Dicas de como montar uma loja de produtos naturais

Dicas de como montar uma loja de produtos naturais

Cada vez mais pessoas têm se interessado em saber como montar uma loja de produtos naturais haja vista que esse negócio apresenta grande potencial de lucratividade pela maior preocupação da sociedade em geral com a aquisição de produtos de qualidade e com foco na promoção da saúde. A estruturação e atendimento de medidas legais para abrir uma loja desse ramo são fundamentais para alcançar o sucesso.

Saiba como montar uma loja de produtos naturais

Abaixo listei alguns tópicos relevantes para quem deseja abrir e manter operacional uma loja desse segmento.

– Mercado em crescimento

Estudos de mercado realizados nos últimos anos detectaram que esse setor tem apresentado crescimento constante mesmo no período de maior retração econômica devido a crise que assolou o Brasil. De acordo com essas estimativas ainda que as dificuldades financeiras se mostrem persistentes é certo que o público de produtos naturais não deixará de comprar esses itens que já fazem parte da sua alimentação cotidiana.

É interessante mencionar que ainda não há bases para quantificar o crescimento desse setor do mercado devido ao seu pouco tempo de existência, mas é patente observar o crescimento do número de lojas e fabricantes de produtos naturais nos últimos tempos. O impulso desses lojistas e fabricantes demonstra que existe um mercado consumidor bastante forte.

– Determine uma localização assertiva para sua loja

O local de funcionamento da sua loja deve ser escolhido observando onde será mais assertivo o encontro com seus potenciais clientes. Pontos comerciais localizados em regiões de alto tráfego de pessoas é uma aposta que tem muitas chances de sucesso, pois é possível impactar visualmente clientes e futuros interessados que mesmo não realizando compras agora poderão se tornar consumidores num futuro próximo sabendo exatamente onde sua loja está.

Outra estratégia que pode ajudar na escolha da localização para sua loja de produtos naturais é considerar a proximidade com locais como academias, spas, clínicas de beleza entre outros negócios que tenham como foco cuidados com a aparência e saúde. Considere ainda a existência de um estacionamento para clientes e outras conveniências que façam com que os consumidores desejem realizar compras na sua loja.

– Questões legais para a abertura de uma loja de produtos naturais

Para quem está pensando em abrir uma loja focada em produtos naturais a dica é conhecer e seguir todos os passos legais:

Consulta comercial: trata-se de uma consulta prévia realizada com a prefeitura do município para saber se no local em questão é permitida a abertura de uma empresa desse tipo. Verifique também se o endereço do ponto está corretamente registrado para que possa constar no seu contrato social.

Nome e marca da sua loja: prossiga o processo realizando uma busca em relação ao nome e a marca que se pretende usar para a sua loja para saber se estão disponíveis. Tal consulta deve ser feita na Junta Comercial e no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Arquivamento de contrato social: basicamente é o registro do contrato social no cartório ou na Junta Comercial. Nesse momento os antecedentes dos sócios são verificados.

CNPJ: a solicitação do CNPJ deverá ser feita junto a Receita Federal.

Inscrição Estadual: deve ser solicitada junto a Receita Estadual.

Alvará de funcionamento: deve ser solicitado junto a Prefeitura ou Secretaria Municipal da Fazenda sendo um documento que autoriza a realização da atividade pretendida pela empresa seguindo as recomendações da Vigilância Sanitária.

Matrícula no INSS: essencial para que a sua loja possa contratar funcionários.

– Estrutura

Observando a necessidade de instalação do escritório, depósito de estoque, banheiro e loja propriamente dita é interessante ter um espaço de pelo menos 60 m2, porém, é claro que nada impede que você consiga organizar seu negócio num espaço um pouco menor. É importante ficar atento ao espaço de circulação dos clientes permitindo que eles transitem pela loja com conforto podendo visualizar todos os itens, isso pode fazer com que as pessoas saiam com as sacolas mais cheias.

A fachada da loja deve transmitir uma mensagem alinhada com a ideia da venda de itens que são focados numa alimentação e estilo de vida mais saudáveis. Contratar um designer para te ajudar nessa tarefa pode ser uma boa medida evitando assim possíveis improvisos. A identidade visual é uma parte importante no processo de decisão de compra dos seus clientes. Balcões, gôndolas, prateleiras devem ser pensados para atender com assertividade as demandas dos consumidores.

– Treinamento de pessoal

Contar com vendedores que entendem a respeito dos produtos e sabem defender seus diferenciais diante dos clientes é uma forma de conseguir converter um número maior de vendas no decorrer do período de atuação. Nesse ramo de atuação é comum que alguns clientes cheguem às lojas sem saber ao certo o que desejam levar por não conhecerem as marcas e seus benefícios ainda.

Você tem pensado em montar uma loja de produtos naturais? Deixe seus comentários abaixo!

 

Copyright: 241226815- https://www.shutterstock.com/pt/g/crystalfoto