O espírito olímpico deve estar presente também na vida de um empreendedor.

O espírito olímpico deve estar presente também na vida de um empreendedor.

Citius, Altius, Fortius é o lema das olimpíadas que vem do latim “Mais rápido, mais alto, mais forte”. Esse é o espírito olímpico que está na alma do atleta, mas que também deve inspirar qualquer pessoa que tenha objetivos em sua vida. A superação e a conquista vêm da motivação e persistência, e isso, com toda certeza pode ser aplicado ao universo do empreendedorismo.

Certa vez, ouvi uma citação que dizia: “Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma etapa de um dos seus sonhos.”.

Características do espírito olímpico

 

Hoje em dia a competição entre as empresas está cada vez mais acirrada. Esse cenário leva o empreendedor a ser e a procurar funcionários proativos, que buscam um melhor desempenho a cada dia e que estão sempre prontos a corrigir suas falhas ao mesmo tempo em que aprimoram suas qualidades.

Para ser um bom atleta é necessário mais que a técnica, assim como para ter uma empresa de sucesso o gestor precisa ter mais que uma boa administração. Existem algumas habilidades em comum nesses dois universos que quando trabalhadas geram uma melhor performance:

  • Habilidade para o trabalho em equipe;
  • Liderança;
  • Determinação;
  • Competitividade;
  • Motivação;
  • Vontade de vencer;
  • Saber encarar desafios;
  • Comunicação;
  • Responsabilidade no cumprimento de metas;

Essas são apenas algumas das características que levam um atleta ou um empreendedor a ir mais longe.
Personalidades que inspiram

Bernardo Rocha de Rezende é conhecido por sua competência, dedicação e inovação. Ele conseguiu acumular mais de 30 títulos em vinte anos de carreira, dirigindo as seleções feminina e masculina de vôlei, Bernardinho é o maior campeão da história do voleibol. Tais feitos faz com que ele seja reconhecido como o melhor técnico do mundo. Mas Bernardinho decidiu apostar também no mercado empreendedor, sendo sócio da rede de restaurantes: Delírio Tropical, além de presidir o comitê técnico da rede de academias Bodytech Company. E se torna sempre bem sucedido naquilo que se propõe a fazer.

Outro exemplo é o jogador Alexandre Samuel, conhecido como Tande, que esteve presente na conquista da primeira medalha de ouro do voleibol masculino brasileiro, em 1992. Após encerrar a carreira de jogador, Tande junto com outro campeão olímpico Giovane Gávio, empreendeu no ramo da gastronomia abrindo uma franquia do restaurante Spoleto. Um dos valores do estabelecimento é a frase inspiradora “O jogo nunca está ganho”.

Existem diversas personalidades olímpicas que podem ser citadas como Pelé, Hortência, Gustavo Borges, Oscar, Daiane dos Santos, Marta, entre muitos outros que com muita garra e determinação sonharam e conquistaram, seja no esporte, nas olimpíadas ou em outros âmbitos de suas vidas pessoais e profissionais.

Todos eles servem como inspiração para nós empreendedores, desde empresários que ainda planejam seu negócio e estão começando, quanto aos que já atuam há alguns anos no mercado. Nunca é tarde para recomeçar, aprender, lutar e conquistar. E assim como um atleta, é necessário que o empresário tenha foco, dedicação e força para enfrentar as dificuldades.

Nesse ano de olimpíadas, aproveite para se inspirar na trajetória e força dos atletas, buscando seu melhor a cada dia. Uma empresa motivada que trabalha junto é uma empresa que cresce em conjunto e alcança o sucesso. Mas lembre-se que apesar de buscarmos sempre a vitória, ela pode estar em superar-se a si mesmo ao invés de somente conseguir uma barra de ouro. O sucesso pode estar nos olhos de quem vê! Sonhe, planeje, execute e leve produtividade para seu empreendimento. “Inspiração vem dos outros. Motivação vem de dentro de nós”.