Saiba como adotar uma postura de comprometimento

Saiba como adotar uma postura de comprometimento

Sabe aquela máxima de que quem sabe um pouco de cada coisa na verdade não sabe nada? No âmbito corporativo ela é uma realidade, pois o comprometimento é o segredo para se tornar bem-sucedido no caminho profissional que se está trilhando. Quem decide empreender não pode se conformar em saber apenas um pouco da sua área, estar complemente focado é o que diferencia quem permanece de quem se torna parte do passado do seu segmento.

Comprometimento – Essencial para evitar a frustração

Essa é uma característica tão relevante no contexto corporativo pelo fato de contribuir para evitar a frustração de não ser o melhor quanto possível na área em que se escolheu atuar. Para que seja mais fácil de compreender vou fazer um paralelo com os hobbies que eventualmente temos em nossas vidas. Algumas pessoas gostam de praticar esportes, mas estão sempre mudando a modalidade a que se dedicam.

Toda vez que um indivíduo deixa uma modalidade para começar outra está abandonando não somente os equipamentos em que investiu dinheiro, mas também o tempo que dedicou para aprender como utilizar essas ferramentas. Inevitavelmente essa pessoa não será boa o bastante em nenhum esporte que tente praticar, pois estará sempre na fase de aprendizagem. Ao se comparar com outros praticantes amadores esse apaixonado por diversas modalidades estará sempre em desvantagem. No fim das contas se torna uma experiência bastante frustrante.

Na vida pessoal essas frustrações decorrentes da falta de comprometimento podem chatear, mas não acarretam em consequências. No entanto, quando se trata de um empreendedor a frente de um negócio essa perspectiva muda de figura, pois pode causar consequências bastante complicadas como a falência, por exemplo. Falta de foco com o trabalho é o pior tipo de autossabotagem que se pode cometer.

Esteja comprometido em alcançar a excelência

O empreendedor que deseja ser bem-sucedido deve estar comprometido em se tornar excelente em sua área de atuação. Basta pensar um pouco para se dar conta de que todos os indivíduos que se tornam admiráveis em seus segmentos, como atletas, gestores de startups, inventores, entre outros, têm como ponto em comum a dedicação diária as suas atividades. Por isso é essencial ter foco no que se quer realizar com a sua companhia, afinal você precisará se dedicar a isso verdadeiramente.

Há pessoas que não se importam de passar despercebidas no mundo, geralmente para esses indivíduos basta ter um emprego em que só precisem fingir que estão ocupados por 8 horas diárias, porém, isso não é o perfil de quem decide empreender. Ao assumir os bônus ACFA-Cashflow e os ônus de ter seu próprio negócio o empreendedor já demonstra seu intento de se comprometer com o trabalho para conquistar os resultados.

Como adotar uma postura de comprometimento

A seguir vou dar algumas dicas de como ter uma postura mais comprometida com a sua companhia.

– Pontualidade

Uma das principais características de quem é comprometido com aquilo que faz é a pontualidade, seja de entrega dos projetos nas datas previamente combinadas ou então de chegada aos compromissos que foram agendados. Não cumprir o que foi combinado fará com que seus clientes se tornem insatisfeitos tornando-se fontes de propaganda negativa assim como impedirá que a sua empresa conquiste novos trabalhos. Ao entregar o que foi solicitado dentro do tempo estipulado a sua organização terá a melhor divulgação possível, a dos clientes satisfeitos.

– Saiba exatamente aonde quer chegar

Para ter comprometimento é necessário traçar suas metas e saber exatamente aonde se quer chegar. Tendo uma ideia concreta do que se deseja para o futuro do seu negócio é bem mais simples traçar o caminho com as etapas necessárias para realizar o que foi previsto. Se você sair de casa focado em chegar a um lugar x, mas sem ter o endereço para informar ao GPS ainda assim não conseguirá chegar. Não fique parado no meio do caminho.

– Construa relacionamentos profissionais saudáveis

Um dos fatores que influencia no sucesso de uma empresa é a falta de comprometimento da equipe para alcançar os resultados esperados. Para conseguir engajar os seus colaboradores a se dedicar ao máximo para atingir as metas da companhia é necessário construir relacionamentos profissionais que sejam saudáveis. Isso significa que deve existir respeito mútuo e a identidade de equipe, dificilmente alguém consegue realizar grandes feitos sozinho.

– Tenha uma vida pessoal

Ao longo de todo o artigo citei o quanto é crucial ter comprometimento com o seu negócio, no entanto, uma grande armadilha que sabota os projetos de muitos empreendedores é se comprometer demais. Alcançar seus objetivos pode ser algo esplendorosamente sensacional, mas não pode te impedir de dedicar algum tempo a sua família, aos seus amigos e ao seu lazer. Pessoas que vivem somente para o trabalho acabam se tornando depressivas e pouco produtivas com o passar do tempo. Não dá para ser um gestor de sucesso nessas condições, não é mesmo?

Você se considera um empreendedor comprometido? Deixe seus comentários abaixo!

 

Saiba mais sobre Empreendedorismo para pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!