A arte da escrita é um ponto crucial para os empreendedores

A arte da escrita é um ponto crucial para os empreendedores

Uma pergunta que faz parte do cotidiano de muitos empreendedores é como aprender a escrever bem conseguindo se expressar com assertividade. Até mesmo quem tem a escrita como profissão, como escritores e jornalistas, enfrenta uma série de desafios para vencer uma terrível oponente, a página em branco. A difusão da comunicação através de meios digitais criou uma barreira extra para quem está tentando aperfeiçoar seu relacionamento com as palavras, a rapidez da internet.

Dicas de como aprender a escrever bem

A palavra escrita, seja numa folha de papel ou na tela do celular, pode gerar ambiguidades, mal entendidos, erros de produção e prejuízos (financeiros e de imagem), por isso é essencial saber como escrever bem. A seguir vou dar dicas que ajudarão os empreendedores que desejam utilizar a escrita como uma ferramenta de comunicação seja com o público interno ou externo.

1 – Leia pelo menos um pouco por dia

Lembra quando seu professor de português da escola dizia que era importante ler para escrever boas redações? Saiba que ele estava te orientando a seguir pelo caminho mais assertivo rumo a uma escrita consistente e com boa capacidade comunicativa. É ideal que você leia nem que seja apenas algumas páginas de um livro diariamente. Se possível priorize os livros de ficção.

Histórias ficcionais além de nos oferecer o aumento de vocabulário também se valem de recursos como metáforas e analogias que tornam qualquer conteúdo escrito mais interessante. Se para se tornar bom em cálculo é crucial conhecer a matemática básica para escrever é necessário ter repertório. Vale dizer que quem lê tem um momento especial de relaxamento e se transporta para lugares e até mundos diversos.

2 – Escreva sempre que puder

Se você se sente ‘travado’ diante de uma página em branco porque quase não escreve saiba que sua própria rotina lhe propicia um sem número de momentos em que pode colocar as palavras para comunicar por você. Por exemplo, dedique-se um pouco mais a redigir os e-mails que irá enviar, mesmo que sejam respostas simples, evite ser monossilábico. Quando for sair deixe um bilhete avisando ao invés de mandar um áudio pelas redes sociais.

Para aqueles que gostam de exercitar a sua criatividade sugiro que vão mais além escrevendo cartas (podem ser digitais e enviadas por e-mail) ou até poemas para as pessoas que ama. O mais relevante é conseguir chegar a um nível de expressão com excelência e isso não quer dizer ser um novo Machado de Assis, apenas comunicar o que precisa com clareza.

3 – Leia seus textos

Os dias parecem cada vez mais curtos e as pessoas têm ainda mais pressa para concluir tarefas dentre as quais está enviar e-mails. Nessa corrida que se tornou o cotidiano de muita gente se tornou natural clicar no botão ‘enviar’ sem ler o que acabou de escrever. A certeza que surge de que todos os pontos e vírgulas estão corretos pode ser muito enganosa.

Por isso digo que uma das formas mais produtivas de como aprender a escrever bem é ler tudo o que você escreve se colocando no lugar de quem vai receber a mensagem, em especial nos casos em que se trata de uma comunicação de informações. Adquira o hábito de pensar sobre o entendimento claro que seus leitores terão do que está sendo transmitido. Se você fosse a pessoa que receberá esse comunicado conseguiria ter uma ideia clara do que fazer?

4 – Cuidado com o uso de corretor ortográfico

Esse recurso que está presente nos smartphones e tablets pode ser bastante prático – embora haja um grande número de pessoas que não se dá bem com essa tecnologia – contudo, se deve ter cuidado para não se tornar ‘desleixado’ com a acentuação e grafia correta das palavras quando se está digitando no computador ou escrevendo a mão. Erros ortográficos e gramaticais podem causar uma péssima impressão no receptor da mensagem bem como podem gerar confusões. Na dúvida, desabilite o corretor do seu smartphone.

5 – Pesquise as respostas para suas dúvidas

Ao se ver diante de uma palavra que não conhece a grafia ou de uma construção gramatical que não tem certeza como fazer, você altera o texto? Se faz isso saiba que está perdendo uma excelente oportunidade para aprender como escrever melhor.

Quando surge uma dúvida pesquise no dicionário ou até no Google para saber como se escreve. Ao fazer isso você aumenta sua base de escrita e aprende de verdade, pois tenha certeza que seu cérebro irá gravar a informação. Preste atenção em especial as palavras que foram modificadas pela reforma ortográfica, muitas vezes os editores de texto não estão atualizados para as formas corretas, pesquise sempre!

Gostou dessas dicas de como aprender a escrever bem? Não perca mais tempo e inicie seu processo de descoberta do seu próprio talento de escrita agora mesmo!

Créditos da Imagem:   Por GaudiLab – ID da foto stock livre de direitos: 687650674