Já pensou em desistir da jornada empreendedora?

Já pensou em desistir da jornada empreendedora?

Algumas vezes já escrevi aqui em meu blog sobre os desafios enfrentados constantemente por aqueles que ingressam na vida empreendedora. Não só aqui, mas em minhas redes sociais e em meu canal no Youtube também já abordei este tema, pois o considero de extrema importância, uma vez que existe um imaginário coletivo que acredita que a jornada de um empreendedor é só flores e muito dinheiro.
 
É claro que depois de muito esforço e dedicação os frutos colhidos são imensamente satisfatórios, assim como os financeiros, com certeza. Entretanto, como eu disse, é necessário que haja bastante esforço, dedicação, horas, dias, meses e anos de sacrifício para se alcançar os resultados planejados no início da jornada. É por isso que quando vejo um empresário ou empreendedor com o desejo de desistir, eu não os culpo, pois este desejo é legítimo, visto que existem muitos desafios a serem superados diariamente em suas vidas.
 
Mas mesmo que eu entenda, isso não quer dizer que vou usar um discurso conformista aqui, pois acredito que a vontade de vencer é e deve ser muito maior nos momentos em que o desejo de desistir surgir em seu caminho. Acompanhe-me nesta leitura e veja como você deve e precisa agir para continuar firme e forte em sua jornada empreendedora.
 

São muitos os motivos para desistir…

 
De fato, são tantos os desafios, tantas as adversidades, que, por vezes, nosso único desejo é que chegue logo o final do dia para que tudo acabe logo. É a empresa como um todo que precisa de nossos esforços, para que continue crescendo constantemente; são os colaboradores que contam conosco, para manter seus empregos; são as mais diversas burocracias que tornam o empreendedorismo no Brasil algo de extrema dificuldade, enfim, são tantos os motivos, que não consigo realmente culpar aqueles que pensam em desistir e até mesmo os que de fato desistem.
 
Entretanto, se existem muitos motivos para desistir, existem tantos outros que, definitivamente, nos fazem continuar. Digo isso com propriedade, pois não há nada mais satisfatório, nada mais prazeroso do que ver que nossos esforços, dedicação e sacrifício valeram e estão valendo a pena, a medida que nossos sonhos se tornam realidade, ou seja, nossos negócios se tornam cada vez mais prósperos e bem-sucedidos.
 
Sendo assim, acredito que desistir não é uma opção, quando o seu desejo de empreender e fazer a diferença através de seus negócios é maior.
 

O que fazer então?

 
O principal aqui é não se deixar vencer pelos desafios do empreendedor, pois eles serão constantes, como eu sempre digo, o essencial é aprender a lidar com eles da melhor maneira que você consegue. Por isso, vou compartilhar algumas dicas, que foram valiosas para mim nos momentos de dificuldade. Assim você se sentirá mais forte para continuar, independentemente do que venha a lhe acometer nesta incrível jornada.
 

Refletir é importante

 
Antes de tomar qualquer decisão da qual você pode se arrepender no futuro, é importante que você faça uma profunda reflexão sobre os motivos que o estão levando a querer desistir de sua jornada empreendedora. Pode ser que a resolução dos problemas e desafios sejam mais simples do que você imagina, sendo assim, pensar bem antes de agir vai lhe ajudar a continuar batalhando em busca de seus objetivos, que são fundamentais em seu processo pessoal e profissional.
 

Será que você não está centralizando demais?

 
Já vi muitos e muitos casos de empreendedores e empresários que simplesmente não conseguem deixar o barco fluir em suas empresas e ficam se desgastando com pequenas coisas. A centralização das atividades talvez seja um dos motivos que estão deixando você insatisfeito com a sua jornada empreendedora. Se este for o caso, a minha dica é que você relaxe um pouco mais e escolha pessoas-chave e de confiança, que sejam capazes de conduzir os processos dentro de sua empresa, tão bem quanto você mesmo faria.
 
Delegar, principalmente àquelas atividades as quais você não se identifica, é uma das melhores formas de você encontrar tempo para se dedicar ao que verdadeiramente gosta de fazer dentro de sua empresa.
 

Dedique um tempo a você

 
É comum empreendedores e empresários acreditarem que não podem se afastar de seus negócios nem por um segundo. Por cometerem este erro constantemente, acabam se estressando e culpado àquilo que talvez seja uma de suas maiores fontes de motivação: a empresa.
 
Se você se encaixa neste perfil, é fundamental que se reprogramar, inclusive mentalmente, para dedicar um tempo fora de seus negócios, realizando atividades que lhes sejam prazerosas, como sair mais cedo do trabalho e encontrar a família, tirar férias e viajar, praticar algum esporte de que goste, enfim, esta escolha fica a seu critério, pois o importante mesmo é que você dê um tempo da correria empresarial e passe a dar espaço para a sua vida pessoal, para aqueles que ama e para você mesmo.
 
Estes são passos iniciais que você pode realizar sempre que pensar ou estiver à beira de desistir de sua jornada empreendedora. Começando por aí, tenho plena convicção de que você se sentirá ainda mais fortalecido para seguir adiante, dando foco ao que realmente importa, ou seja, a realização do grande sonho de ser empreendedor.
 
Gostou deste conteúdo? Identificou-se com ele? Deixe o seu comentário, para que possamos trocar experiências sobre este assunto e lembre-se de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais.