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Empreendedorismo|Gestão de Pessoas

Como fazer gestão por competências

A gestão por competências consiste na capacidade da empresa identificar as competências técnicas e comportamentais necessárias para o sucesso nos seus processos. É observar, desenvolver e prover pessoas capacitadas para a realização de atividades.

Quando esta é bem implementada, a gestão por competências acelera o desenvolvimento dos profissionais, reduz ou elimina falhas de competência e otimiza os recursos investidos na capacitação da sua equipe. Mas como implementar e quais seriam essas competências?

A competência é o conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes de uma pessoa, sendo a capacidade/aptidão técnica e comportamental que um indivíduo possui. Ou seja, as competências que um funcionário deve possuir para exercer bem determinada função. Para gerir essas competências é necessário observar o comportamento de cada pessoa, avaliá-las e desenvolvê-las através de treinamento e aprendizagem.

O gerenciamento das competências permite que as empresas planejem seu futuro, organizando os objetivos e estratégias com as competências essências para o seu desenvolvimento, além de permitir uma analise dos pontos fracos e fortes dos funcionários. Os principais benefícios promovidos por essa gestão são:

  • A melhoria no nível de motivação e produtividade;
  • Adequação dos funcionários aos cargos e funções;
  • O rápido desenvolvimento das competências dos colaboradores;
  • Aumento de satisfação dos clientes;

Ciclo da gestão de competências

Existe um ciclo básico que compreende quatro fases: Mapeamento, avaliação, desenvolvimento e monitoramento.

O mapeamento é o primeiro passo, onde são identificadas as competências necessárias que se encaixem no perfil dos colaboradores ao perfil exigido pelas funções e cargos. Avaliação, como o nome já pressupõe, é a analise do nível de proficiência dos funcionários em relação a cada competência necessária para uma boa execução das atividades.

O desenvolvimento é a promoção de aprendizagem e treinamento das competências. E por fim, o monitoramento, que é a constante verificação dos efeitos produzidos pelo processo de desenvolvimento. A partir daí inicia-se o ciclo novamente.

Como implementar a gestão por competências?

 

Como cada empresa é única, a adoção dessa gestão, assim como qualquer outra ferramenta, depende do perfil do gestor e da sua cultura organizacional. Porém, há alguns passos de implementação que já foram bastante utilizados.

Primeiro, é interessante realizar reuniões e brainstorms para identificar as competências que sua empresa precisa. Após ter essas competências definidas é hora de identificar os níveis ou indicadores em que elas poderão ser subdivididas. O terceiro passo é separar a empresa em papéis, observando sempre as competências que os cargos e funções exigem. A partir desse processo, sempre que realizar recrutamento e seleção você deverá:

  • Utilizar os testes e entrevistas para avaliar as competências apresentadas pelos candidatos.
  • Relacionar as competências dos candidatos com as necessárias para a vaga em questão, selecionando o candidato que se mostrar mais adequado.
  • É ideal realizar avaliações periódicas para que você avalie as competências que seus colaboradores possuem, acompanhando o desenvolvimento e podendo também realocar um funcionário cuja competência seja mais adequada à outra função.

Estas são algumas informações que podem te ajudar a implementar a metodologia de gestão de competências. Espero que essas dicas o ajudem a trazer melhores resultados. Vale a pena utilizar essa ferramenta para um melhor gerenciamento de competências em sua empresa, promovendo uma otimização de produtividade.

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