Entenda e aprenda a fazer a análise SWOT!

Entenda e aprenda a fazer a análise SWOT!

Há inúmeras ferramentas que auxiliam no momento de planejar os passos do presente e do futuro de uma companhia. Para obter o bom desempenho de um negócio e a sua evolução, é necessário analisar diversas variáveis para que se consiga estipular e alcançar metas de crescimento, produção, visibilidade e lucros. Um dos métodos possíveis para auxiliar nesse planejamento é a Análise swot, ou Matriz swot, como também é chamada.

A palavra Swot é uma sigla na língua inglesa, da qual a tradução é Forças (Strenghs), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Através da tradução para o português, esse exercício também é conhecido como análise FOFA.

Os dados obtidos por meio desse estudo possibilitam um maior conhecimento sobre os pontos fracos e fortes do cenário em que a empresa está inserida, além de auxiliar empresários a estarem atentos ao movimento do mercado, fazendo um diagnóstico estratégico da empresa.

Como utilizar a Análise swot?

 

Vejamos cada item separadamente.

Forças

As forças são os elementos mais fortes da sua empresa, ou seja, as competências que trazem vantagem. Veja alguns exemplos de perguntas que guiam o pontapé inicial:

  • Quais suas melhores atividades?
  • Quais seus melhores recursos?
  • Qual sua maior vantagem competitiva?
  • O que faz os clientes voltarem à sua empresa?

Com base nas respostas obtidas você pode então desenvolver a análise das forças da sua empresa. Vale ressaltar que quanto mais vantagem uma força traz ao negócio, mais importante ela é.

Fraquezas

As fraquezas são as competências, habilidades e aptidões que impossibilitam, interferem ou bloqueiam de alguma forma o crescimento de sua empresa. Para que você descubra as fraquezas de sua empresa, podem-se utilizar algumas perguntas bases para isso, por exemplo:

  • Algum feedback de melhoria lhe foi dado? Se sim, comece a colocar em prática.
  • Quais as capacidades que ainda precisam ser desenvolvidas por você e seus profissionais?
  • Os colaboradores são mesmo habilitados para o serviço?
  • Existe algum tipo de conduta sabotadora?

As fraquezas encontradas precisam em primeiro lugar, ser avaliadas e então é necessário que se busque correções para as mesmas.

Oportunidades

Para este ponto é necessário visualizar o ambiente externo. As oportunidades devem ser avaliadas e determinadas levando em consideração o ambiente social, político e econômico de sua localidade. Visualizando tanto sua cidade, estado e país, quanto sua vizinhança, concorrência e possíveis consumidores. Esteja ligado aos pontos de maior crescimento em sua região. Leve em consideração, por exemplo, a tecnologia e capitalização do ambiente em que você está inserido.

Ameaças

As ameaças, também estão ligadas ao ambiente exterior à empresa, mas ao contrário das oportunidades, essas devem ser aferidas e definidas, justamente para o não uso, pois estas irão afetar a empresa negativamente. Então, desde o princípio é importante descobrir exatamente quais são, para que, com planejamento, a organização possa identificá-las e tomar as devidas precauções. Essas ameaças podem ser relacionadas tanto a um nível micro, como por exemplo, a entrada de um novo concorrente em seu mercado, quanto a um nível macro, catástrofes naturais.

Vale a pena ficar atento a cada detalhe da análise de swot e buscar sempre avaliar o momento de sua empresa, para que você não fique sujeito a surpresas e crises.