia

Trabalhar na área de logística exige que o empreendedor esteja preparado para trabalhar com prazos apertados e estar sempre enfrentando dificuldades que tendem a atrasar as entregas. Como os clientes não podem ter prazos ultrapassados devido ao prejuízo que isso pode trazer é necessário ter um método assertivo que permita organizar o serviço em etapas tornando-o a prova de falhas. Ter sempre um plano B é crucial para não se deixar atrapalhar por eventuais reveses que fazem parte do segmento logístico.

Gostou de saber mais sobre como abrir uma transportadora? Compartilhe em suas redes sociais!

Copyright: http://www.patrus.com.br/