Preparar-se para a entrevista é fundamental

Preparar-se para a entrevista é fundamental

Como funciona o seu processo de contratação de novos funcionários? Você tem contratado de maneira assertiva? Você tem acertado nas decisões de contratações? O custo invisível de contratar uma pessoa errada e depois ter que demitir e voltar para a etapa da seleção é muito grande. Na correria do dia a dia, com milhões de tarefas diárias como empreendedor, muitas vezes se acelera o processo de escolha e acaba se contratando de qualquer jeito, sem ter feito o processo completo.

Se você preferir assistir ao vídeo desse conteúdo, clique abaixo.

 

Então, queremos que te mostrar que vale a pena investir tempo nessa etapa, se você seguir essas 3 dicas para fazer uma contratação de maneira eficaz.

Definição

Quando se fala em definir, é especificar o que a pessoa vai fazer, qual o perfil em termo de comportamento para a vaga, qual é o escopo de trabalho da pessoa. Você precisa fazer um job description, que é uma descrição do cargo de forma simples. Uma dica é o empreendedor que procura esse novo funcionário começar a escrever em tópicos tudo que a pessoa vai fazer, de uma forma bem específica e detalhada.

Capacitação

É o processo de receber currículo e contatos de interessados. Você pode usar vários recursos, empresas de RH, sites de empregos, redes sociais como Linkedin, indicações através de funcionários. A triagem tem que ser feita com atenção e para isso, a dica é você pode pedir algo para a pessoa como teste, um exemplo do seu serviço.

Seleção

Para contratar, é necessário antes ter uma conversa com a pessoa, um momento individual, para então verificar se ela tem tudo que você pediu no job description. Todos esses passos são de extrema importância, pois um depende do outro. Faça perguntas para a pessoa sobre o histórico profissional dela.  Busque evidências na pessoa sobre o que ela já fez na sua carreira, assim se valida se ela tem essas habilidades que atesta ter.

Nenhum empreendedor deve negligenciar qualquer parte do processo de contratar um funcionário. Todas são etapas que ajudarão o contratante de maneira eficaz a se certificar de que essa é uma escolha assertiva e que, assim, garantirá a diminuição da rotatividade na sua empresa. E para entender melhor quais as outras prioridades que um empreendedor precisa ter na sua carreira, confira esse vídeo aqui.

Então, o que você achou dessas dicas? Que tal implementar na sua empresa o quanto antes? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais e vamos mudar o Brasil empreendendo com sucesso!