Crédito: Freepik

Crédito: Freepik

Você já aprendeu aqui no meu blog quais as habilidades-chave de liderança que todo empreendedor tem que ter, agora é hora de saber o que você precisa fazer para transformar o trabalho dos seus funcionários no melhor do mercado.

Vamos aprender aqui uma pergunta mágica que vai te ajudar drasticamente a desenvolver seus colaboradores. Uma pergunta que se você colocar em prática com disciplina, isso vai gerar um grande desenvolvimento de equipe, grande transformação dentro do seu time de funcionários. Afinal, muitas vezes é o simples que faz a diferença.

– Se quiser assistir esse conteúdo, ele também está disponível em vídeo abaixo –

 

Como desenvolver seus funcionários?

Então, quando se quer desenvolver pessoas, as ferramentas mais poderosas têm custo absolutamente zero. Tudo é uma questão de comunicação, questão de liderança, de linguagem. É assim que o empreendedor consegue desenvolver seus funcionários em colaboradores mais engajados: quando a empresa oferece oportunidades de crescimento.

A ideia principal dessa ação é manter os funcionários sentindo-se desafiados e motivados dentro de sua empresa. Ter esse sentimento de desafios a frente é uma necessidade básica. Ele mexe com nossa vontade de ser mais e assim, a gente vê que é uma oportunidade para se colocar tudo que se tem de melhor para cumprir aquilo.

A sensação de ter conquistado algo, entregue algo, te traz um sentimento bom de autorrealização. Esse sentimento não tem preço! Quando se bate uma meta, se executa bem uma tarefa, quando a gente vê a própria empresa crescendo. A autorrealização é um combustível muito forte, tão forte quanto o lucro que se recebe.

Mas para isso tudo acontecer, qual é a pergunta mágica para desenvolver a sua equipe?

Pergunta mágica para desenvolver colaboradores!

Assim como você viu que é possível eliminar problemas recorrentes da sua empresa, você sabe também que um empreendedor tem inúmeras situações para lidar no dia a dia do seu negócio. E por isso, é importante desenvolver os funcionários para que eles saibam resolver os problemas sozinhos, deixando assim, o empreendedor mais livre para os negócios.

Então, a pergunta mágica que deve ser feita sempre que um colaborador pergunta como resolver uma situação é: se você fosse eu, o que você faria?

Eu garanto que você vai se surpreender com as soluções e o sentimento que as pessoas têm! Você vai desafiá-las! Não significa que o funcionário vai fazer o que ele quer, afinal, você vai validar as ações no fim, mas esse é o momento de dar a oportunidade para a pessoa pensar por si só, de criar soluções e não só buscar respostas prontas.

Em alguns momentos é importante dar a direção, mas em outros momentos, você tem que estimular a equipe a ser mais independente. Com certeza, com essa pergunta você fará toda a diferença no desenvolvimento de seus funcionários. Quando mais desafiados, mais engajados estarão e você passará a ter mais que funcionários e sim colaboradores!

Aplique essa estratégia sempre que achar válido e transforme a sua empresa!

E aí, o que você achou o texto? Interessante? Desafiador? Conte para gente tudo que passou na sua cabeça quando você leu essa dica e compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!