Temos que falar da importância de também não levar as coisas tão a sério, não é mesmo? Por mais que seja bem difícil conseguir ter o foco necessário para decolar seu negócio, é preciso conciliar sua vida pessoal e profissional todos os dias. E ter sucesso fazendo isso é um passo importante na sua rotina de empreendedor.

– Se quiser, você consegue assistir esse conteúdo em vídeo aqui.

 

No dia a dia do empreendedor, muitas vezes temos o foco colossal no trabalho, na nossa empresa e no negócio. É bem fácil contabilizarmos mais de 10 horas diárias de muitas obrigações reuniões e desafios, isso sem contar alguns finais de semana. Porém, deve-se perceber que é muito importante, também, ter pausas e momentos em que você não precisa levar as coisas tão a sério.

Filosofia de vida

Eu sou prova viva disso: que quando você descansa, aproveita todos os momentos e tira um tempo sem pensar em nada, você tem muito mais criatividade no dia seguinte, sente mais leveza e com certeza enche sua mente de novos pensamentos. O seu engajamento é muito maior, você volta para sua rotina com muito mais inteligência e gás. Então, temos que pensar nesse ponto importante: invista tempo em ter um hobby, curtir com a família, o que couber dentro da sua realidade.

Isso é tipo uma filosofia de vida! O empreendedor da pequena e média empresa precisa sim trabalhar duro, ir atrás, entrar no campo de batalha, fazer sacrifícios, abrir mão de algumas coisas, mas ele precisa ter momentos intensos de curtição. Ele precisa conciliar seus negócios e sua vida pessoal. Assim como diz a frase em inglês: “Work Hard. Play Hard”; temos que trabalhar duro e aproveitar os momentos livres com a mesma intensidade.

Dicas para conciliar vida profissional e pessoal

Quando você consegue conciliar esses dois momentos na sua vida, uma coisa reforça a outra e você cria um círculo virtuoso onde seu trabalho terá mais qualidade e seu tempo livre, mais emoção. Para fazer sua empresa crescer mais, uma coisa leva a outra e sua vida vai se enchendo de significado, de muito trabalho, e também de muitos momentos bons!

É importante ter essas duas esferas da vida: os resultados que precisam ser gerados e também a qualidade do momento livre. Por isso que é muito importante ter uma equipe pronta para tocar seus negócios a qualquer hora. Deve-se fazer aquela pergunta mágica para desenvolver ainda mais a independência deles e transformar sua equipe em colaboradores!

E você? Tem tido sucesso em conciliar sua vida profissional e seus negócios? Conta para gente aqui nos comentários e compartilhe sua visão sobre isso, junto com nosso texto, nas suas redes.