O quanto sua vida profissional e sua empresa estão envolvidas com inovação e criatividade?

O quanto sua vida profissional e sua empresa estão envolvidas com inovação e criatividade?

Os termos criatividade e inovação costumam ser usados como sinônimos, contudo, têm significados distintos e na prática funcionam em complementariedade um do outro no âmbito do empreendedorismo. Abrir o próprio negócio vai muito além de ser seu próprio chefe e fazer os seus horários, o gestor da empresa precisa ter foco para oferecer sempre as melhores soluções para os seus clientes e estar de acordo com as exigências do mercado.

Criatividade e inovação: Entendendo as características essenciais para um empreendedor

Acima mencionei que criatividade e inovação não têm o mesmo significado, é possível que uma companhia tenha muita criatividade, mas nenhuma inovação. Ser criativo é ter ideias, pensar em coisas novas, inventar ou reinventar processos. Por sua vez a inovação consiste em implementar as ideias criativas com sucesso. Não adianta nada ter ideias excelentes que na prática não agregam nenhum valor para a sua organização.

Trabalhar com inovação e criatividade é fundamental num mercado que está cada vez mais competitivo. Independente do tamanho do seu negócio é necessário criar diferenciais para que os potenciais consumidores escolham a sua marca e não do seu concorrente. Com tantas alternativas iguais ou até superiores a sua no mercado é imperativo saber como vender e entregar da melhor maneira para os clientes.

Resultados da criatividade e inovação

Para muitos empreendedores é crucial verificar os resultados que a dedicação a métodos específicos de trabalho oferecem. Quando ressalto a importância de adotar medidas criativas em seu empreendimento o faço porque comprovadamente isso traz resultados significativos. Não precisa de nenhuma pesquisa para perceber que empresas que apostaram em criatividade combinada com inovação se tornaram cases de sucesso.

A Uber é um grande exemplo, a líder em mobilidade no mundo não possui um único carro. O grande segredo para o sucesso está em detectar uma necessidade, nesse caso deslocamento com preço mais em conta, e pensar em como oferecer isso. As companhias mais famosas e lucrativas do momento têm seu sucesso associado à inovação, cito também a Airbnb que oferece hospedagem sem ter um único hotel.

Reflexos financeiros

Falar sobre criatividade e inovação pode parecer um pouco abstrato, contudo, se torna bem mais palpável quando voltamos nosso olhar para os ganhos financeiros. Todo e qualquer negócio sempre tem potencial para se tornar mais lucrativo, o que falta em muitos casos é uma mente voltada para a criatividade para se dar conta disso. O empresário criativo é aquele que olha até para os seus sucessos buscando maneiras de melhorar.

Os processos criativos e inovadores podem ser aplicados na sua companhia também no sentido de tornar a produção menos custosa, encontrar o equilíbrio entre produtividade e sustentabilidade e assim por diante. Pensar com inovação é estar sempre um passo a frente dos concorrentes e ao lado das necessidades dos consumidores.

Como tornar sua empresa mais criativa e inovadora

Está pensando de que maneira é possível tornar o seu empreendimento mais criativo e inovador? Então continue lendo e descubra que pode ser muito mais fácil do que você imagina. A seguir listei dicas para vencer o desafio de pensar fora da caixa assertivamente conquistando melhores resultados.

– Não se mantenha no piloto automático

Ter um cronograma de trabalho para cada dia é importante para conseguir cumprir todas as suas tarefas, no entanto, cuidado para não entrar no piloto automático. Não tem como conseguir ser inovador se você está sempre fazendo tudo igual. Tenha flexibilidade em seu cotidiano para desbloquear a sua criatividade e assim ter mais facilidade para pensar diferente do convencional. Ás vezes só mudar a rota para ir de casa para a companhia já te ajuda a pensar em algo que não passaria pela sua cabeça de outra maneira.

– Estabeleça pequenos desafios diários a serem vencidos

O cérebro de acostuma com muita facilidade a sua zona de conforto sendo interessante propiciar a ele pequenos desafios diários a serem vencidos. Dentre esses desafios pode estar aprender a criar e usar uma planilha no Excel, fazer um desenho, conversar com um amigo que não vê há muito tempo, encontrar uma forma mais em conta de realizar alguma tarefa pessoal ou do escritório e assim por diante. Use a sua criatividade para criar desafios que vão estimular o seu cérebro a ter mais facilidade de pensar fora da caixa.

– Aprenda que problemas são oportunidades

Sei que é difícil no calor de uma situação complicada acreditar que as dificuldades que se está enfrentando podem ser positivos, mas digo que você deve fazer um esforço. Todo mundo tem problemas, a diferença está na forma como as pessoas encaram essas questões e planejam resolvê-las. Ao adotar essa forma de reagir aos problemas você passa a ter mais facilidade de administrá-las também.

– Alimente a sua mente criativa

Para ser criativo e inovador é importante dar ao cérebro conteúdo relevante e interessante. Aqueles 10 minutos em que você para e assiste um vídeo sobre qualquer tema te ajudam em algum momento a resolver questões importantes. Basta que você tenha o discernimento para entender que 10 minutos são apenas 10 minutos e não uma hora pulando de vídeo em vídeo.

Gostou dessas dicas sobre criatividade e inovação? Compartilhe em suas redes sociais!

Créditos da Imagem: Por ESB Professional – ID da foto stock livre de direitos: 356361521