Veja alguns desafios para ser um empreendedor no Brasil

Veja alguns desafios para ser um empreendedor no Brasil

Não é fácil! Se tem uma coisa que a vida de um empreendedor não é, é fácil! Trata-se de um caminho repleto de obstáculos, que precisam ser vencidos diariamente, tudo isso para ver o sonho de ter o próprio negócio sendo realizado. E no Brasil, um dos grandes desafios envolve, em primeira instância, vencer o dogma da carteira assinada, algo que vou explicar melhor ao longo deste artigo.
 
Além disso, o empreendedor enfrenta desafios de natureza jurídica, contábil, comercial, financeira, emocional e muitas outras para iniciar o empreendimento. Sem contar as dificuldades e burocracias que os órgãos públicos criam para registrar uma empresa e outorgar os documentos necessários para a operação.
 
Vamos, juntos, desvendar os principais desafios dos empreendedores no Brasil e entender como superar cada um deles para ter um negócio próspero.
 

Fugir do padrão

 
Acredito muito no empreendedorismo e que é por meio dele que o brasileiro, que é um povo criativo por natureza, vai conseguir vencer essa crise na oferta de emprego que estamos enfrentando atualmente e que deverá continuar por algum tempo. Porém, para que isto aconteça, é necessário fugir de um padrão que nos é imposto desde que somos pequenos.
 
O que é muito comum na maior parte dos lares de nosso país é que as pessoas não são devidamente informadas para compreender que é preciso investir e incentivar o empreendedorismo, para não cair na “indústria do curriculum”, que só aumenta e engrossa a fila de espera por uma resposta positiva dos setores de Recursos Humanos das empresas.
 
Quando o jovem está se desenvolvendo, pessoal e profissionalmente, ele é massificado por mensagens como “Estude para arrumar um bom emprego”, ou “Estude para fazer concurso e garantir estabilidade na vida”, entre outros tipos de imposições. No entanto, é necessário perceber que este tipo de padrão está em processo de exaustão, pois as empresas estão, atualmente, enfrentando dificuldades, o que as leva a diminuir, consideravelmente as contratações. Além disso, com as mudanças a nível governamental, os concursos estão escasseando também de forma significativa.
 
Este é o primeiro desafio que uma pessoa que tem o espírito empreendedor enfrenta, pois, muitas vezes, não encontra apoio dentro de casa para seguir em busca da realização de seus sonhos.
 

Desenvolvimento de competências e habilidades

 
Algumas competências e habilidades são necessárias para que o empreendedor, que nos primeiros momentos também será o Gestor da Empresa, tenha sucesso. É preciso saber desenvolver bem as relações interpessoais, a liderança, comunicação, bem como trabalhar em equipe, se orientar para resultados, ter uma boa gestão de tempo, boa negociação, dar feedback e muitas outras.
 
O objetivo é desenvolver habilidades humanas no trato entre líderes, liderados e pares funcionais, e se preparar para o caminho que será trilhado rumo à verdadeira luta, que é manter a empresa no mercado. O desenvolvimento dessas competências identificarão quem você é e o empreendedor (a) que deseja ser. As habilidades no trato de situações de qualquer área do conhecimento permitirão que você tenha atitudes positivas para o desenvolvimento do negócio.
 

Burocracias

 
Este é um dos maiores desafios enfrentados pelos empreendedores brasileiros. Neste sentido, um estudo inédito em nosso país sobre “Burocracia nos Negócios: os desafios de um empreendedor no Brasil”, concluiu que existem processos, custos e tributos altamente complexos para quem deseja abrir seu próprio negócio.
 
De acordo com a pesquisa, em média, são necessários 129 dias para abrir uma empresa e mais 153 dias para regularizar o imóvel onde o empreendimento vai funcionar. Lembrando que isso varia de estado para estado, o que é mais um empecilho na hora de ver o negócio funcionando a pleno vapor.
 
Outra situação que varia de um estado para outro são as fichas relacionadas a impostos, que precisam ser preenchidas por quem deseja abrir um novo negócio. Em um estado podem ser apenas três e em outro podem ser 19. A questão tributária é tão complexa no nosso país, que alguns empreendedores precisam contratar assessorias jurídicas e contábeis para obterem ajuda nesses processos.
 

Inovar

 
Todo empresário e empreendedor precisa se manter atento a tudo que acontece ao seu redor e, principalmente, no mercado em que sua empresa está inserida. Hoje em dia isso se intensificou ainda mais, pois a todo o momento surgem novas organizações, com novas soluções para suprir as necessidades dos clientes. Por isso, é fundamental trabalhar e desenvolver a criatividade para lidar com as investidas de seus concorrentes, caso contrário, você e sua empresa acabam ficando para trás.
 
Existem muitos outros desafios que todo empreendedor enfrenta em sua jornada, como saber que, em alguns momentos, principalmente aqueles envolvem decisões e escolhas cruciais para o negócio, a solidão será a única companheira, pois muita coisa vai depender somente do responsável pela empresa.
 
Porém, nem tudo são só dificuldades. A emoção transborda quando você vê as pessoas da sua equipe engajadas e satisfeitas com o local de trabalho, o processo funcionando a contento e o seu produto girando 100% em seu estoque. Por isso e muito mais, não tenha medo de tentar. Trabalhe de forma criativa aceite o desafio e aguarde, pois os resultados, com certeza, serão positivos.
 
Percebe-se, como falei logo no início, que a jornada é bem tortuosa, mas não quer dizer que isso o impedirá de começar ou continuar empreendendo. E para você, quais são os maiores desafios de se empreender no Brasil? Deixe o seu comentário e continue me acompanhando em minhas redes sociais.