Conheça o papel do mentor empresarial

Conheça o papel do mentor empresarial

Quando vamos começar algo novo, poder contar com o aconselhamento de pessoas experientes e que já passaram pela mesma situação é muito positivo. Por esse motivo, o mentoring tem tido cada vez mais procurado no universo corporativo. No artigo de hoje irei explicar em detalhes o que é mentor e como esse profissional pode te ajudar na sua jornada empreendedora.
 

O Que é Mentor?

 
A figura do mentor remonta à Grécia antiga e era uma pessoa que desempenhava o papel de um pai, aconselhando a orientando os menos experientes. O mentor não precisava ser, necessariamente, alguém com mais idade, mas sim com mais experiência a respeito de algum tema específico. Assim acontece com a mentoria para empreendedores, que é um suporte para que o indivíduo consiga desenvolver melhor as suas habilidades e, assim, empregar todo o seu potencial no novo negócio.
 
Posso citar como exemplos de sucesso da mentoria casos como do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, que foi orientado por Steve Jobs. Jobs, por sua vez, recebeu mentoria de Mike Markkula, um dos primeiros investidores e executivos da Apple. Assim como Larry Page e Sergey Brin, do Google, que foram orientados por Eric Schmidt.
 
Como coach e mentor de pequenas e médias empresas posso dizer que o meu papel é ajudar os empreendedores a serem cada vez melhores. Procuro passar para eles a importância de se ter missão, visão, valores, além de compartilhar o meu conhecimento e experiências. Poder contar com alguém com mais experiência para te orientar é algo muito valioso e que, certamente, trará bons frutos para o seu negócio.
 

Benefícios da Mentoria Para Empreendedores

 
Depois de entender o que significa mentor, falarei a respeito das vantagens da mentoria para os empreendedores e como ela pode ajudar a acelerar os resultados da sua empresa. Confira!
 

Obter Conselhos de Especialistas

 
A primeira vantagem que irei citar sobre a mentoria é a oportunidade de contar com o aconselhamento de quem já passou pelo que você está passando. Os mentores podem lhe oferecer conselhos e orientação especializada baseada em experiências reais, incluindo situações de sucesso e fracasso.
 
A percepção que nós, mentores de negócios, podemos fornecer por causa da nossa experiência é tremendamente valiosa do ponto de vista prático. O conhecimento que a mentoria oferece vai além da teoria que está registrada nos livros. Vale dizer que esse conhecimento também é muito importante, porém, a teoria se torna ainda mais forte quando encontra a prática e é isso o que irá te levar a conquistar a maestria empresarial.
 

Uma Perspectiva Diferente

 
A consulta com um mentor de negócios pode ser uma ótima maneira de obter uma perspectiva nova e diferente sobre você e sua empresa. No início da carreira é natural que o empreendedor se questione e se sinta confuso com as suas ideias. Então, o seu mentor irá te ajudar a direcionar os seus pensamentos, para que encontre o caminho certo a seguir.
 
Você também pode ser apresentado pelo mentor a certas considerações que, provavelmente, não teria acesso de outra forma. Portanto, essa é uma grande oportunidade para ampliar suas perspectivas e enxergar o mundo de uma outra forma, o que pode te abrir um leque de novas possibilidades.
 

Networking

 
Com toda a sua experiência, um mentor, provavelmente, tem uma vasta rede de contatos com diversas empresas. Com isso, ele poderá ajudar a abrir portas para que você possa conhecer pessoas, que podem ser potenciais parceiros, clientes, fornecedores e outras figuras influentes do mercado.
 
Ser apresentado a pessoas importantes para o seu negócio pelo seu mentor pode ajudar a fortalecer esse novo laço, diferente do que aconteceria se você simplesmente encontrasse alguém em um evento. Quando a ponte é feita por uma pessoa de credibilidade, a conexão se torna mais forte.
 

Desenvolvimento de Habilidades

 
Se você está tendo dificuldades com determinada área na sua empresa ou está enfrentando um problema com os funcionários, contabilidade, fornecedores, etc., um mentor também pode ajudar. Muitos mentores empresariais têm foco em áreas específicas e, com isso, podem te auxiliar a desenvolver as suas habilidades técnicas.
 
No caso de estar enfrentando problemas relacionados às finanças do negócio, por exemplo, um mentor com ampla experiência na área poderá te ajudar a ter uma gestão financeira mais eficaz. A mentoria pode ser tanto realizada de forma mais ampla, englobando toda a organização, quanto mais focada em determinadas áreas.
 

Incentivo

 
Ter que lidar com situações de fracasso é bastante difícil e pode ter um grande impacto na sua produtividade. Em tempos difíceis, ter um mentor vai ajudar você a manter sua cabeça erguida. Um profissional que tenha passado por situações de altos e baixos poderá dar conselhos e incentivo quando parecer que tudo vai dar errado. Não se trata apenas de motivação, mas, também, de direcionamento para que você consiga dar a volta por cima e se recuperar.
 
Você tem um mentor que te ajuda em sua jornada empreendedora? Compartilhe sua experiência comigo nos comentários!